ID jovem, o programa de benefícios para os jovens!

Que tal ter acesso aos serviços de arte, cultura e muito mais gratuitamente? Continue conosco e saiba sobre aqui.
Anúncios


ID jovem
Fonte: ID Jovem

Um dos programas revolucionários do Governo Federal, a ID Jovem, tem promovido ao jovem acesso aos serviços de lazer, arte, cultura e muito mais. Além disso, o acesso as viagens interestaduais pagando o valor da meia passagem. Logo, aos brasileiros de baixa renda que se enquadro no benefício poderão acessar gratuitamente a emissão da sua identidade digital.

O programa foi idealizado por ao menos duas pastas dos Ministérios do Governo atual. Nesse sentido, o empenho era contribuir para uma melhor ocupação do jovem durante a sua hora de lazer. Assim, ampliar a experiência sobre cultura, artes, e outros, dos jovens de famílias pertencentes a faixa de salário.

Por este motivo, o programa já atendeu cerca de 1 milhão de jovens, isto apenas no ano de 2020, segunda à titular da pasta responsável pela identidade digital jovem. Assim, os jovens que já possuem o cadastro em outro benefício muito importante do Governo Federal – CadÚnico, terão acesso a emissão da ID Jovem.

O CADÚNICO fica reunindo informações das famílias em situação de vulnerabilidade social que por sua vez são administradas pelas prefeituras. Logo,ao se cadastrar no Cadastro Único, os cidadãos têm acesso a alguns programas sociais, com documentação diferente para cada programa. Mas o principal é manter o cadastro sempre atualizado.

A importância do CADÚNICO

O Cadastro Único é a ferramenta para análise do cidadão para os programas sociais. Logo, através da coleta e atualização de dados se identifica e seleciona as famílias de baixa renda. Por isso, possibilitando conhecer melhor a realidade socioeconômica de cada família e em seguida adicioná-la nos programas disponíveis. Portanto, no cadastro ficam informações e características que identificam cada pessoa da família, situação de trabalho, renda e escolaridade.

Depois de cadastrar a família, é muito importante manter atualizado o cadastro, caso haja alguma alteração como; o nascimento de novos membros da família ou condição financeira. Além disso, outras situações que possa enquadrar as famílias. Ainda, que possam a ter acesso também, afinal são vários projetos socioeconômicos que as famílias podem ter acesso.

Como dito anteriormente o CADÚNICO é a forma de incluir e selecionar as famílias em programas do governo federal como, minha casa minha vida, benefício de prestação continuada, carteirinha do idoso. Mas, também, isenção de taxas de concurso público, baixa renda na conta de energia elétrica e a identificação do programa de benefícios para os jovens.

Quem tem direito a ID jovem, programa de benefícios?

O programa de benefícios é atribuído às pessoas quem tem de 15 há 29 anos de idade, que sejam de famílias com renda de até dois salários mínimos por mês, que esteja cadastrado no CADÚNICO do governo federal e que as informações estejam atualizadas a no máximo 24 meses, também é necessário se adequar em condições.

Primeiro, como já dito está inscrito no CADÚNICO, cadastro único do governo federal e sempre está com os dados atualizados, se não estiver procure o CRAS, setor responsável para as atualizações ou site meu cadúnico. A renda da família não pode ultrapassar de um salário mínimo, e o NIS.

Porém, para acessar aos serviços do programa é preciso comprovar a vida escolar do interessado. Ou seja, terá que comprovar a matrícula do jovem, ter idade entre 15 e 29 anos. Assim, com a emissão de seu registro, o solicitante – jovem, terá acesso aos serviços: cultura, lazer e outros.

Saiba como solicitar

ID jovem
Fonte: ID Jovem

Finalmente, para conseguir emitir sua ID no programa, o jovem deverá efetuar sua solicitação por meio de Aplicativo (ID Jovem 2.0). Que está disponível para download nas principais plataformas digitais; Android e iOS. Por isso, após baixar e instalar o App, basta seguir preenchendo o formulário de inclusão.

Ou seja, fornecer os dados básicos: Data de nascimento, nome completo e nome da mãe. Após efetuado esse processo, o documento estará pronto, aí é só imprimir ou usar no celular pelo app do programa. Para garantir a tranquilidade e uso dos serviços, a identificação digital será válida por até 6 meses.

Com a carteira ID o Jovem pode utilizar para ir em exibições de cinemas, teatros, eventos musicais, artes cênicas e circenses, eventos, esportivos, educativos, e lazer, promovidos por entidades e estabelecimentos públicos ou particulares fazendo uso da cobrança de ingresso com a ID. O jovem também pode utilizar os serviços de transporte convencional; ferroviário, rodoviário e aquaviário interestaduais.

Logo, o programa de benefícios, não poderá ser usado em mais de um horário no mesmo dia e no mesmo lugar. Mas, se você se adequa aos requisitos e idade, acesse o site ou o aplicativo do Programa para ter acesso. Você vai economizar ou se deslocar para estudar, passear ou até trabalhar com descontos. Aproveita e confere seus e solicita a sua ID jovem.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.