10%15%20%25%30%35%40%45%50%55%60%65%70%75%80%85%90%95%100%

Ética nas empresas: a deterioração corporativa

Devemos lembrar que a ética nas empresas também faz parte de um bom funcionamento. Continue aqui e saiba mais.

ética nas empresas
Fonte: Google

A ética é confundida com as leis que movem nossas vidas. Por sua vez, as leis se espelham naquela para serem estabelecidas. Quando não se cumpre a lei o cidadão pode sofrer punições. Porém, aquela, não funciona com punição, ao contrário disso, impõe ou força o indivíduo aos demais. Ou, ainda, um estado de obediência. Logo, move as nossas sociedades. Por isso, a ética nas empresas, tem peso de uma Lei interna e deve-se ter obediência e pode chegar ao nível de punição. 

Ainda, a ética trata de moral, e em empresas a moral e a conduta determinam as regras da organização empresarial. Sendo essas regras e comportamentos que cada colaborador independentemente da posição hierárquica que exerce, fazendo funcionar o todo no ambiente de muitos.

No caso, quando uma empresa se inicia no mercado, independentemente do tamanho dela, deve seguir algumas regras de conduta e ética empresarial.

Assim, antigamente a prioridade era eficácia nos processos e resultou financeiros que garantisse o sucesso da empresa, e muitas coisas ficavam em segundo plano.

Mas, assim como existem regras em um ambiente familiar, em um centro corporativo, o uso da ética se torna essencial para uma boa dinâmica e sustentação empresarial, base para seu crescimento. 

Como já falado antigamente a ética de cada empresa era de acordo com o princípio e formação de cada gestor ou dono.

Por isso, hoje vemos que a ética nas empresas deve ser adotada igualmente como uma cartilha a seguir. Pois, começa desde o respeito com o colega, o horário a ser seguido aos mais agravantes. Que ainda podem vir a ser acumulados até certa quantidade levando a medidas disciplinares e até mesmo uma demissão.

Vamos ver um pouco mais no decorrer do texto. 

A importância da ética nas empresas 

A partir do momento em que as organizações assumem e aplicam a ética nas empresas como princípios básicos. Desse modo, ela passa desenvolver potencial para o crescimento de forma sustentável. Passando para os clientes um perfil de uma empresa séria e responsável.

Portanto, a boa conduta passada como responsável e séria pode ser desfeita quando não usada. Isso porque se a organização faz propaganda enganosa para alcançar lucros rápidos. Ainda, sem fazer uso das diretrizes pode fazer o crescimento se reverter e levar ao falecimento da empresa. 

Em uma organização, a ética empresarial incentiva bons relacionamentos entre os colaboradores e na relação com os clientes. O relacionamento e convívio entre todos se torna mais franco e agradável a todos os níveis. Hoje em dia a ética empresarial é a principal meta a ser alcançada. A cultivação da ética é um ponto tão importante quanto os resultados financeiros e inovação. 

Com a transparência e seriedade de seus propósitos na administração das empresas, tornam-se mais evidentes. Dessa forma, colaboradores e gestores conseguem identificar valores e é por meio da ética que cada empresa passa a ser vista de maneira mais clara. Pelo mesmo meio de comportamento ético nas empresas é possível afastar a desconfiança e rescindidos que causam descrença e torna-se importante não só para o convívio. Contudo, melhorar a qualidade de como é vista é o crescimento da empresa. 

Deterioração da ética nas empresas 

Com a mudança significativa e drástica da ética nas empresas com o decorrer do tempo. Assim, a flexibilidade ética se transformou de tradicional para crise de valores que infelizmente é hoje difícil de se combater. Tornando-se um obstáculo para o gestor comandar e transformar o ambiente de trabalho assim como a imagem da ordem por causa das condutas humanas. 

A deterioração da ética nas empresas provoca desordem entre a ética tradicional, que traz um modelo impositivo e um modelo sem parâmetros. Ou seja, sem harmonia e noções de éticas, que causa falta de respeito, desobediência, desequilíbrio e pânico no meio corporativo. Por causa da falta de cultura, e de não seguir conceitos e regras que são de máxima importância para conduzir e agir da forma correta e justa. 

Além de tudo, a ética tradicional trouxe para a ética pós-moderna, a reforma com três características, que são, as relações econômicas, as relações humanas e as relações jurídico-sociais. Com características totalmente entrelaçadas e seguindo o mesmo conceito na empresa e as regras de corporação e instituições, fazem o desenvolvimento empresarial e profissional. 

Conclusão 

ética nas empresas
Fonte: Google

A ética nas empresas e no ambiente de trabalho entre gestores, colaboradores e corporativo inspira na relação mútua entre todos e nas reações das ações do ser humano, entre si, que envolve caráter, respeito, igualmente visto sua intenção interna e externa e sua existência. 

A ética nas empresas é vista nas habilidades de executivos e suas competências atuais, na hora de liderar, de negociar, e quando mostra sua comunicação e a inovação. Por tanto, é importante se olhar e ver se o seu caráter caminha de acordo com a ética da empresa, bem como se pede a sua imagem e na sociedade renovação de muitas coisas precisa ser feitas, mas, seguir conceitos e regras é manter o princípio, atualizando-se profissionalmente, você consegue revolucionar e evoluir na sua carreira e como pessoa. 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.