10%15%20%25%30%35%40%45%50%55%60%65%70%75%80%85%90%95%100%

Entenda como equilibrar o desejo do consumo com a exigência de poupar! 

Confira algumas dicas para equilibrar o desejo do consumo com gastos supérfluos. Fique por dentro!

equilibrar o desejo do consumo
Fonte: Google

Estamos sempre buscando por qualidade e conforto, nos dias atuais, precisamos saber equilibrar o desejo do consumo com gastos desnecessários. Por isso, nesse artigo você vai conferir algumas dicas dos economistas para poder economizar mais sem gastar todo o seu orçamento! Primeiramente, precisamos entender a importância do planejamento financeiro. 

Estamos em uma época de consumismo sem limites, e alguns profissionais de diversas áreas enxergam na prática de uma vida mais simples uma solução financeira. Além disso, precisamos alinhar a sustentabilidade com o nosso dia a dia. Ou seja, ter conforto e cuidar do planeta pode ser possível.  

Atualmente, saber equilibrar o desejo do consumo no dia a dia é um assunto que está em pauta para muitas pessoas.

Para que o equilíbrio de fato ocorra entender como andam as suas finanças é fundamental. Sendo assim, uma das primeiras coisas que precisamos separar são os gastos obrigatórios no mês com o que pode ser poupado.

Vale ressaltar que, saber economizar não é se privar basta se planejar corretamente! Nesse sentido, saber equilibrar o desejo do consumo com gastos que podem ser controlados é uma decisão muito importante. Isso quer dizer que, ao tomar esse tipo de decisão você pode até economizar o seu dinheiro investindo ou simplesmente abrir uma conta para guardar dinheiro.

Além disso, sabemos como um cartão de crédito pode facilitar a nossa vida financeira, mas saber usá-lo é essencial! 

Leia mais a seguir.

Aprendendo a controlar os gastos por impulso 

Primeiramente, fazer compras por impulso pode causar problemas financeiros, por isso, é preciso ter cuidado. Geralmente, as pessoas compulsivas não costumam analisar a consequência dos seus atos e gastos. Portanto, é preciso aprender a controlar os seus gastos e calcular tudo o que você gasta mensalmente. 

Nesse sentido, para aprender a controlar os seus gastos será necessário cessar algumas dívidas. Então, no passo a seguir será preciso elaborar um planejamento financeiro para administrar os seus gastos. Se você costuma comprar levado pela emoção, essas dicas podem ser essenciais para que a sua vida financeira volte ao normal.  

Vale ressaltar que, para pessoas que compram por impulso é necessário saber se controlar para não perder o controle das finanças novamente. Nesse sentido, mudar os seus hábitos pode ser uma excelente maneira de mudar a sua vida financeira.

Além de elaborar um planejamento você pode contar com a ajuda de um profissional para isso. Ainda nesse sentido, antes de gastar pense bem antes, faça uma reserva para emergências.  

Entenda a diferença entre desejo e necessidade 

Outro fator muito importante para pessoas que estão aprendendo a ter controle sobre os seus gastos, antes de fazer a compra no cartão de crédito pense se realmente, você precisa desse produto. Ou seja, é necessário entender a diferença entre precisar e desejar um produto! Desse modo, caso haja dúvida não faça a compra naquele momento. 

Nesse cenário, tenha cuidado ao entrar em lojas dirija-se apenas ao produto que você deseja. Utilize o seu cartão de crédito, apenas para compras grandes. Mas, o que isso quer dizer? Bem, para compras pequenas você deve usar o seu dinheiro e não o crédito para isso!  

Então, além de evitar novas dívidas você poderá exercer um controle maior sobre as suas finanças. Apesar de ser muito prático, o cartão de crédito serve para emergências e controle dos seus gastos. Por exemplo, ao fazer uma compra você pode optar por parcelar o valor em parcelas curtas, isso quer dizer que, será mais fácil pagar em três ou quatro vezes!

Claro, dependendo da atual situação você pode fazer o parcelamento e ir pagando conforme o seu planejamento e o seu bolso.  

Como equilibrar o desejo do consumo?  

equilibrar o desejo do consumo
Fonte: Google

Agora que você já sabe as práticas mais importantes, será necessário analisar todos os seus gastos e botar em ação um planejamento para as suas finanças. Entenda, que ter metas e sonhos estabelecidas e definidas poderá te ajudar a usar o seu dinheiro no que importa de fato. Sendo assim, ter um planejamento significa ter um prazo para realizar as suas metas e objetivos.  

Desse modo, você passará a ter um compromisso e correrá atrás dos seus objetivos facilmente. Além disso, para ter um controle maior anotar todos os seus gastos pode ser uma boa ideia. Ou se você preferir você pode usar os aplicativos que os cartões disponibilizam. Através desses apps será possível saber o valor das suas compras e a quantidade de parcelas que ainda restam.  

Porém lembre-se de anotar os gastos com o seu dinheiro, ter uma lista organizada dos seus gastos evitará que você desfoque dos seus objetivos.

Por fim, evite fazer compras na internet ou ir até centros de compras quando estiver emocionado, é preciso ser racional na hora de comprar.  

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.