10%15%20%25%30%35%40%45%50%55%60%65%70%75%80%85%90%95%100%

Giro de estoque: saiba como manter a rotatividade do produto

Seu depósito está abarrotado de mercadoria que não tem saída? Então está na hora de ter mais controle e começar a usar o giro de estoque. Continue aqui e saiba mais!

Giro de estoque
Fonte: google

Se você se deparou com seu estoque lotado de mercadorias e sem rotatividade, precisa urgentemente ter o melhor controle de seus produtos com o giro de estoque. O giro de estoque estabelece o tempo e a velocidade que um produto deverá ser renovado em um estoque. Logo, essa ferramenta é essencial para empresas e comércios que desejam vender mais seus produtos em menor tempo.  

Quando falamos em ESTOQUE não basta apenas ter um lugar grande e seguro para armazenar suas mercadorias. Sendo assim, os empreendedores precisam pensar além disso. Contudo, é no seu estoque que está todo seu investimento, independente do seu negócio, seja ele uma indústria, que armazene matéria prima para fabricação, distribuidora e até você vendedor.  

É no seu estoque que vai estar seu lucro após a venda. Portanto, para ter uma boa gestão com ótimos resultados você precisa cuidar desse fator importante para sua empresa. Agora me responda, você se preocupa com seu giro de estoque? E sabe o que isso significa? Ou em algum momento já fez a gestão do seu estoque? Sem dúvidas, se você chegou até aqui é porque tem muitas perguntas sem resposta, não é mesmo?  

Foi pensando em você empreendedores que estão passando por dificuldade com seu estoque, que nossa equipe de especialistas preparou esse conteúdo dedicado a você. Portanto, se você não sabe verificar o giro de estoque ou ainda não sabe o que é, não deixe de ler este artigo até o fim. Tenho certeza de que ao final da leitura você se tornará uma expertise. Vamos lá!  

O que é giro de estoque?  

Para aplicar o giro de estoque na sua empresa é preciso conhecê-lo, por isso, vamos começar do início. Essa ferramenta é um indicador que alerta a saúde financeira do seu estoque. Indicando a velocidade de renovação das mercadorias no seu depósito em determinado tempo que pode ser: uma semana, um mês ou mais. Esse período pré-estabelecido é determinado por você empreendedor, através de relatórios de venda. 

Falando de forma mais simples, o giro de estoque mensura quantas vezes a mercadoria ou produto no seu depósito foram vendidos em um determinado tempo. Logo, ao utilizar dessa ferramenta o empresário terá um demonstrativo da situação atual do seu estoque sendo útil na hora de realizar novas compras de acordo com o ritmo de venda de cada produto. Sendo assim, quando você utiliza desse controle evita realizar compras de produtos com baixa rotatividade na loja.  

Logo, terá uma maior saída e melhor resultado nas suas vendas. Portanto, esse indicador irá lhe auxiliar no negócio com o planejamento financeiro, facilitando em uma gestão mais elaborada garantindo assim melhores lucros. Logo, você terá um equilíbrio entre vendas e nova aquisição de mercadorias. No próximo tópico você compreenderá melhor sobre isso.  

A importância do giro de estoque para gestão empresarial. 

O que você talvez não saiba é que o giro de estoque pode afetar diretamente seu negócio. Você já deve ter ouvido falar no giro de estoque, mas sabe como aplicar essa ferramenta no seu empreendimento? Sempre que falarmos em gestão de estoque essa ferramenta é indispensável para uma boa administração do negócio. Quando você faz uma aquisição de mercadorias e ela acaba parada no seu depósito, isso significa giro de estoque baixo. A mercadoria já está no seu depósito há muito tempo sem rotatividade.  

Se seu comércio é do segmento de produtos perecíveis, por exemplo, quando não se tem giro de estoque provavelmente é possível que você perca o controle de validade dele. Em situações como essa você estaria no prejuízo, porque seu lucro está sendo jogado fora junto com os produtos vencidos. Logo, o mesmo acontece de forma diferente em lojas de vestuário. Como sempre vemos as liquidações de roupas ao fim de estações como inverno e verão.  

Como vimos, independente da área ou mercado que seja sua empresa, um giro de estoque baixo sempre será um problema para você. Sendo assim, essa situação será negativa acarretando menos vendas e como consequência menos receita para a empresa. Contudo, essa ferramenta de estoque verifica o equilíbrio de saída e entrada de mercadorias e mantém o bem-estar da saúde financeira da empresa.  

Como calcular o giro de estoque?  

Você agora já sabe como funciona o giro de estoque e qual a importância dessa ferramenta para seu negócio. Agora nada melhor que saber como calcular, não é? Portanto, vamos ensinar como calcular esse indicador. Porque, de nada adianta conhecer se não souber como colocar em prática, não é mesmo?   

O cálculo para chegar até o indicado é simples, mas possui algumas variáveis. Portanto, tenha atenção na hora de calcular, para que não haja nenhum erro no resultado. Utilize da fórmula a seguir: GIRO DE ESTOQUE = TOTAL DE VENDAS / VOLUME MÉDIO DO ESTOQUE. Observe os seguintes pontos: determine primeiramente o período que será analisado – calcular as variáveis, total de vendas e volume médio do estoque.  

Giro de estoque
Fonte: Google

Após ter determinado o período do tempo a ser analisado, você pode calcular o número bruto, como por exemplo: quantidade de produtos vendidos e valor final dessa quantidade. Vamos imaginar que o período analisado foi um ano e você tenha vendido 5 mil unidades de produtos nesse período e sua média de estoque tenha sido de 250 unidades de produtos. O cálculo será da seguinte forma: 5.000/250 = 20 giros por ano. Logo, isso significa que seu estoque precisou ser restabelecido cerca de 20 vezes em um ano. Viu como é fácil organizar seu estoque? E como isso pode auxiliar melhor o desenvolvimento de sua empresa! Então comece a colocar em prática tudo que aprendeu agora mesmo. 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.