Carteiras digitais são aplicativos que permitem armazenar os dados dos seus cartões de crédito, débito ou pré-pagos no seu celular, relógio ou pulseira, e usá-los para fazer compras online ou em lojas físicas. Elas funcionam com a tecnologia NFC – Near Field Communication, que possibilita a troca de dados sem fio entre dois dispositivos que estejam próximos.
O pagamento por aproximação é uma forma de fazer transações sem a necessidade de inserir o cartão na maquininha. Basta aproximar o seu dispositivo com NFC da maquininha que tenha essa funcionalidade e confirmar o valor da compra. Para valores abaixo de um limite estabelecido, não é preciso digitar a senha.
Saiba mais sobre o pagamento por aproximação
Além disso de ser mais higiênica, pois evita o contato físico com a maquininha ou com dinheiro. No entanto, o pagamento por aproximação também apresenta alguns riscos, como perda ou furto do cartão, pagamentos indevidos por aproximação involuntária da maquininha ou cobranças abusivas por não conferir o valor antes de aproximar o dispositivo.
Por isso, é preciso tomar alguns cuidados, como habilitar o uso da carteira digital apenas com a senha do celular, conferir sempre o valor da compra e guardar os comprovantes. Se você quiser usar o seu cartão, verifique se ele tem um ícone de antena, similar ao símbolo de Wi-Fi. Isso indica que ele é compatível com o pagamento por aproximação.
Depois, basta aproximar o seu cartão de uma maquininha que também tenha essa funcionalidade e confirmar o valor da compra. Para valores abaixo de um limite estabelecido, não é preciso digitar a senha. Se você quiser usar o seu relógio ou pulseira, verifique se ele tem a tecnologia NFC e se ele está sincronizado com o seu celular.
Surgimento do pagamento por aproximação
O pagamento por aproximação surgiu como uma forma de facilitar e agilizar as transações financeiras, eliminando a necessidade de contato físico com a maquininha ou com dinheiro. O pagamento por aproximação foi fortemente impulsionado pela pandemia do novo coronavírus, pois se trata de uma forma de pagamento mais higiênica e segura, tanto para os consumidores quanto para os comerciantes.
Além disso, ele traz mais praticidade e conveniência para as compras, pois basta aproximar o cartão, o celular ou o relógio da maquininha e confirmar o valor da compra. O primeiro sistema de pagamento por aproximação foi o UPass, lançado na Coreia do Sul na década de 1990, pela Seoul Bus Transportation Association.
Era um cartão para que os passageiros pudessem pagar mais rapidamente por viagens de ônibus. Desde então, a tecnologia evoluiu e se popularizou em diversos países e segmentos, dando origem a diferentes opções de carteiras digitais, como Apple Pay, Google Pay, Samsung Pay, entre outras. Por este motivo, o surgimento dessa modalidade de pagamento e a carteira digital foram simultâneos.
Carteira Digital Inter
A carteira digital Inter é uma funcionalidade do Banco Inter que permite que você faça pagamentos por aproximação com o seu cartão de crédito ou débito nas principais carteiras digitais. Uma das vantagens da carteira digital Inter é que você ganha cashback na fatura do cartão de crédito quando usa as carteiras digitais como forma de pagamento.
O cashback varia de acordo com a carteira digital escolhida e o valor da compra, podendo chegar a 10%. Para usar a carteira digital Inter, você precisa ter o aplicativo do Banco Inter instalado no seu celular e ativar o pagamento por aproximação nas configurações do seu cartão. Você pode acumular pontos para trocar por benefícios no Inter Loop, o programa de recompensas do banco.
Taxas da carteira digital Inter
As taxas da carteira digital Inter dependem do tipo de cartão que você tem e do uso que você faz dele. Segundo o site do banco, a abertura e a manutenção da conta digital são gratuitas, assim como as transferências entre contas Banco Inter e a emissão de boletos. No entanto, há algumas taxas que podem ser cobradas em outras situações.
Por exemplo: saques: a conta corrente não cobra taxa para saques, mas a conta de pagamento possui 1 saque grátis por mês e, para os excedentes, é cobrada uma taxa de R$ 6,50. Juros do cartão de crédito: a taxa de juros do cartão de crédito varia de acordo com o perfil do cliente, mas o banco informa que possui uma das taxas mais competitivas do setor bancário, com 7,7% ao mês. Vale lembrar que estas regras podem mudar, conforme a plataforma do banco.
Cashback: se você usar o seu cartão de crédito Inter nas carteiras digitais como forma de pagamento, você pode receber uma parte do valor pago na fatura de volta. Para mais informações sobre as tarifas do banco Inter, consulte as tabelas de tarifas dos serviços bancários na plataforma oficial do banco.
Carteiras Digitais e pagamento por aproximação
Como você percebeu, os dois serviços criados pelo banco podem proporcionar diversas vantagens. Portanto, se você está buscando por uma instituição com facilidade e exclusividade. O banco Inter oferece a segurança, exclusividade e facilidades que você procura, além de ser super fácil abrir a sua conta digital.
Gostou dessa dica? confira outros artigos super interessantes relacionados aos negócios e às finanças, aqui em nosso blog. Não perca tempo e aproveite nossas dicas financeiras e compartilhe este e os demais conteúdos com parentes e amigos através de suas redes sociais.