Segundo um levantamento realizado pela plataforma governamental do consumidor, financeiras e bancos se tornaram alvo de reclamações por aproximadamente 284 mil consumidores brasileiros. Ainda segundo o levantamento entre as reclamações registradas os bancos e financeiras ocupam o segundo e terceiros lugares.
Entre as reclamações recorrentes, está a dificuldade em realizar a devolução dos valores pagos cerca de 9,31% de quase 1,1 milhão de reclamações. Já entre as ofertas consideradas pelos consumidores como enganosas ou falta de entrega assim como cobranças indevidas chegam a atingir cerca de 8,66% das queixas dos consumidores até o mês de outubro desse ano.
As financeiras e bancos se tornaram alvo de várias reclamações, segundo alguns especialistas o descontentamento com o setor também está entre as reclamações relacionadas a produtos de cartão de crédito e débito. Relacionado a esse setor em especial as reclamações chegam a 10,58% das reclamações que apareceram em terceiro lugar.
Na sequência das financeiras e bancos que se tornaram alvo de reclamações estão alguns produtos e serviços lançados recentemente em parceria com companhias aéreas com aproximadamente 9,72% das ocorrências de consumidores brasileiros. Sendo assim, o índice de satisfação dos consumidores com atendimento dos bancos e das instituições financeiras foi um dos mais baixos, segundo o estudo da plataforma.
Histórico de reclamações
2022 se torna o segundo ano em que as financeiras e bancos se tornam alvo de registros de insatisfação de consumidores brasileiros. Até meados de 2020, por exemplo, as operadoras de telecomunicação – incluindo empresas de Internet, e TV por assinatura eram líderes em reclamações com queixas variadas. Entretanto, em 2021 o cenário começou a mudar quando o mercado financeiro e bancário bateu o recorde de queixas.
Então, desde 2021 que esses dois setores bateram recordes de todo o período desde que a plataforma para avaliar esse tipo de serviço, assim como, a quantidade de reclamações. A plataforma existe desde 2014, mais 416 mil reclamações foram registradas contra vários tipos de serviços.
Entre as reclamações, as instituições financeiras e bancos em 2021 cerca de 38% das queixas estavam relacionados estes serviços. Desse mesmo modo, os produtos de bancos e financeiras apareceram em segundo lugar com aproximadamente 302 mil queixas. A rede possui cerca de 4 milhões de usuários cadastrados e integra em torno de 1.260 companhias. Em todo o período de operação pelo menos 6 milhões de processos foram finalizados pelo sistema. A plataforma foi criada para que as empresas tivessem um desempenho de qualidade para proporcionar aos consumidores brasileiros.
Como a plataforma funciona?
As reclamações são registradas diariamente na plataforma, primeiramente, os consumidores devem verificar se as empresas estão cadastradas na plataforma. Assim, após registrar a sua reclamação no site, a Secretaria Nacional Pública do Consumidor – Senacon que monitora a plataforma em parceria com o Ministério da Justiça, Segurança Pública, além dos Procons, Defensorias Públicas entre outros órgãos públicos.
Então, como mencionei após registrar a sua reclamação a plataforma inicia uma contagem do prazo de 10 dias para que a empresa reclamada pelo consumidor possa se defender das reclamações. Após a retratação da empresa, o encerramento ou não da reclamação fica a cargo do consumidor reclamante.
Ao final, o reclamante pode indicar o grau de satisfação com o atendimento prestado pela companhia, de maneira semelhante à dinâmica em plataforma que existem para o mesmo motivo. Ou seja, esse serviço surgiu para que empresas e consumidores pudessem se entender, pois, quando a empresa identifica o problema. A probabilidade de resolução e de que o consumidor volte a comprar na empresa é bem grande.
Financeiras e bancos se tornaram alvo de reclamações de consumidores
Como mencionei nesse artigo, financeiras e bancos se tornaram alvo de queixas dos consumidores brasileiros até o mês de outubro desse ano. Então, dentre as queixas está a dificuldade em realizar a devolução dos valores pagos cerca de 9,31% de quase 1,1 milhão de reclamações. Já entre as ofertas consideradas pelos consumidores como enganosas ou falta de entrega assim como cobranças indevidas chegam a atingir cerca de 8,66% das queixas dos consumidores até o mês de outubro desse ano.
Vale ressaltar ainda que segundo o levantamento entre as reclamações registradas os bancos e financeiras ocupam o segundo e terceiros lugares. Perdendo apenas para empresas de telefonia e serviços mais conhecidos entre as reclamações dos consumidores. Empresas de Internet, TV por assinatura e demais empresas de telemarketing. Ou seja, esse setor em especial obteve reclamações que chegam a 10,58% das reclamações que apareceram em terceiro lugar.
Por fim, o objetivo da plataforma é proporcionar tanto para essas empresas como para os seus consumidores um relacionamento de confiança. Desse modo, quando a empresa toma conhecimento da queixa do consumidor, a mesma pode remediar a situação e melhorar o atendimento e o serviço que presta ao consumidor.
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