Entenda o funcionamento do índice que reajusta os salários!

Neste artigo, você vai entender como o índice que reajusta os salários, o INPC funciona. Fique por dentro!
Anúncios


índice que reajusta os salários
Fonte: Google

Para entender mais sobre os fatores que envolvem a nossa economia, é fundamental atentar-se para alguns índices. Um dos índices que possui mais importância no país é o índice que reajusta os salários, como o próprio nome descreve, o INPC define os rumos econômicos do Brasil.

Assim sendo, entender o seu funcionamento e saber do que se trata, é essencial. Pois, além de impactar diretamente na vida das pessoas, este índice pode ser usado para orientar as suas finanças na hora de fazer aplicações.

O INPC, foi criado em meados de 1979 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE. Portanto, o índice que reajusta os salários costuma ser divulgado todos os meses através do IBGE.

A principal finalidade do índice é ajudar na correção do poder de compra dos trabalhadores, este serviço é feito através de uma análise de variação nos valores da cesta de consumo dos trabalhadores assalariados.

Para que o cálculo do índice que reajusta os salários, o INPC seja feito é preciso considerar alguns produtos. Dentre eles estão: bebidas; saúde; vestuário; transporte; despesas dos trabalhadores em geral. De uma forma mais ampla, o INPC ajuda na compreensão da inflação, que costuma afetar boa parte da população brasileira.

Qual é a relação dos índices IPCA e INPC?

Como você pôde perceber, a inflação pode ser medida de diferentes maneiras. É justamente por isso que existem índices variados. Hoje, um dos mais conhecidos é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo-IPCA, porém, muitas pessoas costumam confundir, vamos entender qual a diferença entre este eles?

O IPCA, tem como principal objetivo medir os impactos da inflação sobre a população que ganha entre um a cinco salários-mínimos. Em contrapartida, sabemos que a inflação consegue afetar o poder de compra geral da população, pois, restringe o aumento generalizado do preço de serviços e bens.

Portanto, relacionado aos itens considerados no cálculo, o IPCA não é tão extensivo quanto o INPC o que difere um do outro, visto que ele exclui as despesas pessoais, as bebidas e a educação. Por isso, a grande diferença entre eles é o cenário analisado por cada um.

Como é calculado o INPC?

De maneira geral, o poder aquisitivo da população brasileira diminui tendencialmente quando a inflação sobe, certo? Desse modo, o cálculo do INPC procura estimar o reajuste que impede o salário-mínimo de ficar desatualizado à medida que os itens sobem.

Contudo, quais são os pontos a serem considerados nesse momento? Bem, para obter o índice que reajusta os salários, o IBGE colhe os dados de locais específicos. Neles, estão inclusos estabelecimentos comerciais e também prestadores de serviços, estão inclusas também as concessionárias de serviços de internet e públicos.

Sendo assim, como todos os dados necessários para a realização do cálculo, o órgão público cruza os parâmetros. O primeiro é o valor executado nas cidades brasileiras onde são recolhidos os dados, já o segundo passo, é o peso de cada item de consumo da população analisada. Assim, é determinado o INPC.

Como o índice que reajusta os salários é usado no mundo dos investimentos?

índice que reajusta os salários
Fonte: Google

Agora que você já tomou conhecimento sobre o que é o índice que reajusta os salários e como funciona o INPC de inflação, está na hora de conferirmos a sua relação com as aplicações. Primeiramente, é necessário considerar a premissa de que as boas aplicações ou investimentos tendem a render acima da inflação.

Logo, ao fazer o acompanhamento do INPC e o IPCA, por exemplo, o acionista pode se informar em relação a estes índices. Já outros índices econômicos igualmente importantes podem ser considerados. Vale ressaltar a importância do INPC na renda fixa, visto que se o indicador sobe, provavelmente haverá mais inflação na economia. Desse modo, o Banco Central tende a interferir neste processo para o controle da inflação.

Em resumo, isto significa um aumento nas taxas de juros como é o caso da taxa Selic, e por consequência os títulos de renda fixa indexados a ela pode oferecer rentabilidades maiores. No cenário contrário, a tendência é de que os juros reduzam. Devemos pensar também no impacto que a inflação traz para os investimentos específicos, um deles são os Fundos de Pensão, que se relacionam diretamente com o INPC, visto que as metas tendem a considerar o INPC.

E por fim, é importante saber que o índice pode ser muito útil na avaliação dos setores do agronegócio, isto porque eles mostram os setores que estão ganhando e os que estão perdendo espaço, pois alguns deles estão diretamente ligados ao setor.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *