10%15%20%25%30%35%40%45%50%55%60%65%70%75%80%85%90%95%100%

Golpes relacionados aos valores a receber: saiba mais! 

Como se proteger dos golpes relacionados aos valores a receber? Fique por dentro!

Golpes relacionados aos valores a receber
Fonte: Google

Recentemente, o Banco Central criou uma plataforma para facilitar a consulta dos valores que os brasileiros têm a receber em suas contas correntes que deixaram de usar. Sendo assim, as quantias que estavam esquecidas nessas contas bancárias podem ser resgatadas. No entanto, é necessário ficar atento aos golpes relacionados aos valores a receber. Esse resgate poderá ser realizado tanto para pessoas físicas como jurídicas através da plataforma. 

Apesar dos golpes, essa é uma excelente notícia para quem precisa de uma quantia extra, não é mesmo? Por isso se você possui algum valor esquecido, poderá fazer o resgate na plataforma. Vale ressaltar que, na última semana relatos de pessoas que caíram nos golpes surgiram. Então, nesse artigo você vai aprender algumas técnicas para poder se prevenir e não cair nesse tipo de golpe. 

Além disso, os golpes relacionados aos valores a receber podem ser praticados de várias formas. Por isso, evite informar os seus dados a terceiros, lembre-se que o banco central não cobra valores adiantados para o resgate dos valores esquecidos! Seguir essas regras é importante para evitar golpes. 

Ainda nesse sentido, fique atento ao endereço eletrônico da plataforma, justamente para evitar cair nos golpes relacionados aos valores a receber.

Pois, à medida que a tecnologia avança esse tipo de crime virtual cresce junto. Então, permaneça conosco para saber um pouco mais sobre esse assunto! 

Saiba mais aqui.

Crimes cibernéticos em 2021/2022 

Segundo um estudo realizado por especialistas de TI, em 2021 cerca de 1.269 crimes cibernéticos foram registrados no país. Dentre as ocorrências mais frequentes estão os crimes de fraude semelhantes aos cometidos recentemente com a nova ferramenta criada pelo banco central! 

Nesse sentido, os crimes que ficaram com o segundo lugar na quantidade de ocorrências foi o de invasão de sistemas e dispositivos. Apenas em 2021 cerca de 87 ocorrências foram registradas. Vale ressaltar que, esse tipo de crime geralmente é executado na rede os criminosos cometem violações de segurança, roubam informações relevantes de bancos de dados das empresas, por exemplo.  

Atualmente, muitos profissionais desse segmento seguem investindo em novos sistemas capaz de evitar que os criminosos acessem bancos de dados. Além disso, para que esse tipo de crime não tenha muitas ocorrências como em 2021. Tanto as empresas com as pessoas precisam tomar alguns cuidados básicos como: usar senhas mais fortes e o principal não repetir o padrão de senhas em vários aplicativos, por exemplo.  

Implementação da nova etapa do programa  

A implementação da nova fase começou, desse modo, os correntistas devem fornecer algumas informações importantes. Então, com a nova etapa as quantias que foram cobradas indevidamente poderão retornar aos correntistas. Ainda nesse contexto, os correntistas vão receber as taxas que foram cobradas indevidamente, segundo as regras estipuladas pelo banco central. 

Além disso, os correntistas donos das contas que tiveram o encerramento solicitado e ainda tinham saldo disponível, por exemplo. Poderão receber esse valor, isso vale tanto para contas pós-pagas como para contas pré-pagas, além de entidades que passaram por liquidação extrajudicial. 

Até o momento, essas são as únicas situações previstas para a devolução dos valores disponíveis na plataforma. Vale lembrar que, o sistema criado pelo banco central é voltado para valores que foram esquecidos nos bancos do país. Então, as consultas que já estão liberadas desde o mês de janeiro desse ano possibilitam que. Os brasileiros possam fazer consultas para saber, se existe algum valor disponível para saque. Segundo dados do banco central cerca de 28 milhões de brasileiros já receberam algum valor! 

Golpes relacionados aos valores a receber 

Assim como mencionei antes, é necessário saber se proteger com os golpes relacionados aos valores a receber. Esteja atento ao tipo de informação que você fornece na internet, lembre-se, os criminosos estão sempre atentos. Por isso, caso alguém entre em contato por e-mail ou por SMS até usando o WhatsApp não forneça nenhum tipo de dado! 

Golpes relacionados aos valores a receber
Fonte: Google

Vale ressaltar ainda que, é comum que os criminosos entrem em contato pedindo o valor antecipado para o resgate. O banco central ou qualquer outra instituição não solicita nenhum tipo de valor adiantado para saques ou qualquer outro serviço bancário. Ainda nesse sentido, evite acessar links suspeitos, segundo o banco central nenhum funcionário está autorizado. A entrar em contato com os correntistas para pedir valores adiantados, portanto, o BCB afirma que nenhum tipo de link é enviado para esse fim, é golpe! 

Por fim, fique atento ao endereço eletrônico da plataforma, justamente para evitar cair nos golpes. Apesar dos crimes cibernéticos, essa é uma excelente alternativa para usar aquele valor extra a ser resgatado para pagar dívidas, investir ou guardar na poupança! 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.