Saber se comunicar com um cliente ainda é um grande desafio para muitas empresas, em especial entre negócios B2B. Neste ambiente, é importante estar atento as todas as oportunidades principalmente ao processo de geração de leads. Portanto, entender a importância do atendimento rápido, assim como, outros fatores que costumam afetar a conversão das vendas!
Neste sentido, a falta de agilidade na hora de atender um cliente costuma ser negligenciado pelas equipes. Vale ressaltar que, o termo response time ou tempo de resposta pode ser a chave para o sucesso nas vendas. Além disso, segundo uma pesquisa realizada pela Hubspot revelou que as empresas que respondem rapidamente, os seus clientes. Possuem, portanto, mais chances de obter sucesso nas vendas.
Por isso, é preciso entender a importância do atendimento rápido! Assim sendo, segundo uma pesquisa da Velocity um lead feito no primeiro minuto; poderá aumentar as chances de venda em até 400%. Entretanto, este número pode vir a cair para 36% após a primeira hora.
Logo, todos os indicadores indicam a importância do atendimento rápido, ou response time. Desse modo, os gestores das empresas da área precisam estar sempre atentos, assim como, ter clareza sobre esta etapa necessária do setor comercial. Então, para que o seu entendimento seja amplo, quatro fatores devem ser levados em consideração, mas, isso vou te explicar ao longo do texto!
Agilidade e velocidade: a importância do atendimento rápido
Neste sentido, a agilidade e velocidade possuem um grande peso, que pode de fato ser decisivo na conversão de um cliente. Desse modo, a empresa que responder mais rápido terá mais chances de envolver o lead dentro do seu processo. Assim, poderá encantar o cliente com a sua proposta de valor. Podendo, inclusive, fechar o negócio antes das empresas concorrentes!
Vale ressaltar que, ter uma resposta rápida pode levar a empresa ao um dos fatores mais importantes, que é o fluxo de lead até o profissional da venda. Portanto, muitas empresas em especial no contexto de mercados mais antigos. Ou seja, empresas tradicionais costumam contar com fluxo manual ou semi-automatizados que costumam gerar desperdícios de oportunidade.
Geralmente, as empresas geram os seus leads pelo potencial de cada cliente! Por isso, é necessário que os clientes preencham um formulário no site da empresa ou pelo WhatsApp. Uma das ferramentas bastante utilizadas pelas empresas nos dias atuais. Assim como, outras plataformas para solicitar um orçamento, por exemplo!
Fluxos manuais e semi-automáticos, qual o melhor?
Neste sentido, cada empresa possui a sua particularidade na maneira de atender os seus clientes. Geralmente, as companhias costumam gerar leads para clientes em potencial. No entanto, é preciso estar atento, caso o cliente em potencial fique algum tempo sem resposta a sua empresa corre o risco de perder esse cliente, pois, a possibilidade de outra empresa ter cativado o mesmo existe!
No entanto, existem empresas que costumam gerar leads em etapas com um software que alerta o vendedor. Neste contexto, o software pode enviar uma resposta automática para o cliente. Porém, mesmo assim o contato do vendedor é fundamental. Principalmente, para vendas em potencial.
Neste contexto, a janela de atenção deve ser levada em consideração, pois, assim que um lead entre em contato com o uma marca. Isto significa, que ele está interessado no produto e com tempo para saber mais. Portanto, tome cuidado para não perder tempo para responder. Por isso, é preciso ter organização para que a demora não volte a acontecer mais vezes.
Oportunidades de conexão
Vale ressaltar e considerar sempre que for possível a oportunidade de conexão. Atualmente, existem muitas ferramentas que possibilitam o contato do lead com o vendedor. Por exemplo: chats; WhatsApp corporativo; e-mail e ainda ligação por telefone. Além disso, é preciso entender que interagir com o cliente é fundamental para aumentar as chances de venda.
Por isso, esteja atento as todas as oportunidades de contato com o lead! Neste sentido, é importante que as empresas passem a fazer investimentos em canais de marketing e mídia paga. Assim sendo, utilizando esses meios novas oportunidades passam a surgir, ou seja, investir em visibilidade pode ser a estratégia correta.
Por fim, entenda que o processo com pouca automatização podem impactar negativamente, além de atrapalhar a conversão do lead. Portanto, jamais invista em processo ineficientes, procure unir o investimento em mídia paga e garantir o atendimento rápido.
Ou seja, de resposta curta e objetiva garantirá que mais negócios sejam fechados. Desse modo, as vendas serão convertidas com mais agilidade, sem que a sua empresa perca a eficácia.
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