A importância dos indicadores financeiros em tempos de crise!

Entenda a importância dos indicadores financeiros para a sua empresa. Fique por dentro!
Anúncios


importância dos indicadores financeiros
Fonte: Google

Um empresário preocupado com a atual situação econômica do país, sabe que nenhuma decisão deve ser tomada ao mero acaso, por isso é preciso entender a importância dos indicadores financeiros, pois tendo em vista o cenário de instabilidade da economia no país atualmente, estes indicadores não podem ser deixados de lado.

Porém, alguns profissionais não dominam este assunto e acabam cometendo alguns erros e por consequência, o gestor acaba se metendo em maus lençóis e assim a empresa não alcança o resultado desejado. Portanto, neste artigo, vamos saber um pouco mais sobre estes indicadores e como eles podem ser importantes para a sua empresa, inclusive em tempos de crise.

No passado, muitos gestores acreditavam que o desempenho de uma empresa estava relacionado aos valores financeiros investidos, números de trabalhadores contratados, as dívidas da empresa e os lucros obtidos.

Apesar de ser uma análise necessária, está incompleta, pois, entender a importância dos indicadores financeiros e aplicar junto a esses elementos já analisados é fundamental para a empresa, porque os indicadores revelam o quão rentável pode ser o investimento.

Entender a importância dos indicadores financeiros, pode evitar inclusive que o orçamento da empresa acabe no vermelho, por exemplo. Afinal, o capitão de uma embarcação que navega sem direção e objetivos tem grandes hipóteses de naufragar e para que isso não aconteça com o seu negócio, é preciso tomar as devidas precauções!

Continue lendo mais sobre o assunto a seguir nos próximos tópicos.

Indicadores financeiros são todos iguais?

Cada negócio possui metas e características diferentes. Sendo assim, não é recomendado fazer apenas uma análise nos seus indicadores financeiros. Visto que, existem métricas para cada origem de objetivos e informações.

Os indicadores de estrutura de capital, são os valores que revelam o endividamento da empresa, sem esquecer da capacidade de pagar os juros das dívidas, e assim fazer com que o gerenciamento possa evoluir ainda mais.

Já os indicadores de liquidez: são usados para definir se a empresa conseguirá ou não cumprir com as suas obrigações no vencimento. Os indicadores de atividade: são utilizados para apontar a velocidade do seu negócio e também aumentar as vendas categorizando o total de atividades que ocorrem entre uma análise e outra.

Logo, os indicadores de rentabilidade: que evidenciam os lucros do gerenciamento relacionado aos ativos, a quantidade de vendas e investimentos da empresa em períodos diferentes.

Como usar os indicadores?

Você já deve ter percebido que os indicadores possuem um papel muito importante, na rotina de uma empresa. Portanto, além de entender a sua importância, você precisa otimizar a gestão estratégica e saber como aplicá-los corretamente.

À vista disso, é fundamental para o gestor saber quais os objetivos da empresa, como, por exemplo, vender mais, aplicar com poucos ou mais riscos, ou se o desejo do gestor é a redução nos custos.

Estes questionamentos, são relevantes para o funcionamento correto de cada setor da empresa. Por mais que pareçam simples, são fundamentais para facilitar o planejamento estratégico do negócio, você poderá usar também planilhas para cada objetivo e que podem ajudar na análise dos indicadores.

Em seguida, será necessário criar uma rotina para que análise dos indicadores esteja correta, pois, a interpretação dos resultados é o momento para comparar os dados alcançados com o que foi determinado na composição do planejamento.

Caso você encontre uma situação problemática na gestão financeira da sua empresa, será necessário colocar em prática as medidas, com o objetivo de melhorar os indicadores financeiros.

A importância dos indicadores financeiros

importância dos indicadores financeiros
Fonte: Google

Entender a importância dos indicadores financeiros, envolve realizar um monitoramento rigoroso do desempenho financeiro do seu negócio e para o crescimento da empresa, manter todos os indicadores sob controle é essencial, pois só assim, será possível saber o que pode ser feito e também o que deve ser evitado em relação aos investimentos do negócio.

Você já deve ter percebido que, a análise dos indicadores financeiros não é um procedimento que pode ser feito separadamente, visto que, todos estão interligados.

Por isso o ponto de equilíbrio mostra o quanto o seu negócio deverá faturar. Logo, o ponto de equilíbrio é considerado o indicador de maior importância, pois determina um empate financeiro, onde tanto as despesas como os ganhos de uma venda se tornam iguais.

Bem, depois de entender a importância dos indicadores financeiros, comece a documentá-los, analisá-los e registrá-los corretamente e veja como as suas decisões sobre as finanças da empresa podem trazer resultados melhores, procurar a ajuda de um contador poderá te ajudar a tomar as melhores decisões e a evitar alguns problemas que podem ocorrer.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *