Iugu tem dados vazados na Web de clientes

Vazamento de dados exibe dados dos clientes da fintch. Entenda!
Anúncios


iugu vazamento de dados
Fonte: Iugu

Uma distração mínima na Segurança Digital dos clientes da Iugu e cerca de 1,7 Tb de Dados Vazados, considera-se que todos os clientes tenham tido seus dados vazados da empresa que opera no País por meio de gerenciamento financeiro e sistemas de automação. Contudo as informações pessoais, financeiras e operações dos clientes estavam disponíveis junto a um servidor sem proteção alguma.

Por aproximadamente uma hora, todavia a evidênciação  foi pelo consultor e especialista Bob Diachenko que fez uso de sua conta no twitter para divulgar o acontecido que é muito preocupante, ainda assim segundo ele conta a descoberta do incentende nesta quarta-feira (14). Sendo assim o incidente engloba todos os clientes da empresa. Contudo todos esses clientes ficaram com as suas informações expostas.

Todavia ficaram arriscados a ter suas informações baixadas por terceiros por meio de um servidor com a proteção inconvenientemente. Sendo assim constavam neste volume informações precisas como por exemplo números de telefone, e-mail profissional e vários endereços e também as transações que devem ser do conhecimento apenas do cliente e da empresa, inclusive outros detalhes financeiros da empresa.

Portanto a revelação do vazamento, inviabilizada por Diachencko sugere a presença de informações sensíveis com data de 2013 a até o mês de abril de 2021 em pastas deferentes com referências importantes das contas ou seja os seus detalhes, como assinaturas, senhas e suas mudanças com o passar do anos comprovantes etc.

O universo digital

Ainda segundo bob este vazamento pode ter atingido todas os clientes e contas que fazem uso do sistemas financeiros da Iugu. Sendo assim o site disponibilizou informações a fim de esclarecer os seus clientes sobre o ocorrido que usam Universo Digital muitas vezes por se sentirem mais seguros para fazer as suas transações bancária e também pela comodidade de ter suas transações detalhadas ao alcance das mãos.

Contudo são mais de 50 mil empresas acompanhadas pela fintech, com mais de 6 anos de transações registradas em 2019. Dessa forma muitas dessas pastas individuais são pertinentes a anos que chegam a ter em média 1 Tb de dados, como o caso do diretório de comprovantes precisamente de dois anos passados.

Todavia uma segunda amostra dessas informações disponibilizadas expõe a gravidade do conteúdo que estava desprotegido no servidor por meio de uma documentação oferecido pelo especialista. Contendo informações apropriadamente ofuscadas. Sendo assim encontra-se o bloqueio de uma poupança, depois de tentativas com senha incorreta ao que tudo indica ser uma tentativa de saque o que pode indicar fraude.

Quais as consequências do vazamento de dados da Iugu?

Contudo o maior receio dos clientes e empresas é sobre tentativas fraudes circundando golpes financeiros e a engenharia social. Dessa forma em decorrência da exposição de terceiros mal intencionados possuindo informações muito importantes e detalhadas, os criminosos podem vir a criar e-mails e sites falsos encaminhados aos clientes da empresa, no que se refere a mensagens telefônicas com links suspeitos.

Contudo a probabilidade de golpes a partir de particularidades como operações realizadas, montantes disponíveis e operações de conta. Sendo assim a empresa recomenda ao seus clientes que tomem cuidado e tenham bastante atenção. Contudo é relevante atentar-se quanto a e-mails com promoções ou links suspeitos.

Portanto a Iugu tem priorizado fortalecer a Segurança Digital da sua plataforma para que isso não aconteça novamente e podendo trazer mais consequências para a fintech. Contudo para as pessoas que tem contas em plataformas digitais evite preencher cadastro em sites que não são do seu conhecimento, baixar aplicativos suspeitos, fonecer seus dados a terceiros. Todavia sobretudo fazer transferências financeiras suspeitas.

Inovações na Segurança Digital

iugu vazamento segurança e informação
Fonte: Google

Com a chegada da tecnologia cada vez mais rápido, o novo cenário do setor de tecnologia tem feito com que empresas transfiram seus dados para o Universo Digital  com a finalidade de proteger os dados da empresa e de seus clientes. Todavia esse processo pode trazer muitos benefícios. Contudo também é preciso investir em Segurança Digital que estão cada vez mais eficazes.

Contudo no período de 12 meses ataques digitais na América Latina as fraudes cresceram cerca de 60%. Sendo assim resultou em mais de 746 mil incidentes como o da Iugu. Todavia o custo financeiro provocado por crimes cibernéticos chegou a um total de US$ 600 milhões. Assim sendo investir em Segurança Digital é essencial.

Todavia um fator muito importante e impactante na Segurança Digital é a infrainstrutura digital de tecnologia da informação. Sendo assim é ideal para a empresa que seja forte e de qualidade com manutenção periódica para manter o sistema sempre atualizado a fim de evitar surpresas, pois o Universo Digital se transforma em uma velocidade cada vez mais ágil. É relevante o sistema possuir uma arquitetura eficiente e design funcional.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *