Estresse, como usá-lo no trabalho de forma positiva

Entenda como você pode se beneficiar do Estresse para se tornar mais eficaz. Confira!
Anúncios


mulher com estresse no trabalho
Fonte: Google

O Estresse é uma maneira que o nosso Sistema Fisiológico encontrou de nos avisar que precisamos desacelerar em determinados momentos para recompor os nossos componentes psicológicos e físicos muitas vezes. Sendo assim o estresse em certas situações pode ser um grande aliado. Como por exemplo na adequação de ocasiões novas que requerem energia tanto física como psicológica.

Para alguns especialistas precisamos de do fator Estresse para nos convertermos em pessoas mais fortes e dessa forma poder enfrentar diversas situações do dia a dia com um pouco mais de disciplina. Como por exemplo astronautas que precisam fazer exercícios que envolvem estresses diários para conseguir lidar com situações inesperadas. Contudo, quando não treinamos a nossa mente para situações como esta perdemos tensão elástica.

Ou seja, uma contração ligeira que é necessária para várias atividades que exercemos no dia a dia e também consistência óssea, assim sendo quando não usamos a nossa mente adequadamente nos tornamos um pouco mais lentos com relação ao raciocínio rápido por exemplo.

Portanto especialistas chegaram à conclusão que o Estresse na medida correta pode beneficiar o indivíduo aumentando a habilidade de sermos mais resilientes também.

Contudo a possibilidade de nos tornar mais resilientes é muito importante para poder saber lidar com situações como a pandemia que trouxe uma série de mudanças que alteraram o comportamento de muitas pessoas, os índices de pessoas com problemas psicológicos durante o ano de 2020 aumentou significativamente.

Saiba mais a seguir com a leitura na íntegra do artigo. Fique conosco até o final.

O vilão Estresse.

O Estresse ganhou a condição de vilão justamente por estar associado a situações desagradáveis e periodicamente intensas. Ainda mais, por não serem trabalhadas em exercícios no dia a dia para quando acontecerem. Sendo assim, é comum que muitas pessoas tenham diagnósticos com Estresse excessivo que pode levar a outros problemas de saúde bem mais sérios.

Todavia as empresas não devem focar na pressão do funcionário para que as metas se cumpram é preciso fazer um trabalho psicológico com empregados. Assim sendo existem empresas na qual os empregados trabalham cerca de 90 horas por semana e com o tempo essa demanda de trabalho pode fazer com o funcionário fique doente.

Sendo assim pode deixar de ser produtivo ou até mesmo deixar a equipe, todavia para que este tipo de situação não venha a acontecer na sua empresa é preciso fazer com que os funcionários trabalhem diariamente o seu estresse para saber utilizá-lo de uma maneira que possa beneficiar ambos. Assim sendo, podendo trazer mais resultados para a empresa e dessa forma mantendo a equipe em questão continuamente comprometida.

Pontos negativos e positivos do estresse

Experienciar a forma correta do Estresse conduz a capacidade do funcionário de trabalhar melhor sob pressão ou até ser mais eficiente justamente nessas condições. Psicólogos especialistas costumam chamar esta situação de condição de desafio onde o psique do funcionário em questão está distintamente preparada independente da situação diante da situação ocorrida, pois quando existe desafio a possibilidade de ser criativo aumenta.

Sendo assim uma situação elevada de alerta pode fazer com que o indivíduo se torne mais aplicado, perseverante e persistente com uma meta a se bater; por exemplo melhorando o desempenho, a conduta e também as reações do funcionário na empresa. Dessa forma ambos saem ganhando além de ambos adquirirem experiência.

Entretanto, na condição imposta que se entende como ameaça é fato que a resposta tenham um tom de defesa ou de ataque. Sendo assim, quando passamos por situações de sobrecargas, esta situação na maioria das vezes faz com que as decisões tomadas se tornem erradas pois não são repensadas com devido tempo. Dessa forma esta situação pode prejudicar o funcionário e a equipe a situação prejudica a eficácia da equipe.

Drenar para ganhar!

vencendo o estresse no trabalho
Fonte: Google

Com a pandemia do covid-19 aprendemos muitas coisas, uma das mais importantes foi sem dúvidas o ato de saber lidar com situações inesperadas e que podem facilmente ocorrer. Assim sendo a resiliência tem se tornado uma palavra bastante falada e muito utilizada na prática. Assim sendo, para os trabalhos de home office é essencial que a empresa tenha metas coletivas com premiações para servir de incentivo, por exemplo.

A geração de cultura de pessoas mais resilientes terá muito importância para as empresas no futuro objetivos iguais compartilhados, princípios comuns e também finalidades coletivas devem ser muito importantes para manter o engajamento da empresa principalmente para empresas como Startups, Ecommer-ce dentre outras.

Portanto o Estresse é importante para determinadas situações dentro de uma empresa, porém ele precisa ser trabalhado de maneira cuidadosa. Sendo assim um funcionário que sabe utilizar o seu Estresse na medida correta pode ser muito útil para empresa. Todavia, trabalhar a resiliência é importante igualmente pois constrói um senso de engajamento pessoal no funcionário beneficiando a empresa e o próprio funcionário.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *