Descubra como escolher um cartão de crédito.

Com tantas opções no mercado fica até difícil escolher um cartão de crédito não é mesmo? Mas com as dicas que iremos passar, essa missão ficará mais fácil.
Anúncios


Fonte: Google

É impossível falar de finanças e não mencionar os cartões de crédito. Afinal com os cartões as pessoas realizam diversos pagamentos, acumula pontos que podem ser trocados por milhas ou produtos; além disso, é possível realizar saques para usar em caso de extrema necessidade. Mas como escolher qual o melhor cartão de crédito, já que no mercado existem tantas opções?

Antes de mais nada, é preciso conhecer conceitos básicos.  Cartão de crédito, se alguém desconhece é um meio de pagamento onde alguma instituição financeira disponibiliza limites para serem gastos; e permite que os usuários façam compras de diversos produtos, bens e serviços em estabelecimentos no Brasil e no mundo. Além disso o valor será cobrado na data informada conforme contrato, e cartão de crédito permite que as compras sejam parceladas.

Para solicitar um cartão de crédito é preciso ter mais de 18 anos. No entanto, alguns bancos já disponibilizam para menores de idade, desde que os pais ou responsáveis autorizem.

Atualmente, a solicitação de cartão está ainda mais simples; basta acessar a plataforma da instituição desejada e pedir pela internet, ou comparecer ao banco ou loja que fará a emissão.

Mas o preenchimento da proposta não significa que o cartão será aprovado. Irá passar por análises e dificilmente quem possui restrições consegue um cartão de crédito. Embora muitas instituições agem com flexibilidade e têm casos de pessoas que conseguem mesmo com nome no SPC ou Serasa. Por fim,  o limite é determinado pelo banco e pode aumentar de acordo com a utilização.

Tudo que você precisa saber antes de escolher um cartão de crédito.

Uso indevido – Que o brasileiro gosta de uma compra parcelada todos já sabem, e fazem isso com cartão de crédito, isso também não é novidade; mas o uso sem controle do cartão pode trazer sérios problemas na vida de qualquer pessoa.

Então, essa é a primeira coisa que você precisa saber antes de escolher um cartão de crédito, seja um ou vários. Inclusive este tem sido um dos maiores motivos de endividamento hoje no Brasil.

Limite de cartão – Conforme mencionamos, o limite de crédito é liberado pela instituição que emite o cartão. Há casos de limites baixos, que vão aumentando com passar do tempo. Mas em outras situações os limites são altos, o que possibilita adquirir bens e serviços com valores elevados. Além disso, os apps permitem o controle do limite, que podem ser diminuídos quando o cliente desejar.

Cartão de crédito Virtual – Atualmente, a maior parte dos bancos disponibilizam o cartão virtual para que o cliente comece usar antes do físico chegar. Essa opção é ótima para quem tiver urgência na realização de alguma compra, mas também requer cuidados. Pois dependendo de quem tiver acesso ao computador ou celular, os dados do seu cartão virtual pode ser utilizado indevidamente.

Cartão para negativado – Uma das consequências em ter o nome em algum órgão de proteção ao crédito é o fato de não conseguir crédito na praça. Mesmo alguns bancos inovando e possibilitando que negativados tenham cartão, quase sempre são liberados limites baixos ou cartões de crédito consignados.

Ou seja, para aposentados, pensionistas do INSS ou servidores públicos.

Atenção aos detalhes

Fonte: Google

Anuidade de cartão – Antes de escolher algum cartão de crédito, entenda  que é essencial saber o valor da anuidade; isso por que no mercado existem diversas opções de cartão com anuidade zero. No entanto, quase sempre são cartões mais simples. Ou seja, categorias básicas que não dão direito ao usuário participar de certas promoções, programa de milhas e acumulo de pontos. E esse benefício se deu graças a chegada das Fintechs no mercado, são muitas contas digitais com ótimos cartões.

Pontos e milhas – Os cartões de crédito estão sendo criados para diferentes tipos de pessoas. Então se você é daqueles que gosta de viajar, deve optar por cartões que oferecem acúmulo de pontos para troca por milhas aéreas.

Certamente, esse tipo de cartão terá anuidade maior ou algum plano que possibilite zerar o valor conforme o uso, vale a pena consultar todas as opções disponíveis.

Descontos em produtos – Alguns cartões permitem descontos em lojas parceiras, é a oportunidade de comprar produtos com preço menor. Além disso, algumas contas digitais como o Inter, possuem parcerias com as melhores lojas do Brasil e isso possibilita que o cliente realize compras, usando o próprio cartão de crédito; tudo em um só lugar.

Vale a pena consultar também, as opções que as carteiras digitais oferecem, e quase todas essas Fintechs possuem cashback.

Cashback – Este termo significa dinheiro de volta, isto é, programa de recompensa que devolve parte do dinheiro de determinada compra. Praticamente todas as instituições financeiras aderiram a essa modalidade.  Algumas instituições até investem mais, oferecendo percentuais que são muito vantajosos aos clientes, por isso antes de solicitar o cartão de crédito, analise também essa opção.

Conclusão

Para finalizar, quando for solicitar um cartão de crédito separe todos os documentos necessários, confira se não existem restrições e evite pedir muitos cartões. As pessoas que trabalham com carteira assinada terão mais facilidade devido a comprovação de renda.

No entanto aqueles que trabalham como autônomos ou donos de pequenas empresas, podem comprovar através da movimentação bancária, por isso o ideal é solicitar o cartão no banco que tiver conta, as chances são maiores.

Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, familiares e ainda em suas redes sociais. Depois leia mais sobre finanças e outros assunto aqui em nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *