Preloader Image 1 Preloader Image 2

Fumar de castigo: Confira as dicas dos cardiologistas brasileiros! 

Fumar de castigo pode ajudar a largar o cigarro, confira as dicas dos cardiologistas brasileiros. Saiba mais aqui!

Fumar de castigo
Fonte: Google

Atualmente, cerca de 443 brasileiros morrem pelas consequências do tabagismo, porém, deixar de fumar de uma hora para a outra não é uma tarefa fácil. Por isso, se você quer deixar de fumar de uma maneira mais leve confira algumas dicas dos cardiologistas brasileiros. Segundo Jaqueline Scholz, cardiologista e professora que leciona na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP, abandonar o hábito de uma hora para outra não funciona! 

Ainda segundo Jaqueline Scholz, que dirige o Programa de Tratamento do Tabagismo do Instituto do Coração – InCor, a técnica chamada de fumar de castigo está dando resultados positivos. A receita simples e eficaz acabou virando tema de um artigo cientifico, de acordo com os estudos da cardiologista os remédios e aconselhamentos podem funcionar.  

Afinal, seguir as dicas dos cardiologistas brasileiros pode contribuir para diminuir a estatística de morte por consequências do tabagismo no país. Ainda nesse sentido, o resultado do estudo da cardiologista revelou que cerca de 34% dos pacientes acompanhados por doze meses. Deixaram de fumar naturalmente, ou seja, apenas remédio e acompanhamento não são suficientes! 

Ainda sobre as dicas dos cardiologistas brasileiros, essa técnica criada pela médica está de fato funcionando. Vale ressaltar que, um acompanhamento adequado poderá ajudar o paciente a abandonar o hábito de fumar de uma maneira mais leve. Entenda a técnica ao longo do texto! 

Tratamento convencional 

De acordo com o estudo da médica, Jaqueline Scholz, o tratamento convencional geralmente utiliza o medicamento chamado de vareniclina. Esse remédio se conecta aos receptores de nicotina que estão localizados nas células do cérebro. Desse modo, o remédio conduz o fumante a reduzir a sensação de abstinência. Ou seja, o remédio age na redução do impulso que o fumante sente no processo de parar de fumar. 

Vale lembrar que, a nicotina é uma das substâncias responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Assim, quanto mais o fumante faz uso da nicotina, maior será a sua dependência, por isso que o vício é considerado um dos mais complicados de abandonar! 

Ainda nesse contexto, ao entrar em contato com os receptores da nicotina no cérebro do fumante. A vareniclina reduz a sensação de recompensa que o cigarro traz, portanto, o resultado é a redução da vontade de fumar. À medida que, o paciente utiliza o remédio a vontade de fumar desaparece eventualmente.  

Oportunidades e limitações  

Apesar de ser eficaz, os remédios convencionais podem ter efeitos diferentes em cada paciente. Vale lembrar ainda que, existem os pacientes que sentem vontade de abandonar o hábito, mas, por alguma razão não conseguem. Por isso, os médicos não podem ignorar os pacientes que planejam abandonar o hábito, porém, acabam não respondendo muito bem ao tratamento.  

Nesse sentido, o estudo de Scholz com todas as mudanças no tratamento os receptores cerebrais de alguns pacientes não se adaptaram ao tratamento. Ou seja, o cigarro acabou sendo mais forte, ainda segundo a médica, o cigarro pode representar experiências prazerosas. 

Isso significa que, para algumas pessoas o tabagismo segue sendo vinculado a uma série de boas lembranças do fumante. Por exemplo, uma pausa do trabalho, um café com os amigos, a conversa com os amigos entre outros momentos que podem estar ligados ao hábito de fumar. Diante desse cenário, a médica teve a ideia do tratamento de fumar de castigo: na prática o fumante deve consumir o cigarro em pé. Porém, isso deverá ser feito sem que ninguém esteja por perto, além disso, o fumante deve olhar para a parede enquanto fuma!  

Fumar de castigo pode ajudar a largar o cigarro, confira as dicas dos cardiologistas brasileiros 

Fumar de castigo
Fonte: Google

Se você é fumante certamente já deve ter seguido algumas dicas dos cardiologistas brasileiros, não é mesmo? Mas, você conhece o novo método da cardiologista Jaqueline Scholz? Assim como mencionei, o método de fumar de castigo consiste em fumar olhando para a parede, sem amigos por perto.  

Desde iniciou o tratamento com alguns pacientes, eles perderam o estímulo para fuma. De uma maneira bem simples, porém, bastante eficaz. Que em parceria com os remédios poderá ajudar, em pouco tempo, diminuir o hábito de consumir nicotina. Pois, como mencionei tabagismo segue sendo vinculado a uma série de boas lembranças dos pacientes. O que acaba contribuindo com a dificuldade em diminuir ou até abandonar o hábito de vez! 

Portanto, desde que iniciou o tratamento cerca de 34% dos pacientes acompanhados por doze meses. Deixaram de fumar naturalmente, isso significa que, o tratamento chamado de fumar de castigo em parceria com remédios que reduzem o desejo de consumir a nicotina. Acabou ajudando, várias pessoas a largar o vício do cigarro! 

Gostou desse conteúdo? Visite o nosso blog para ficar por dentro das novidades relacionadas ao mundo das finanças. Esperamos por você! Memivi.  

Copywriter / Redatora publicitária Especialista em Economia, Investimentos e finanças. Sua maior paixão é contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas!