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Precisando ser mais produtivo no trabalho? Confira essas dicas.

Como ser mais produtivo no ambiente de trabalho. Descubra hábitos simples que fazem toda diferença na vida profissional.

Fonte: Google

Antes de mais nada, há alguns pensamentos de ser produtivo no trabalho. Como por exemplo: “trabalhar horas a mais, é ser mais produtivo”. Esses pensamentos precisam ser desfeitos.

Isso por que se uma pessoa fizer duas horas extras, não significa que produziu mais ou melhor. Dessa forma, pode ser que precisou deste tempo maior para fazer tarefas que, em tempo normal seria suficiente, e as vezes acontece por ser improdutivo.

No entanto, diversos fatores contribuem para que um trabalhador seja menos produtivo. Exemplo claro dos dias atuais é o próprio celular, bastam 10 minutinhos navegando na internet para tirar a concentração.

Assim como excesso de tarefas, já que o ser humano possui limite de energia física e mental. Portanto, ter muita coisa para fazer pode resultar na falta da execução de alguma tarefa ou fazer todas de maneira incompleta. Assim, fatores como esses são problemas no ambiente de trabalho.

Certamente trabalhar ao som da obra interminável e barulhenta do vizinho não é a melhor maneira para apresentar bons resultados.

No entanto, essa é a realidade de muitas pessoas que precisam trabalhar de home office durante o período de pandemia.

Além de outros incômodos como, latidos de cachorros, o som alto do adolescente sem noção, ou interrupções na própria residência.

Porém, nas empresas não é diferente, pois muitas pessoas trabalham em condições inadequadas.

Pensando nisso, fizemos uma lista de hábitos que podem contribuir para mais produtividade no trabalho, principalmente após o fim da pandemia.

No qual, boa parte das pessoas que trabalham em casa talvez tenha dificuldades ao retornar as atividades na empresa.

Logo, esse é  um alerta também para as empresas, que precisam se preocupar com condições adequadas dos funcionários para não ver a produtividade cair.

Como ser mais produtivo no local de trabalho?

É fato que muitas pessoas que estão trabalhando de home office terão dificuldade ao retornarem as atividades nas empresas.

Afinal, nada melhor que poder trabalhar em casa, devido ao conforto e tranquilidade.

No entanto, outros devem estar ansiosos para retornarem justamente por viver uma realidade diferente como citamos anteriormente.

Sendo assim, o ambiente de trabalho é de extrema importância para um funcionário produzir mais.

Claro que estamos falando de fatores físicos como, ambiente agradável com temperatura adequada, bons móveis, banheiros e refeitórios decentes e menos barulho possível.

Mas uma organização pode ter tudo isso e ser um local ruim para trabalhar, como por exemplo pouco suporte dos líderes, falta de companheirismo, assim como dificuldade dá equipe trabalhar em conjunto e muito mais. 

Uma pessoa produtiva é organizada, quase sempre começa a preparação do trabalho no dia anterior, também nunca acumula ou adia tarefas. Além disso, faz anotações para saber as prioridades e manter a organização.

Um funcionário produtivo é objetivo, expressa com clareza as ideias evitando perca  de tempo com coisas fúteis. Assim, aquele que é produtivo sabe agir de forma eficaz e consegue identificar as tarefas que são de fato importantes.

Seja mais produtivo no trabalho

Fonte: Google

Foque no que for importante:

Toda pessoa precisa focar nas obrigações mais relevantes, por isso evite tentar fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Isso não significa que algumas tarefas não precisam ser realizadas, só necessita de prioridades.

Outra dica importante é saber falar “não” para as pessoas quando estiver sem tempo. Mas entenda, devemos sempre que possível ajudar a todos, no entanto não dá para “abraçar o mundo” e não conseguir fazer nada.

Leitura de e-mails:

Certamente, olhar os e-mails com frequência não é característica de uma pessoa produtiva, o ideal é fazer cronograma para esse tipo de tarefa.

Logo, crie o hábito de olhar a caixa de entrada dos e-mails no início do trabalho, e outras vezes no decorrer do dia. Mas é claro que existem os casos urgentes que precisam ser resolvidos.

Além disso, siga a ordem de chegada dos e-mails e resolva as pendências aos poucos.

Conhecimento do perfil:

Pessoas que se distraem de maneira fácil precisam tomar certos cuidados, para não perder o foco e raciocínio no que estiver fazendo. Sendo assim, evite conversas paralelas, não que seja proibido conversar no trabalho.

Mas identifique o melhor momento para isso, assim como mexer demais no celular, o que tem sido um dos maiores problemas enfrentados por diversas empresas.

Conclusão

Por fim, existe um termo conhecido como “fadiga de decisão”, que trata-se da sobrecarga cognitiva e gera a falta de capacidade em tomar decisões, é quando sentimos que as energias esgotaram.

Por isso ficamos tão cansados ou com nível alto de estresse, com isso a tendência é adiar as tarefas mais difíceis. Sendo assim, o ideal é fazer o que for complexo pela manhã, quando o corpo e a mente estão mais descansados.

Essas são simples dicas, e existem muitas outras de como podemos produzir mais no trabalho, mas lembre-se, nem sempre trabalhar muito significa ser mais produtivo.

Mas sim executar tarefas com eficiência, isto é, apresentar bons resultados no tempo determinado.

Desse modo, é importante abandonar alguns hábitos ruins que afetam o desempenho. Assim, comece eliminando a preguiça, o pessimismo, e deixar de reclamar ao invés de buscar maneiras de como melhorar.

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Formado em direito Especialista em economia, investimento e finanças pessoal. Seu foco é mudar a vida financeira das pessoas.

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