Preloader Image 1 Preloader Image 2

Impactos da alta inflação no mundo  

Confira os impactos da alta inflação no mercado das commodities. Fique por dentro!

Impactos da alta inflação no mundo 
Fonte: Google

Devido as incertezas dos preços de produtos como gasolina, gás natural, petróleo entre outros produtos relacionados ao mercado das commodities. De fato, os preços aumentaram consideravelmente, sendo esse, um dos impactos da alta inflação no mundo. Mesmo com o fim da pandemia, a crise permanece afetando diversos setores. Além dos conflitos entre países europeus recentemente. 

Levando em consideração os últimos acontecimentos, muitos investidores enxergam na América Latina parte da solução para a crise econômica atual. Desse modo, os governos podem elaborar um planejamento para reformas em vários segmentos. Além de aumentar a produtividade e concorrência dos sistemas fiscais atuais, segundo a visão de alguns economistas. 

Ainda sobre os impactos da alta inflação no mundo, após a recente reunião do banco central a norte-americano, o Federal Reserve – FED. As taxas de juros passaram por mais um ajuste, o que deverá se refletir no desequilíbrio entre demanda e oferta, por exemplo. No Brasil, além da crise que enfrentamos o início das eleições poderá deixar o mercado financeiro instável! 

Entre os impactos da alta inflação no mundo, os recentes avanços na taxa de juros dos EUA estão contribuindo para que os consumidores comprem menos. Segundo um levantamento realizado por economistas, os valores repassados ao consumidor saltaram cerca de 9,1 pontos percentuais. Saiba mais aqui! 

Inflação no Brasil 

Desde que a pandemia chegou no país, trouxe com ela uma crise sanitária que teve um impacto nagtivo na economia brasileira. Quando o vírus chegou em meados do mês de março de 2020 quando cerca de 13,3% dos brasileiros viviam abaixo da linha da pobreza. Desse modo, um ano após a chegada do vírus a FGV realizou um levantamento no mês de novembro de 2021 revelando que aproximadamente mais de 10% da população vivia com R$ 210 por mês.  

Esse levantamento se refere a milhões de brasileiros que resistiram a fase mais crítica da pandemia. Ainda nesse contexto, o Brasil está na média dos países que em apenas 12 meses atingiu cerca de 8,8 pontos percentuais no ajuste da inflação. Já o grupo de países mais ricos, o G7 teve um ajuste de 7,1% no último trimestre desse ano. De acordo com a OCDE, no conjunto de 38 países a taxa de juros repassada para o consumidor atingiu 9,6% desde o patamar do mês de agosto de 1988. 

Segundo alguns analistas, esse movimento ocorre ano após ano em todos os países. No entanto, apesar de ter se tornado um fenômeno mundial em razão da disparada nos valores dos combustíveis. A inflação que atinge dois dígitos não é uma exceção do Brasil, ou seja, os ajustes ocorreram também nas maiores economias do mundo.  

Projeções de outros países  

Entre os países de fazem parte da OCDE, cerca de dez possuem taxas com dois dígitos, atualmente. Vale lembrar que, as maiores inflações registradas no primeiro semestre de 2022 são da Turquia com um ajuste de 20%. Em seguida, a Estônia, Lituânia e Letônia teve um ajuste na inflação de 18,9 pontos percentuais.  

Nesse sentido, além dos países já citados nesse artigo mais três integrantes da OCDE registraram taxas de juros maiores do que a inflação atual no Brasil. Como a Polônia com cerca de 13,9 pontos percentuais, em seguida vemos a República Tcheca com um ajuste de 16%. Por fim, a Eslováquia com um ajuste de 12,6 pontos percentuais! 

Recentemente, o BCB admitiu que a meta para a inflação desse ano foi descumprida, portanto, na tentativa de manter a meta para 2023. O Banco Central do Brasil acabou elevando a taxa básica de juros para 13,25% ao ano. Sendo esse, o maior ajuste desde 2016, vale lembrar ainda que, a instituição informou que taxa Selic deverá ficar alta. Até o final desse ano e início de 2023, desse modo, será necessário observar os meses seguintes do ano que vem! 

Impactos da alta inflação no mundo 

Impactos da alta inflação no mundo 
Fonte: Google

Como mencionei anteriormente, o impacto da lata inflação no mundo vem sendo notado cada vez mais. Além do mercado financeiro, outras áreas estão sofrendo com os recentes ajustes em vários países. Vale lembrar que, as empresas do segmento das commodities não estão sofrendo tanto quanto outros mercados. Atualmente, no Brasil, a inflação nas contas mensais como conta de energia e água, por exemplo, continua afetando o bolso dos brasileiros! 

Assim como mencionei, Mesmo com o fim da pandemia, a crise permanece afetando diversos setores pelo mundo. Além dos conflitos entre países europeus recentemente. Por isso, muitos investidores enxergam na América Latina parte da solução para a crise econômica atual.  

Diante desses acontecimentos, os governos podem elaborar um planejamento para reformas em vários segmentos da América Latina. Além de aumentar a produtividade e concorrência dos sistemas fiscais atuais, segundo a visão de alguns economistas. Porém, esse planejamento deverá ser implementado a longo prazo! 

Gostou desse conteúdo? Visite o nosso blog para saber mais sobre o mundo das finanças. Esperamos por você! Memivi. 

Copywriter / Redatora publicitária Especialista em Economia, Investimentos e finanças. Sua maior paixão é contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas!