Home office deixou o expediente mais extenso, revela estudo!

O home office deixou o expediente mais longo do que a jornada regular de trabalho, revela o estudo feito na Harvard Business. Fique por dentro!
Anúncios


Home office deixou o expediente
Fonte: Google

Um estudo feito com cerca de 187 trabalhadores de algumas empresas listadas na Fortune 500 que adaptaram as suas rotinas ao trabalho remoto, informaram que o home office deixou o expediente um pouco mais longo. Bem, ainda segundo este estudo que incluiu professores da Universidade Harvard e até um PhD em ciência da computação!

O estudo mostrou que entre os dados coletados com os funcionários dessas empresas, estes mesmos funcionários ficam disponíveis para os chefes dos seus setores mais de 8 horas por dia, e, portanto, mais do que a jornada regular que seria de 09 horas às 17 horas, este é o seu caso?  vamos saber um pouco mais sobre este assunto! 

O home office deixou o expediente um pouco mais longo, porque alguns desses profissionais passaram a trabalhar à noite por exemplo e entre os intervalos das tarefas pessoais. Entenda, que não porque você está no trabalho remoto, que é obrigado a trabalhar por um maior período.  

Segundo o estudo cerca de 68% dos profissionais entrevistados, costumam trabalhar até quatro horas a mais por dia, ou seja, horas extras! Por isso, muitos deles(as) costumam falar que o home office deixou o expediente mais longo. O que você deve entender, é que se existe um horário a ser cumprido, não significa que se você passar do horário, será tratado como funcionário do mês ou algo assim, apenas cumpra com o seu horário habitual. A sua saúde mental agradece e o seu corpo também! 

Desafios do home office 

Além das preocupações com todas as atividades da sua empresa, você tem a necessidade de conciliar o trabalho com a atenção a sua família e gerenciar o receio com os avanços da covid-19 e da variante delta. Estes são os desafios do trabalho remoto.  

O estudo revelou que 34% dessas pessoas que estão trabalhando em casa se distraem com notícias relacionadas a variante Delta, crise política e outros assuntos que surgem durante o dia. Outros 20% enfrentam dificuldades com os cuidados com os filhos em casa e o trabalho este tipo de situação se tornou comum, pois, com as crianças em casa a necessidade de fazer atividades para mantê-las ocupadas se tornou mais difícil.  

E ainda existem aqueles profissionais que desde o início do home office, consideram a modalidade desafiadora, principalmente com o parceiro(a) em casa, neste estudo a porcentagem destes profissionais chegou a 22%. Mas, calma ai! Os impactos não são tão negativos, o home office tem seus charmes! Cerca de 59% dos funcionários em home office revelaram que, devido a quarentena, o relacionamento com a família melhorou, assim como a qualidade de vida também. Outros 32% passaram a adotar uma alimentação mais saudável.  

Horas extras para alguns e trabalho remoto para outros! 

O home office ou trabalho remoto significa horas extras para alguns funcionários, segundo uma pesquisa feita por especialistas, cerca de 68% das pessoas entrevistadas que trabalham em home office costumam trabalhar pelo menos uma hora a mais por dia, também existem profissionais que trabalham até quatro horas a mais do que um expediente normal.  

Além das horas extras, o trabalho remoto impõe um desafio para muitos profissionais: o desafio de desligar-se das atividades do trabalho para fazer as atividades de casa, aproximadamente 24% desses profissionais se sentem pressionados a estar online a todo momento, ou seja, por mais tempo que o normal, enquanto 18% destacaram que se preocupam em mostrar serviço, pois, alguns tem receio de perder os seus empregos.  

Os 27% restantes acabam se distraindo ouvindo notícias relacionadas ao covid-19 ou acabam enviando e-mails fora do expediente para mostrar que apesar de estarem em casa, estão trabalhando!  

Entenda por que o home office deixou o expediente mais longo 

Home office deixou o expediente
Fonte: Google

Além de todos esses fatores que vimos ao longo da nossa análise, o home office deixou o expediente de trabalho mais longo, porque muitos profissionais sentem a necessidade de conciliar o trabalho com a atenção a família e a casa e ao mesmo tempo administrar a preocupação com o avanço do novo coronavírus e agora os avanços da variante Delta. 

Contudo, mesmo com alguns impactos negativos, o home office trouxe muitos benefícios muitos trabalhadores afirmam que, com o período da quarentena, o tempo com a família estreitou alguns laços, já outras pessoas afirmaram ter criado hábitos alimentares. 

Com avanço da vacinação, o retorno ao escritório já é uma realidade para muitos trabalhadores e com isso, eles precisam retomar alguns hábitos antigos, por exemplo, respeitar o horário de chegada ao trabalho e retomar a relação com os colegas de trabalho, muitos profissionais acreditam que o uso da tecnologia será intenso, tendo em vista os avanços da tecnologia no mundo! 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.