Inovações e tendências dos meios de pagamentos.

Entenda a importância de pessoas e empresas acompanharem as mudanças dos meios de pagamentos. Veja quais são as tendências no Brasil e no mundo.
Publicidade
Fonte: Google

Em algum momento você chegou em algum estabelecimento e não tinha muitas opções nas formas de pagamento?

É bastante comum e acontece o tempo todo, comerciantes que não aceitam determinadas bandeiras de cartão, outros nem aderiram o uso da maquininha devido as taxas cobradas.

O mundo digital dos pagamentos.

Em um passado não muito distante, os meios de pagamentos disponíveis aos brasileiros eram poucos. Existia dependência dos bancos tradicionais, que muitas das vezes obrigava os clientes irem até as agências para realizar pagamentos, principalmente após o vencimento.

Sem contar o uso de cheques, exige tempo e atenção para preencher, mais complicado nas compras parceladas, que é preciso vários cheques, ou seja, um para cada parcela. Mas este e os outros meios de pagamento estão com os “dias contados”, isso por que estamos vivendo na era digital, e as expectativas são que os pagamentos digitais dominem o mercado nos próximos anos.

Por isso, acompanhar as tendências e novidades dos meios de pagamentos é essencial para qualquer negócio, para não ficar em desvantagem diante de um mercado tão concorrido.

Publicidade

Principais meios de pagamentos

A Worldpay, é uma empresa que integra meios de pagamentos. E recente estudo realizado o Payments Report, foi possível analisar os meios de pagamentos mais utilizados em todo mundo.

Os resultados revelam o crescimento dos meios de pagamentos digitais, por oferecerem mais praticidade e conforto aos consumidores. Além disso, as projeções são de declínio no uso de dinheiro em espécie, cartões de crédito e cheques nos próximos anos. Não será um processo simples e rápido, afinal estes são métodos ainda utilizados em vários pontos de vendas de muitos lugares do mundo, principalmente pelos brasileiros.

Principais tendências

As pessoas que não são adeptas as tecnologias digitais, podem se acostumar com as novas formas que surgiram e tem muita novidade para o futuro. O uso do cartão de crédito e débito, representa boa parte dos gastos e tende continuar até 2023, exemplo disso são as muitas opções de cartões disponíveis no mercado, sinal que a procura é grande.

Os pagamentos online, os meios de pagamentos digitais deve predominar e superar os físicos durante o mesmo período. Destaques para:

Publicidade

Pagamentos por aproximação

Fonte: Google
Publicidade

Quem acompanha as inovações tecnológicas, já ouviu falar em pagamentos por proximidade, o NFC sigla para “Near Field Communication”, permite que dois dispositivos se comuniquem ao se aproximarem, pode ser através de smartphones, relógios e cartões digitais.

Essa modalidade não exige que um cartão seja inserido na máquina, e nem uso de senhas. No entanto, no Brasil valores acima de R$ 50,00 é necessário informar a senha durante a transação.

O pagamento por aproximação é considerado um método seguro, além da facilidade para o cliente e estabelecimento no momento do pagamento.

Publicidade

Carteira Móvel

Uma das maiores tendências para os meios de pagamentos sem dúvida são as carteiras digitais. É uma solução eletrônica que armazena dados pessoais e financeiros e possibilita transações instantâneas.

O método facilita as compras pela internet, mas também podem ser utilizados em pontos de vendas. No Brasil algumas são bem conhecidas, como Mercado Pago, PayPal e PicPay.

De acordo com os relatórios do Worldpay, alguns países lideram na utilização deste método. O primeiro deles é a China, onde cerca de 71% dos gastos são no comercio eletrônico.

Esse meio de pagamento nas transações realizadas em PDV está crescendo, e representou 22% dos gastos em todo mundo, no ano de 2019. No entanto, o estudo revela que em cinco anos essa faixa atinja 30%.

Em 2019, em toda América Latina, as carteiras digitais eram utilizadas em mais de 13% dos gastos do comércio eletrônico, a estimativa é que aumente para 18% até 2023. Porém, nos pontos de vendas, representa apenas 2,4% dos gastos e deve chegar a 5,3% até 2025.

Publicidade

Pagamentos imediatos

A última tendência dos meios de pagamentos, são os instantâneos, ou seja, as transferências eletrônicas, onde o destinatário recebe o valor assim que o consumidor realizar o pagamento. É provável que no aplicativo do seu banco, tenha visto uma opção chamada Pix.

Publicidade

Pix é o novo meio de pagamento eletrônico brasileiro, foi lançado em outubro deste ano, mas passou a funcionar em 16 de novembro. Com passar do tempo o Pix deve substituir transações financeiras como TEDs e DOCs, o Pix tem a mesma função, porém o crédito “cai” na conta de destino em instantes, isso em qualquer dia da semana.

Além disso, outra forma de pagamento que o Pix deve substituir são os boletos bancários, inclusive já existe toda uma movimentação em torno deste assunto. Sendo assim, não resta dúvidas que os meios de pagamentos digitais muito em breve terão ainda mais força, cabe as pessoas buscar informações e abandonar certas crenças que atrasam a vida num todo.

Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog.

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *