Lojas Americanas: a loja mais completa também aceita Pix.

Em constante evolução as Lojas Americanas, uma das maiores redes varejistas do Brasil agora aceita pagamento com o novo sistema Pix.
Anúncios


Fonte: Lojas Americanas

Antes de tudo, há nova tecnologia de pagamento chamada Pix, que todos já conhecem. Mas, a novidade não será somente para transições entre pessoas, essa novidade cada dia vem ganhando mais força nos pagamentos em lojas físicas ou online. Assim, uma prova disso, é as Lojas Americanas que já está aceitando e funcionando o PIX em mais de 10 lojas pelo Brasil.

Então, esse pagamento por via Pix foi aceito no dia 9 de dezembro, e já nas próximas semanas estará disponível nas mais de 1700 lojas em todo o país.

A princípio, a Lojas Americanas tem atuação no mercado há mais de 90 anos no segmento de varejo, com sua plataforma online e com lojas espalhadas por todo país. Na qual é possível encontrar desde chocolates  a´ móveis e eletrodomésticos.

E atenta a todas as novidades do mercado, a Lojas Americanas também aderiu ao novo meio de pagamento brasileiro, e também aceita o Pix.  Desse modo, intermediada pela Ame, fintech da companhia. O pagamento é feito após ser gerado um QR Code dinâmico, com o pagamento sendo liquidado e até 10 segundos.

O que é o Pix? 

Pix é um sistema de pagamento criado pelo governo, que é uma transferência entre contas bancarias. E também está chegando em lojas como forma de pagamento mais rápido e fácil, com apenas 10 segundo pode se transfer o dinheiro ou pagar.

O Pix começou a rodar no dia 16 de novembro e muitos brasileiros ficaram encantados com praticidade desse sistema, além de ser gratuito e a qualquer hora ou momento. 

Pix Via QR Code como funciona?

 QR Code é um código de barras bidimensional que traz mais facilidade e agilidade para o consumidor na hora da sua compra virtual ou física, visto que a leitura das informações é bem rápida. O usuário precisa ter em mãos um celular que tenha câmera para fotografar o código. Após ligar a câmera do celular basta direciona-la para o QR Code e escolher a sua opção de pagamento.

Existem dois tipos de opções de pagamentos através do QR code do pix, o estático e o dinâmico. Ambos são códigos que permitem a leitura através da câmera do celular. Para gerar cauda um deles, é necessário ter uma conta em algum banco e utilizar o pix. Dessa maneira, você escolhe qual deles é melhor para sua transação.

Fonte: PIX

Estático ou dinâmico? Qual a diferença entre esses códigos QR Code?

A grande diferença entre o código QR code dinâmico e o estático, é o número de vezes que os dois estão disponíveis para poder serem escaneados. De uma forma mais clara: O QR Code dinâmico pode ser usado somente para uma transferência, portanto é recomendável que você passe para pessoas que não tenha nenhum vínculo. Já no caso do QR code estático é permitido ser usado em várias transações. Ou seja, caso você tenha um vínculo de prestação de serviços, não é necessário passar todo mês um novo código, a pessoa poderá usar o mesmo código várias vezes para fazer o pagamento.

O que mais se espera do Pix?

Com a adesão de uma nova tecnologia de pagamento instantâneo é normal que se amplie os desafios do PIX. O que se espera do PIX é que ele consiga atrair o público que não atua com contas e bancos. Muitas pessoas adquirem produtos e serviços e pagam com dinheiro em espécie, provocando uma maior inclusão financeira. O PIX vem com a intenção de diminuir essa inclusão.

É esperado também que esse tipo de transação melhore o fluxo operacional e consiga garantir um controle maior sobre o fluxo de caixa, tendo em vista que o registro das informações será feito de forma eletrônica. De certa forma esse novo sistema de transação irá permitir um considerável avanço nos processos de gestão das transações financeiras. Mas como nem tudo são flores, o Pix tem que lidar com um dos principais desafios que essa nova forma de pagamento oferece, a segurança.

Pagamento pelo PIX é seguro?

O que mais assusta as pessoas quando algo novo chega é se realmente é algo seguro. E por ser um sistema de transação financeira, na qual envolve a transferência de dados bancários e pessoais, é comum as pessoas ficarem receosas para usar. Por esse motivo, é de fundamental importância que as instituições se adaptem as normas de segurança, aplicando soluções de segurança digital para evitar golpes, fraudes, extravios de informações e crimes cibernéticos envolvendo informações pessoais com transições financeiras.

 De acordo com o Banco central, o PIX possui os mesmos protocolos de segurança do Sistema Financeiro Nacional que já usamos nos dias de hoje. Na realidade, para uma proteção adequada os dados dos usuários e as transações bancarias devem ter duas medidas de segurança principais: a criptografia e a autenticação, que de forma obrigatória devem ser adotados pelos agentes financeiros que participam do PIX, com objetivo de evitar fraudes e prejuízo financeiros aos usuários. Sendo assim, o PIX entra no mercado como uma opção de pagamento segura e rápida.

Vai possível fazer pagamentos Off-line?

Na primeira semana de funcionamento, o PIX movimentou 9,3 bilhões de reais, mas isso é só o começo segundo o Banco Central. De acordo com o BC o sistema foi desenvolvido para aguentar um tamanho muito maior de transações. O BC já informou que teremos novidades futuras para o PIX. Uma delas é a opção de QR Code offline, e tem a finalidade de facilitar o pagamento mesmo para quem não tenha o acesso à internet.

Normalmente para efetuar um pagamento via PIX, o celular do usuário precisa ter uma conexão com a internet. Quando isso não for possível, o recebedor ou empresa poderá gerar o QR Code de pagamento e rotear a conexão com a internet para que o usuário realize o pagamento. É um recurso que ainda está em testes pelo BC, mas tende a ser uma evolução muito grande para a população brasileira.

Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *