Quando o tema é inovação em determinada área, é comum supor, que já exista um mercado e que estamos criando ideias e novas soluções para incrementar e tornar algo mais atraente, raramente é algo novo, pois, a inovação sem um comércio consolidado, normalmente assusta e traz muitas dúvidas, projetos de inovação sempre começa com inconstância e a consolidação é o foco e objetivo de tudo.
A diferença de uma ideia, de inovação e de inovação está precisamente ligada à inovação e ao que deve trazer para a empresa, seja na redução de custos, no aumento de faturamento, no aperfeiçoamento em processos, ou em produtos e serviços. Contudo, o acesso a novos mercados, as mudanças e novos modelos de negócio, melhorias em condições de trabalho e no engajamento dos colaboradores de uma empresa, dentre outros.
De acordo com o dicionário Aurélio, a inovação é a aprimoração de um produto ou processo que se diferencia consideravelmente com melhoria de algo que se destaque dos processos anteriores no que já existe, e que usuários em potencial possam comprar ou colocar em uso. No caso o que se melhora ou uma nova criação é um modelo de inovação.
Como já citado, uma invenção pode ser a melhoria de algum produto ou processo, porém, também pode ser invenção de algo novo, logo, uma inovação pode ser a melhoria, bem como a inovação pode ser uma invenção. Uma invenção acontece quando descobrimos algo novo, normalmente relacionado a um serviço ou produto. Contudo, nem toda criação é uma inovação. Logo não basta ser algo novo, é preciso que seja aplicado na prática. E se é uma inovação sem um comércio consolidado, a prática e o uso deve ser aplicado para ser bem sucedido, como veremos adiante.
A inovação sem um comércio consolidado
A inovação sem um comércio consolidado, pode acontecer quando se nota que o comércio está direcionado e determinado a solucionar algo mesmo que o mercado ainda não esteja maduro o bastante para acolhê-la. Bem como, um novo produto que pode ser desenvolvido inicialmente como experimento, ou um piloto, de maneira que evolua e fique standby até que haja investimentos para o desenvolvimento e seja permitido a comercialização dessa solução ou desse produto.
Contudo, promover a efetivação da cultura e o comportamento do empreendedor com um produto potente e inovador, agilizar empreendimentos e ideias, poderia ser um início mal sucedido, levando em conta que ainda é uma ideia que não está madura para o mercado naquele momento, onde esse aspecto do empreendedorismo e inovação não era tão amplamente discutido e explorado.
Um exemplo mais palpável é o de um carro elétrico, no caso de uma inovação referente à tecnologia automotiva, que também faz respeito ao impacto social por produzir menos poluente e por fazer o uso de energia com mais eficiência. Entretanto, os carros movidos a energia elétrica ainda não tem um mercado estabelecido onde possam, ser de fato, escalados e mudando-se, de forma que a indústria automobilística e setores relacionados, já que a maioria destes não possuem, condições nem estrutura nas fábricas para alcançar a linha de produção de carros elétricos, além do custo muito alto e das baterias e tecnologias que envolve todo o desenvolvimento e manutenção desse modelo de carro para o usuário final.
Uma solução Inovadora não surge de uma hora para outra
A inovação depende da necessidade de solucionar algo que por sua vez precisa se vender, logo a inovação sem um comércio consolidado, torna-se imprevisível, nada surge como uma inspiração divina, porém, pode ser vista e criada dependendo da percepção e do senso comum de cada um e da disponibilidade de poucos.
Contudo, mesmo que a inovação seja um processo que ocorre com maior eventualidade com relação a outros processos, é possível, sim, identificar a necessidade de criar ou melhorar algo e trabalhar com novas formas de estruturas e novos cenários para gerar uma maior quantidade e qualidade de sucesso com a cultura de inovação mesmo quando ainda não existe uma consolidação de comércio.
Algumas empresas como a P&G, que já, trabalha com seu programa de Conectar e Desenvolver com sistema que permite com que a empresa trabalhe com o auxílio e visão de como sinais e novas ideias de conhecimentos externos que podem impactar seu negócio, criando uma maior possibilidade e à geração de mais inovação.
Conclusão
A inovação sem um comércio consolidado não é algo inconcebível, como muitas vezes pensamos e acreditamos nos mitos construídos em torno. Assim como não depende do julgamento e unicamente da criatividade ou da produtividade, de processos ou recursos financeiros, por isso inovar é mais simples do que parece ser.