10%15%20%25%30%35%40%45%50%55%60%65%70%75%80%85%90%95%100%

Home equity: aumento de empréstimos com garantia de imóvel.

Segundo um estudo realizado pela creditas, nos últimos quatro anos os empréstimos com garantia de imóvel cresceram cerca de 50%. Confira!

Home equity
Fonte: Google

Segundo um estudo realizado pela Creditas, entre os anos de 2018 e 2021 houve um aumento de empréstimos com garantia de imóvel no país de aproximadamente 483%. Na prática, essa modalidade de linha de crédito funciona de maneira semelhante ao financiamento pessoal. Porém ele possui um diferencial, o banco oferece o crédito para usar em algum bem da pessoa que solicita esse empréstimo como o veículo ou o imóvel, por exemplo! 

Desse modo, o pagamento das parcelas desse financiamento é realizado logo depois que o banco está em posse do imóvel ou veículo. Atualmente, existem várias modalidades de empréstimos no mercado financeiro. O home equity ou empréstimo com garantia de imóvel, vem se tornando a alternativa de sucesso para os brasileiros, entenda nesse artigo o motivo! 

Ainda sobre o aumento de empréstimos com garantia de imóvel, ao escolher por essa modalidade de financiamento. O seu apartamento, casa ou até ponto comercial poderá servir como garantia para a instituição que disponibiliza esse serviço para liberar o valor. Assim, a propriedade passará a ser da instituição durante o pagamento das parcelas. 

Com o aumento dos empréstimos com garantia de imóvel, muitas pessoas perguntam se é possível continuar usando o imóvel. A resposta é sim! Será possível utilizar o imóvel seja para morar, para alugar ou para trabalhar. Basicamente as taxas para esse tipo de serviço chegam a 1% ao mês, cerca de 12 pontos percentuais ao ano. Saiba mais ao longo do texto! 

Vantagens do empréstimo com garantia de imóvel  

Geralmente quem contrata essa modalidade de empréstimo, possui a vantagem de poder pagar as parcelas com taxas mais baixas. Além de poder aproveitar os prazos mais longos, ainda nesse contexto o financiamento com garantia de imóvel pode ter um custo menor. Interessante, não é?  

Além disso, o risco para o banco se torna menor ao conceder o serviço de crédito o que poderá facilitar uma quantidade maior de parcelas. Vale lembrar dos juros que se tornam menores, porém, antes de contratar o serviço será necessário conferir o contrato. Afinal, ler os termos acordados em contrato é uma parte muito importante da etapa de contratação desse serviço.  

Pois, além de estar lidando com dinheiro a garantia será o seu imóvel ou o veículo, portanto, conferir os termos do contrato será importante. Ainda segundo o estudo, as maiores contratações foram registradas em 2018 e 2019. Dois anos antes da pandemia, quando o setor chegou registrar aproximadamente 130% de contratações.  

Aumento de contratações em meio a pandemia 

Nesse contexto, como mencionei a grande vantagem dessa modalidade de empréstimo está na quantidade de parcelas que é maior do que em outras modalidades de financiamento. Além disso, as taxas são menores; desse modo durante os anos de 2020 e 2021 houve um aumento de 125%. Segundo a creditas, a opção de poder contratar com garantia do imóvel surgiu como uma solução para quem precisou.  

Além disso, o crescimento do desemprego acabou forçando muitos brasileiros a encontrar outras alternativas de ganhar dinheiro. Sendo assim, a quantidade de MEI abertos atingiu um número significativo tanto para abrir empresas como para receber o auxílio emergencial. Mas esse, é um assunto para outro artigo! 

Nesse sentido, segundo a creditas ao oferecer essa modalidade de empréstimo o crescimento de contratações chegou a 127%. Segundo Maria Teresa Fornea, VP da unidade de Home da Creditas informou que essa modalidade de financiamento cresceu por vários motivos. Porém, a regulamentação do financiamento pelo Banco Central trouxe tranquilidade aos brasileiros. Ainda segundo Maria Teresa Fornea, essa modalidade de financiamento possui um potencial de crescimento por se basear nos mercados dos países mais desenvolvidos, além da facilidade de pagamento! 

Aumento de empréstimos com garantia de imóvel 

Home equity
Fonte: Google

Após esse aumento de empréstimos com garantia de imóvel nos anos de 2018 a 2021, o país possui cerca de 50 milhões de imóveis totalmente quitados; segundo um inventário realizado pelas instituições financeiras. Ou seja, essa quantidade de imóveis quitados representa cerca de 70% dos imóveis que existem no Brasil. Ao compararmos com os imóveis do Estados Unidos, por exemplo, onde a média é de 50% dos imóveis. A quantidade de contratações é bem menor por aqui, segundo o estudo apontou! 

Assim como mencionei anteriormente, o pagamento das parcelas desse financiamento é realizado logo depois que o banco está em posse do imóvel ou veículo. Atualmente, existem várias modalidades de empréstimos no mercado financeiro. Esse cenário acaba facilitando a contratação do serviço, além das taxas que são bem menores. 

Além de ser possível continuar utilizando o imóvel para morar, alugar ou trabalhar durante o pagamento do empréstimo. Na prática, as taxas para esse tipo de serviço chegam a 1% ao mês, cerca de 12 pontos percentuais ao ano dependendo do banco! 

Gostou desse artigo? Visite o nosso blog para ficar por dentro das novidades do mundo das finanças! Memivi.