Escassez de matéria-prima na produção de chips

O universo da tecnologia sofre com escassez de matéria-prima e produção de chips é quase impossível. Leia mais aqui.
Anúncios


Sem chips na industria de tecnologia
Fonte: Google

Vamos entender neste arquivo como as empresas têm se organizado para enfrentar escassez na produção de chips. Momento chamado de armagedon de chips ainda promete render bastante assunto.

Escassez de matéria-prima preocupa donos de grandes fabricantes de chips ao redor do mundo. Se prestarmos bem atenção, os chips de computadores estão presentes em todas as tecnologias que nos rodeiam. Assim, é através dessas tecnologias, por exemplo, que conseguimos nos comunicarmos, por exemplo.

Desse modo, os primeiros sintomas de que o problema já estava grave foi quando no início do ano passado os fãs dos jogos virtuais encontraram bastante dificuldades para adquirir novas placas gráficas.

Uma das empresas que encontrou dificuldades foi a Apple, que teve que escolher quais seriam os seus lançamentos, pois não tinha a tecnologia suficiente para realizar a produção e acabaram sofrendo com alguns produtos que nem chegaram perto de atender a demanda desejada.

Contudo, foi apenas no final do ano passado que bomba estourou de vez, a falta do produto era tão grande que afetou até mesmo as indústrias de carros. Segundo algumas informações, nos carros novos existem a presença de mais de 100 placas de chip, ou seja, até nos carros esses chips são presentes e as automobilísticas não estão conseguindo manter a produção por falta da matéria-prima necessária para fabricar essas placas.

Logo, se prestarmos bem atenção, as empresas já estão com as suas produções comprometidas, pois já existem fábricas que estão informando que as suas produções estão sendo com um número limitado de produtos, pois não conseguem assumir a demanda da produção.

Criamos esse artigo para alertar a você, leitor sobre a realidade que as fábricas de tecnologias estão sofrendo para produzir os produtos que são os mais queridos de todos. Vamos entender um pouco mais da história!?

De quem é a culpa?

Podemos dizer que a culpa para isso tudo é da pandemia. Sim, o vírus que instalou uma das pandemias mais severas da história fez com que a vida de todos mudassem. Com a chegada do isolamento social, muitos trabalhadores passaram a trabalhar em formato home office e assim muitos adquiriram muitos produtos para esse sistema de trabalho.

Sendo assim, não tão distantes, muitas pessoas passaram a adquirir alguns produtos para uso próprio e de lazer. Mas nem tudo foi um mar de rosas para todas as áreas do ramo das tecnologias, as fábricas de carro, por exemplo, tiveram que reduzir a produção por sentir     que a demanda dos produtos estava escassa.

Portanto, devido a chegada da pandemia, as empresas que produzem esses chips tiveram que fazer uma seleção de quais produtos iriam produzir e para quem iriam produzir. Logo, todos os fabricantes necessitam, mas nem todos terão acesso ou apenas possuirão uma pequena parte da demanda desejada e solicitada aos fabricantes de chips.

Para a alegria de muitos, a situação deu a volta ainda no terceiro trimestre do ano passado quando a procura por venda dos carros cresceu com bastante vigor e ainda com mais intensidade do que se esperava para o resto do ano e a procura na produção das tecnologias continuou forte.

Como será o futuro do mercado?

falta de material para criação de chips
Fonte: Google

As expectativas para o futuro do mercado é que até a metade desse ano o problema seja sanado, isso é o que crê uma boa parte dos estudiosos, já outra parte acredita que ainda levará um tempo para que se possa encontrar uma solução para esse problema. A ideia é que o afrouxamento no fornecimento de matéria-prima para as indústrias comece a cair ainda no segundo semestre desse ano.

Ainda assim, alguns especialistas na área informaram que alguma matéria-prima sofrerá ainda alguma escassez e o tempo para conseguir reorganizar toda a produção pode ser de no mínimo 40 semanas. Com isso, podemos destacar que apenas em 2022 que o problema pode ser totalmente sanado.

Portanto não podemos destacar no fim desse artigo que os efeitos dessa falta de produto podem acarretar sérios problemas para as empresas. Você já parou para imaginar o quanto as fábricas de carro já perderam ou podem perder com a falta desses produtos? Quantos carros deixaram de ser produzidos e consequentemente vendidos durante todo este tempo? Fica o questionamento!

Finalizamos mais um artigo, portanto, se você gostou do nosso artigo, compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Porém, não deixe de retornar e continuar a ler outros artigos em nosso blog, afinal temos vários para agregar conhecimento ao seu dia a dia. Aguardamos você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *