
Existem alguns hábitos do cotidiano que podem afetar o nosso bem-estar, e você não suspeita que refeições adiadas, posturas erradas entre outros hábitos podem te deixar esgotado a longo prazo. Além disso, respirar de maneira incorreta prejudica a sua saúde, por exemplo, essa respiração pode significar níveis altos de ansiedade, segundo apontam alguns psicólogos!
Seguir uma dieta equilibrada, se exercitar e dormir o suficiente pode ser difícil para algumas pessoas, mas, pode ser insuficiente para outras. Por isso, você tem que aprender a respeitar o seu ritmo, ou seja, respeitar os seus limites pode te poupar de um esgotamento que pode levar a um problema de saúde mais graves.
Entre os hábitos que podem te deixar esgotado, alguns elementos que podem ser considerados sabotadores, segundo alguns psicólogos. Desse modo, a melhor maneira de identificar esses hábitos são os efeitos que eles podem causar na nossa saúde mental. Além disso, seguir padrões pré-estabelecidos da sociedade pode prejudicar o nosso bem-estar. Como, seguir as regras ditadas das redes sociais pode levar ao esgotamento da sua saúde mental e física!
Além de identificar os hábitos que podem te deixar esgotado, é necessário entender que o nosso cérebro busca formas mais fáceis e automáticas para realizar tarefas do dia a dia. Com a finalidade de economizar energia, apesar disso, alguns desses hábitos podem não ser tão saudáveis. Saiba mais ao longo do texto!
Notícias, filmes e séries de tv
Assistir a filmes ou séries de tv podem te ajudar a relaxar, logo, essas atividades são recomendadas por psicólogos. Porém, somos criaturas emocionais então é necessário selecionar o que devemos assistir. Pois, existem conteúdos que podem acessar experiências dolorosas que tivemos durante a vida.
Nesse contexto, uma atividade que está ligada ao relaxamento pode ser o gatilho de lembranças dolorosas como alguma perda no passado, por exemplo. Além de desencadear ansiedade, raiva ou medo, desse modo, antes de acessar o conteúdo procurar saber do que se trata é relevante.
Ainda nesse contexto, muitos psicólogos aconselham que nas horas de lazer você deverá acessar conteúdos mais leves que podem te ajudar no relaxamento. Afinal, é para isso que aquele cineminha serve, não é mesmo? Porém, isso não quer dizer que assistir tv é ruim será necessário acessar apenas conteúdos que te ajudem no relaxamento. Principalmente para quem trabalha com a mente, o cansaço mental pode comprometer inclusive a sua saúde física, de acordo com os psicólogos!
Planejamentos
Realizar planejamentos pode ser para algumas pessoas uma maneira de controlar tudo que acontece no dia a dia. Ou até para organizar a vida, e de fato pode ser uma alternativa inteligente desde que isso não afete a sua saúde mental. No entanto, algo que pode ser feito para organizar a sua vida pode causar exaustão!
Lembre-se que todo excesso pode causar esgotamento o planejamento é útil, porém, até certo ponto. Pois, seguir uma agenda cheia de obrigações e expectativas pode acabar desencadeando estresse, ansiedade. Além de afetar a sua memória e a velocidade no processo de informações do seu dia a dia.
Nesse contexto, existem pessoas que perdem tantas horas planejando e acabam esquecendo de viver conscientemente. Assim, não desfrutam de suas vidas e acabam perdendo momentos importantes da vida. Pois, estão sempre preocupadas com o planejamento e o que pode dar errado. É necessário ter muito cuidado, pois, isso pode causar sentimentos de tristeza, fadiga ou até depressão. Por isso, alguns profissionais recomendam passar pelo menos cinco a dez minutos do seu dia planejando os seus objetivos.
Hábitos que podem te deixar esgotado

Então, agora que você conheceu alguns dos hábitos que podem te deixar esgotado poderá identificar o que pode estar te causando estresse ou até desencadeando ansiedade, por exemplo. Assim como mencionei, a melhor maneira de identificar esses hábitos são os efeitos que eles podem causar na nossa saúde mental. Além disso, seguir padrões pré-estabelecidos da sociedade pode prejudicar o nosso bem-estar. Como, seguir as regras ditadas das redes sociais, ou seja, levar uma vida perfeita pode levar ao esgotamento da sua saúde mental e física!
Vale lembrar que, fazer planos com muita antecedência pode prejudicar a sua saúde mental, portanto, seja flexível. Entenda que planejar a longo prazo, pode antecipar tudo por isso, é preciso ter cuidado com os planejamentos a longo prazo.
Planejar é preciso, mas, sempre com cuidado como mencionei é necessário entender que o nosso cérebro busca formas mais fáceis e automáticas para realizar tarefas do dia a dia. Por fim, buscar atividades mais leves e confortáveis para a sua evolução é importante. Praticar esportes, trabalhar e cuidar da alimentação são fatores essenciais para manter a sua saúde mental em dia.
Gostou desse conteúdo? Permaneça no nosso blog para conferir as novidades e curiosidades relacionadas ao mundo das finanças! Memivi.