Internet móvel 5G no Brasil terá plano limitado e mais caro.

A quinta geração de internet móvel promete oferecer mais velocidade, mas com algumas limitações. Continue aqui e saiba mais!
Anúncios


Internet móvel 5G
Fonte: Google

Com o avanço da tecnologia e a chegada dos telefones móveis as redes utilizadas foram sofrendo evoluções ao longo dos anos. Atualmente no Brasil usamos a quarta geração de rede móvel. Sendo assim, já existe uma rede com maior velocidade que já está disponível nos aparelhos Smartphones mais novos, após a ANATEL ter promovido o leilão da rede 5G a expectativa dos clientes aumentou. Contudo, com a internet móvel 5G o que muda para os brasileiros?  

Mas antes de saber sobre o que vai mudar com a chegada da nova Internet móvel 5G, você sabe o que é a tecnologia 5G? Essa quinta geração de rede móvel é uma evolução da tecnologia 4G existente no Brasil. Sendo assim, a tecnologia 5G promove vários benefícios, além da velocidade mais rápida. Então, para que isso seja possível a internet móvel 5G precisa operar em novas faixas de frequência.  

Assim, ela utiliza frequências de rádio, assim como já eram com as redes móveis anteriores. Com isso, podemos considerar um grande marco na tecnologia, viabilizando como por exemplo o procedimento de médico a distância.

Além de proporcionar aos usuários um entretenimento de altíssima qualidade a qualquer hora em qualquer lugar. Outra particularidade importante da tecnologia 5G, é sua capacidade de conectividade simultânea, o que acelera o desenvolvimento do setor de automação residencial.  

Assim, o que realmente muda entre a tecnologia 4G para a 5G? Na realidade, com a tecnologia 5G o usuário vai ganhar na velocidade e diminuir a latência da rede.

Dessa forma, na prática funciona da seguinte forma: na rede 4G a velocidade de tráfego é de até 1 Gbit por segundo, já com a rede 5G essa velocidade pode chegar até 100 Gbit por segundo.

Vamos lá!  

O que muda nos planos de internet móvel com a rede 5G 

Vimos que a tecnologia da rede móvel 5G pode proporcionar vários benefícios para os brasileiros. Mas, realmente o que pode mudar com essa melhora em relação aos planos? A internet móvel 5G no Brasil terá planos limitados e mais caros? Fomos atrás da resposta dessa e outras perguntas, e a TIM deu detalhes de sua estratégia para a internet móvel 5G.

Logo, sabemos que os pacotes de ofertas ilimitadas de internet móvel serão extintos no futuro próximo. Com a tecnologia 5G, os planos tendem a ser maiores que os atuais, por conta da maior velocidade e menor latência como vimos anteriormente.  

Logo, ao ser entrevistado em uma coletiva de imprensa, o presidente da TIM Brasil, Pietro Labriola, deu mais detalhes de como será a estratégia usada pela empresa de telecomunicação. Para explicar a dinâmica dos preços ele fez comparação com o aplicativo de mobilidade urbana Uber: – quando usamos a Uber, tem várias categorias, UberX, Uber Black e outros níveis.

Então, no serviço o preço é de acordo com a categoria escolhida. Assim, a rede 5G vai ter o mesmo preço da atual rede 4G? Tem várias respostas – disse ele.   Quando questionado sobre a existência de planos ilimitados na rede 5G. Pietro lembrou que países como Estados Unidos, fazem teles vendas de pacotes ilimitados, mas existem restrições no uso.

Logo, sempre que o usuário estiver tendo um uso anômalo ou fora do padrão, receberá cortes na internet ou redução de velocidade. Além disso, as operadoras de telecomunicações do exterior proíbem que pacotes de rede móvel façam roteamento de dados com outros usuários. 

O que diz o vice-presidente comercial da operadora.  

Em outra conversa com Alberto Griselli, vice-presidente comercial da operadora TIM. Ele lembrou que a rede 5G possui algumas variáveis que possibilitam uma flexibilidade para construir pacotes com serviço variável de internet móvel 5G de acordo com o perfil de cada usuário. Assim sendo, ele também lembra que a rede 5G possui velocidade maior e serviços com menor latência.   

Com isso, as operadoras terão maiores possibilidades para construírem planos tarifários que possam atender melhor às necessidades dos vários tipos de clientes. Então, com essas características será possível dar algo para todo mundo e algo mais sofisticado para um grupo que deseja comprar algo mais sofisticado.  

Atualmente, os preços dos pacotes de internet móvel 5G DSS são bem menores do que os da rede 4G, segundo os especialistas. Entretanto, a velocidade não é a mesma oferecida quando falamos na rede 5G puro. Porém, os usuários não precisaram trocar de chip para ter acesso a internet móvel 5G, só basta ter um aparelho compatível com a tecnologia. Contudo, de modo geral, a internet móvel 5G vai viabilizar as atividades econômicas e dar um impulso nunca visto nos serviços de telecomunicações.  

Conclusão  

Internet móvel 5G
Fonte: Google

Como vimos a internet móvel 5G vai trazer novos rumos e desenvolvimento para todos os brasileiros. Contudo, trazendo mais velocidade e permitindo o aumento do número de dispositivos conectados ao mesmo tempo. Com essa nova geração de rede móvel, os usuários terão tantas possibilidades ao uso que fica difícil prover de todas elas. Assim, já podemos esperar um avanço na comunicação e entretenimento. 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.