Desde a chegada da pandemia do novo coronavírus, boa parte das famílias brasileiras passaram a fazer as suas compras em plataformas on-line brasileiras e internacionais. De fato, desde o mês de março de 2020 o comercio on-line no Brasil se tornou essencial, por isso, muitas plataformas e lojas on-line pretendem manter o seu ritmo de vendas e continuar com as vendas pela internet.
Mesmo com a vida voltando ao normal, ou novo normal com a avanço da vacinação no país. A facilidade de fazer compras em sites e plataformas acabou conquistando o brasileiro, inclusive, segundo um estudo feito pela Fundação Getulio Vargas – FGV revelou que a chegada da pandemia do novo coronavírus acabou contribuindo para o comercio on-line.
Ainda segundo a FGV, o comércio on-line no Brasil teve um crescimento bem maior do que o esperado pelos analistas do setor. Logo, essa realidade deverá permanecer, pois, a cada dia a tecnologia avança mais e mais. Ampliando a distância entre todas as classes, afinal, a internet é um espaço para todos.
À medida que o tempo passa, o interesse dos brasileiros pelo comercio on-line no Brasil segue crescente. Além disso, com o perfil variado de público já tem impacto na estratégia das grandes varejistas como: a rede de lojas Renner, o Mercado Livre, Grupo Soma, Grupo Pão de Açúcar – GPA entre outras empresas e segmentos.
Estratégia de vendas on-line
Nesse sentido, boa parte das lojas que investiram no comercio on-line no ano passado possuem duas estratégias de venda.
Portanto, nas vendas on-line boa parte dos sites e plataformas estão apostando nas vendas da Black Friday, pois, para as ofertas on-line essas marcas podem colocar condições de pagamento específicas com pagamento estendido entre outras vantagens que apenas o comercio on-line podem proporcionar tanto para o setor como para os consumidores.
Vale ressaltar ainda que, no estudo feito pela FGV o quesito sondagem do consumidor pode variar no comercio on-line e no comercio das lojas físicas.
Na pesquisa, foram consultadas cerca de 1.946 residências em mais de sete capitais. Portanto, aproximadamente 59,4% dos consumidores revelaram passaram a comparar os valores das lojas on-line antes de efetuar a compra.
Com o avanço da pandemia do novo coronavírus no país, no mês de março do ano passado. Aproximadamente 44,4% dos consumidores revelaram que devem permanecer com as compras nos sites e plataformas on-line.
Sendo assim, durante os próximos 12 meses as vendas do comercio on-line deverá aumentar ainda mais! Dessa fatia, apenas 19,4% revelaram que após o retorno das lojas físicas as compras on-line não serão mais necessárias.
Impacto da inflação no comercio on-line do Brasil
Apesar de o comercio on-line no Brasil ter acelerado bastante, a inflação deixa essa evolução um pouco mais difícil. No entanto, a black friday de 2021 será bem melhor do que em 2020, pois, o comercio possui uma quantidade maior de lojas no meio on-line. Sendo assim, aproximadamente mais de 20 milhões de consumidores passaram a fazer compras nas lojas on-line.
Desse modo, cerca de 160 mil lojas físicas criaram as suas lojas virtuais! Portanto, as vendas dessas lojas e marcas muito conhecidas pelos brasileiros tiveram um aumento nas suas vendas. Porém, segundo analistas inflação ainda parece ser um grande obstáculo para as vendas on-line.
Atualmente, a inflação sobre os produtos vendidos pela internet teve um crescimento de 25% relacionado ao mesmo período do ano passado.
Nesse sentido, com o dólar aumentando e o desemprego ainda bastante elevado, alguns analistas avaliam que o consumidor brasileiro deverá gastar cerca de R$ 620 por produto. Vale ressaltar que, houve uma reversão do otimismo com relação ao início do ano, tendo em vista alguns acontecimentos como o aumento do dólar e o alto valor dos combustíveis. Apesar dessa desaceleração o comércio on-line deverá permanecer.
Comércio on-line no Brasil
De fato, desde a chegada da pandemia boa parte dos consumidores passaram a usar o comercio on-line no Brasil como o principal meio para fazer as suas compras. Nesse sentido, segundo um levantamento feito pela FGV desde a chegada da pandemia as compras on-line, passou a ser uma realidade para a maioria dos brasileiros!
Por isso, as empresas mais tradicionais passaram a investir em lojas e plataforma online para chamar atenção do público. O período mais importante para o setor varejista, a Black Friday chegou. Portanto, algumas empresas como a rede de lojas americanas, as lojas Renner montaram estratégias diferentes para as vendas online e nas lojas físicas.
Segundo a pesquisa feita pela FGV ao consumidor brasileiro cerca de 59,4% acessam as lojas virtuais de marcas conhecidas para comprar eletrônicos, o valor conta bastantes nessa escolha.
Nesse sentido, aproximadamente 44,4% informaram que permanecerão comprando em lojas online, devido a facilidade e a vantagem de poder comprar no conforto de casa.
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