Liderança em home office, qual o futuro da categoria?

Descubra quais mudanças os líderes esperam para os próximos anos no home office.
Anúncios


liderança no home office
Fonte: Google

Antes de mais nada, os problemas sociais e econômicos, a nível internacional, que aconteceram no último ano mudaram a forma como vivemos e trabalhamos. Desse modo,como teve sua criação, pela pandemia, um contexto de trabalho completamente diferente do que estamos acostumados, os líderes e também os colaboradores tiveram a obrigação de mudar os negócios para sobreviver e sustentar a família. Bem como a liderança das equipes tiveram que ter mudanças por causa fo home office.

Dessa forma, à medida que o mercado volta para os eixos e o corporativo vai da crise ao crescimento, uma nova liderança em home office é necessária. Alguns empresários esperam que a pandemia melhore o modo como as companhias fazem negócio nos próximos cinco anos; mas poucos executivos dizem se sentir preparados para enfrentar os desafios que vem pela frente. Por outro lado, vários líderes estão preparados e criaram um plano para o futuro do trabalho, eles se aproximaram das necessidades de seus funcionários e criaram a cultura de Agilidade, Inovação e Resiliência (AIR), para o crescimento da empresa.

Liderança Firme

É preciso que a liderança se mantenha firme para que a empresa permaneça estável. Embora algumas empresas já eram adeptas do trabalho remoto antes da pandemia, para a esmagadora maioria houve uma grande mudança.

Mesmo com a revolução digital, para muitos gestores é difícil manter a segurança estando longe dos funcionários. Afinal a liderança em home office não é uma tarefa fácil, já que precisa-se garantir o foco da equipe nos objetivos para concluir as demandas e projetos solicitados. A confiança é o ponto primordial para o sucesso das equipes do teletrabalho.

Assim, talvez seja interessante a realização de curtas reuniões ao final do dia, para discutirem o andamento diário, qualquer dificuldade que tenha surgido e se precisa de algo. A comunicação é um fator essencial para o sucesso dos projetos e da empresa, juntamente com a tecnologia e o comprometimento dos colaboradores o trabalho remoto pode ser excelente.

Graças a nova era digital, é possível construir uma carreira internacional através do home office, prestar serviços autônomos ou não para empresas de diversos lugares do mundo. Assim como também é possível ter equipes mescladas de todos os países. Quer saber mais sobre este assunto? Então, não perca tempo, confira a nossa análise!

Liderança no Home Office; quais as lições

Por mais difícil que seja esse momento, as empresas estão tendo uma oportunidade única de inovarem, além de 2020 e 2021, essas inovações devem permanecer no mercado de trabalho pelos próximos anos. Um modelo de coaching está sendo adotado pelos negócios, onde os líderes facilitam a resolução de problemas e o desenvolvimento dos colaboradores, mostrando sempre a disponibilidade para ajudar, o que é bem diferente de dar ordens e julgar.

Algumas lições trazidas pela pandemia, permanecerão além dela para construir uma organização sustentável. A primeira lição é que precisam ter a confiança como a base para um trabalho ágil. No primeiro momento do trabalho remoto acreditava-se que a produtividade cairia muito, mas não foi exatamente o que aconteceu. A pandemia trouxe muitas coisas ruins, mas também aprendemos com ela o que precisávamos ter aprendido há muito tempo.

No futuro do ambiente de trabalho, que muito provavelmente será híbrido. Isso significa que o líder que mantém um contato constante com os membros da equipe tanto no presencial quanto no remoto, é a peça mais importante. A boa comunicação tem o papel crucial de manter os funcionários engajados na empresa, é preciso ter conversas abertas e frequentes com toda a equipe para que essa crise passe e tudo fique bem.

A última lição é o centro de todas as outras. Os líderes precisam ser corajosos e encorajar sua equipe, criar normas que expressem o melhor dos funcionários. É possível usar esse momento da história para conduzir as empresas e o mundo para o futuro, e principalmente, para emergimos da crise econômica e social que estamos enfrentando desde o início do ano passado.

Impulsionando sua empresa

home office liderança
Fonte: Google

O grande desafio de quem lidera uma empresa, durante a pandemia, é gerir os colaboradores remotamente e manter a produtividade ao mesmo tempo. Precisa-se assumir a real dimensão do que está acontecendo e o impacto de ter que fazer mudanças repentinas em planos que estavam sendo pensados para o futuro.

Os líderes precisaram desenvolver competências específicas do dia para a noite, estabelecer conexões e se autoconhecer profundamente. O que facilita é a infinidade de ferramentas disponíveis que podem agregar aos líderes e suas equipes, para gerar sucesso e excelência em um futuro próximo. A tecnologia está disposta a favor de todos, e isso é outro fator que possibilita que todos alcancem o melhor de seu potencial.

É necessário ajustar as expectativas e admitir que o momento é muito delicado. Não fazer esses ajustes, pode prejudicar o engajamento dos colaboradores na relação entre eles e os gestores. A produtividade da empresa depende de uma tarefa de compreensão, nesse cenário caótico não se deve impor metas de desempenho altíssimas sem saber o que as pessoas estão passando do outro lado das telas. Um novo mapeamento de competências é o ideal para caminhar ao alto nível de desempenho.

E o futuro da liderança?

Estamos em uma rotina que não imaginaríamos, trabalhar em home office em tempo integral era algo inimaginável. Mas muitos se questionam sobre o futuro dessa modalidade de trabalho, se ela veio para ficar ou vamos voltar à rotina que estávamos acostumados. Houve muitas vantagens, como não lidar com o trânsito e aproveitar a família, mas também tem desvantagens, como a falta de estrutura e barulhos externos.

Entre os prós e contras, temos a certeza de que todo profissional precisou se reinventar e reorganizar para ter uma nova visão sobre o trabalho. Aparentemente o home office veio para ficar, mas somente ele não é suficiente. O modelo de trabalho mais provável de permanecer é o flexível, uma parte do tempo no escritório e a outra em casa. Os funcionários já se adaptaram a essa modalidade e o conforto que proporciona.

As mudanças que aconteceram repentinamente, estavam programadas para daqui a 5 ou 10 anos. O futuro teve sua antecipação pela pandemia e a flexibilidade teve seu desenvolvimento durante o período. Será muito difícil voltarmos ao que era antes, as companhias estão dando a flexibilidade que os trabalhadores buscam há muito tempo e aos poucos vamos evoluindo e adquirindo experiências.

Conclusão

Na maioria das vezes o funcionário é reflexo do gestor que ele tem. Se o líder não tiver a habilidade de ser um coach eficaz e não demonstrar disponibilidade para sanar dúvidas e solucionar problemas; a experiência do funcionário pode não ser tão boa e consequentemente afetará o desempenho nas tarefas e projetos.

Desse modo, depois de um ano de trabalho remoto, alguns colaboradores se sentem exaustos e esgotados e alguns preferem o trabalho remoto ao presencial. A pandemia, o isolamento social e todas as notícias ruins que ouvimos diariamente também são responsáveis pela piora desses sentimentos. O bem-estar emocional se tornou uma prioridade, até porque, o bem-estar e a produtividade andam em conjunto, se um não vai bem o outro também não.

A nova era digital facilitou muito a vida do trabalhador que está em home office e também das empresas com os funcionários nessa modalidade. A revolução digital é a maior aliada dos colaboradores, a facilidade em solucionar problemas é encantadora, a possibilidade de prestar serviços para uma multinacional e construir uma carreira internacional brilha os olhos de muitas pessoas por aí. Apesar de todos os percalços, o período de pandemia nos trouxe coisas boas.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *