10%15%20%25%30%35%40%45%50%55%60%65%70%75%80%85%90%95%100%

Inflação estará mais alta em 2022: acompanhe a expectativa do mercado. 

Acompanhe a expectativa do mercado em relação a inflação estará mais alta em 2022. Fique por dentro!

Inflação estará mais alta em 2022
Fonte: Google

Segundo um estudo realizado pelo IPCA indicou que a inflação estará mais alta em 2022. Sendo esse aumento de aproximadamente 5,44 pontos. Portanto, esse já é o quarto aumento consecutivo nas projeções para esse ano. Desse modo, o estudo ainda revelou que para o ano que vem a inflação deverá se estabilizar em 3,50 pontos percentuais.  

Recentemente, o Banco Central revelou as suas projeções para o primeiro semestre, ou seja, até o final do trimestre os indicadores revelaram que a inflação permanecerá alta. Vale ressaltar que, esse estudo costuma reunir as projeções dos economistas que trabalham para os indicadores.

Que hoje são os mais importantes do país, apesar de a meta ser de 3,5% com um intervalo de 1,5% para cima ou para baixo. Isso significa que, a inflação estará mais alta em 2022 bem acima da meta estipulada pelo Banco Central.

Portanto, tanto o mercado financeiro como os investidores seguem atentos e preocupados com os altos indicadores da inflação. Ainda segundo, os economistas esse aumento deixou o mercado instável. Entretanto, para a segunda metade do ano as projeções apresentam uma estabilidade mesmo com esse aumento.

Diante do cenário, em que a inflação estará mais alta em 2022 boa parte das empresas brasileiras estão estudando maneiras de passar por essa crise sem muitos prejuízos. Além disso, um fator preocupante que se alinha a aumento da inflação no país é a chegada da variante que já assustou o mercado financeiro.

Pois, alguns investidores estão estudando cuidadosamente os ativos antes de fazer investimentos.  

Mercado financeiro 

Segundo as projeções do mercado financeiro brasileiro, a inflação em 2022 deverá permanecer alta, no mês de janeiro por exemplo, a inflação já apresentou alta. Sendo assim, as estimativas em relação ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA atingiu a marca de 5,44%. Em 2021, o IPCA atingiu a marca de 5,38 pontos percentuais.  

É importante mencionar que, esse levantamento realizado pelo Banco Central deixou o mercado financeiro estremecido. Nesse sentido, o levantamento reúne a projeção de aproximadamente 100 financeiras de todo os mercados.  

Portanto, esse será o segundo ano onde a inflação ultrapassa a meta estipulada, segundo os economistas a inflação não passaria de 5 pontos percentuais. Pois, as projeções mostravam que a meta para 2022 era de 3,5% com margem de tolerância para cima ou para baixo de 1,5%.

Mas, o que isso significa? Bem, isso quer dizer que apesar da meta a margem pode variar entre 2 pontos até 5%. Desse modo, para o ano que vem o mercado permanece com projeção de 3,50 pontos percentuais. Apesar de estar bem acima do limite esse deverá ser índice inflacionário de 2023. 

 Selic e Dólar  

Diante desse cenário, as expectativas relacionadas a taxa Selic para o final desse ano devem continuar em 11,75%. Ou seja, as mesmas projeções de 2021, nesse cenário, que pode mudar conforme a economia se recupera. Para o ano de 2023, a taxa básica de juros da economia permanece a mesma de 8 pontos percentuais.  

Recentemente, na última reunião do Copom o Banco Central acabou decidindo pelo aumento da Taxa que deverá passar a ser de 10,75 pontos percentuais. Sendo esse o maior nível desde o mês de outubro de 2017. Vale ressaltar que, no mês de dezembro de 2021 a taxa teve um reajuste que já era esperado pelo mercado, o oitavo aumento decidido pelo comitê. 

Ainda nesse sentido, para o dólar no final desse ano a projeção é de R$ 5,60 semelhante ao valor apresentado nas semanas anteriores. Assim sendo, para 2023 as previsões para a moeda americana permanecem as mesmas de 2021 que é de R$ 5,50.

No entanto, esses valores estão sujeitos a correções, pois, eles possuem um intervalo de 1,5%. Com esse cenário, boa parte dos investidores passaram a investir menos, o que não é um bom resultado para o mercado.  

Mercado em crise: Inflação estará mais alta em 2022? 

Inflação estará mais alta em 2022
Fonte: Google

Apesar de todos os esforços para manter as altas taxas permanentes, segundo os economistas a inflação estará mais alta em 2022. Nesse sentido, o Banco Central anunciou que taxa deve somar em 2022 cerca de 5,4 pontos percentuais. Então, os juros básicos fixados no intervalo de 45 dias é a principal ferramenta do BCB para tentar conter esses resultados. 

Pois, caso as projeções relacionadas a inflação estejam alinhadas com as metas poderemos ter uma redução nos juros. Ou seja, a inflação poderá voltar a baixar chegando bem perto da meta estipulada pelos economistas que é de 3,25%. 

Entretanto, o Banco Central informou que uma reversão não será possível no momento, mesmo que a parcial do aumento no preço da commodities tenha uma redução. Pois, o real produziria uma trajetória bem abaixo do cenário estimado pelos economistas que é de 5,4% para o IPCA. 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.