Com certeza, em algum momento da sua vida financeira, você já deve ter se feito uma pergunta que assombra várias pessoas: quais contas pagar primeiro na crise? Afinal, com o cenário econômico desacelerado e o crescimento interno lento, vários brasileiros tiveram sua renda reduzida quase que pela metade. Assim, vivemos em tempos de desemprego, crises sanitárias e outros pontos. Que mesmo para os mais preparados nas finanças e planejamento sentem o peso da dúvida.
Sendo assim, podemos até citar o grande escritor La Bruyére, o famoso escritor francês que retrata em sua obra as características financeiras de seu tempo. Assim como a frase: “Rico é aquele que recebe mais do que consome; pobre é aquele cuja despesa é maior que a receita”. Desse modo, tal escritor coloca em pauta a maneira com a qual finanças e planejamento andam de mãos dadas.
Nesse rumo, compreender a importância da frase citada e a realidade atual é algo imprescindível para se manter de pé e ficar longe dos estragos financeiros.
Dessa forma, regras básicas: anotar, calcular, reduzir, avaliar antes de comprar ou consumir. Com certeza, fazem mais diferenças do que você pode imaginar.
Portanto, mesmo que já tenha lido dezenas de dicas sobre finanças e planejamento, reforçar e se aprofundar no assunto é algo muito relevante e necessário.
Nesse sentido, e sempre contribuindo para sua saúde financeira, trouxemos mais um conteúdo destacando algumas estratégias para você te ajudar naqueles momentos.
Nos quais, você deve decidir quais contas pagar primeiro no ano de 2022 quando lhe faltar dinheiro. Por isso, sem muitas delongas te convidamos a nos acompanhar em nós próximos tópicos.
Vamos juntos!
Vida real x finanças e planejamento
Se você é nosso leitor e, ainda, tem o hábito de acompanhar o blog, com certeza, já deve ter lido alguns artigos sobre o assunto. No entanto, é sempre importante ressaltar a importância de manter o planejamento financeiro no início do ano.
Afinal, mesmo que você não consiga alcançar todas as suas metas estabelecidas, vale a pena, buscar maneiras diferentes para cumprir ao menos 30% delas.
Por isso, sempre, sempre mesmo, tenha em mente duas palavras: receita e despesas. Isto porque, estas conduzem o seu planejamento e metas, sendo assim nada de separá-las ou distanciá-las. Busque ter uma visualização unificada, reduzida, mas clara de ambas.
Feito isso, você vai compreender com mais facilidade como lhe dar com seu dinheiro. Desse modo, já concebida a ideia principal de finanças e planejamento, a partir de agora, iremos tratar de quais contas devam ser pagas primeiro em 2022 quando lhe faltar dinheiro.
Quais contas pagar primeiro na crise?
Antes de iniciarmos o assunto em si, que tal compreender mais uma coisa?! Vida financeira é sinônimo de “equilíbrio”. Pronto, a partir daqui você já sabe que não deve aplicar qualquer exagero ou receita mágica que exija mais do que você pode. Por isso, no livro: árvore do dinheiro: guia para cultivar a sua independência financeira, é perceptível – pelo Autor, o equilíbrio entre o planejamento financeiro a vida pessoal.
Diante disso, você pode seguir alguns passos para tomar as melhores decisões sem acumular dívidas ou, ainda, reduzir os prejuízos quando não puder pagar todas elas. Veja a seguir:
Planejamento: pode parecer uma bobagem, mas tudo começa aqui. Planeje o que você pode e o que não pode, assim terá uma visualização dos gastos, tomar nota sobre os gastos é o primeiro passo. Ou seja, visualizar com o que se gasta o salário traz a sensação de desatenção e desperdício, por isso, você ficará mais atento.
Ainda, compartilhe: traga as informações do planejamento para toda a família: esposa e filhos, nada de limitar o planejamento para si. Afinal, a ideia do compartilhamento deve ser a conscientização para conquistar a economia. Além disso, demonstre que existem excessos no consumo ou nos gastos de cada um.
Conclusão
Além disso, negocie: apresentar sempre uma segunda proposta de valor para toda e qualquer aquisição é importante, principalmente na forma de pagamento: à vista ou parcelada. Assim, poderá obter um desconto ou a diluição do valor sem que atrapalhe outros setores da finança e planejamento. Outro ponto importante é dividir o peso: elencar quais despesas pesa mais e quais são essenciais.
Por exemplo: se você tiver que pagar o IPTU ou a TV a CABO, com certeza, pense no IPTU. Uma vez que, o atraso dos tributos pode gerar perdas e grandes valores. Além disso, a forma de negociação deles são maiores e mais flexíveis quando feitas em tempo. Por fim, opte por pagar os serviços mais usados – na categoria essências: água, luz, telefone, internet, tributos e financiamento imobiliários ou não.
Afinal, estes são prioridade! Portanto, devem ser conduzidos e negociados com mais urgência, no entanto, não quer dizer que não possa pagar algo que não faça parte desta relação. Portanto, avalie: quem dá mais descontos no pagamento ou quem possibilita o parcelamento mais flexível.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.