Que tal conhecer o manual do chocolate para saber a diferença entre os mais variados tipos para ajudar você na hora de escolher o seu preferido? Afinal, o que muda de um para o outro? Qual a diferença no sabor, na cor, na textura, nos ingredientes e na forma como são feitos? Quer saber mais sobre a diversidade desse doce mundialmente querido?
Então você está no lugar certo! Pois, no texto de hoje, preparamos um conteúdo especial para mostrar quais são os tipos de chocolates mais utilizados, e como eles se diferem. Aproveite também para saber como esse alimento pode ser saudável para a sua saúde! Acompanhe a leitura conosco e fique por dentro de todas as informações que preparamos para você. Vamos lá!
Conheça os tipos de chocolate
O chocolate é um alimento querido em todo o mundo. Nas cidades mais famosas, muitas fábricas e grandes lojas se tornaram até mesmo uma espécie de ponto turístico para os visitantes, e uma opção ideal para levar lembranças da viagem para amigos e parentes. Ganhar um chocolate é sempre uma boa, não é mesmo?
Existem diferentes marcas, texturas e sabores do chocolate, mas os tipos são basicamente três: o chocolate ao leite, o chocolate amargo e o chocolate branco. Outros tipos de chocolate já tentaram se incluir entre os principais, como o blonde, por exemplo, que é um tipo de chocolate suíço, com sabor levemente de um chocolate branco e cor amarelo dourado.
Contudo, o sucesso do chocolate blonde não foi o suficiente para se tornar um dos principais tipos. Por isso, em um manual do chocolate, podemos resumir os 3 tipos citados acima, como basicamente os mais utilizados no mundo inteiro, incluindo a eles, no máximo, o chocolate 100% cacau, que apesar da procura ser baixa, em relação aos outros tipos, também pode se enquadrar entre os principais.
Diferença entre eles: “manual do chocolate”
O chocolate amargo tem como principal característica, uma quantidade maior de cacau. Para ser amargo, o chocolate precisa ter a partir de 50% de cacau na sua mistura, e isso não quer dizer que o chocolate não tenha açúcar. Pois, para suavizar os sabores mais fortes, também são utilizados em sua composição o açúcar e a manteiga de cacau.
Já o chocolate ao leite, é um chocolate mais suave e com sabor mais doce. Além da quantidade menor de cacau, ele também leva ingredientes como açúcar, leite em pó e, em sua grande maioria, uma dose extra de manteiga de cacau. Isso porque a gordura a mais é necessária para dar equilíbrio em relação ao leite.
Enquanto isso, o chocolate branco é composto por manteiga de cacau, açúcar e leite em pó. Apesar de não conter sólidos de cacau, onde são encontrados os antioxidantes e nutrientes, ele leva em sua composição a manteiga do cacau que dá a ele um aroma achocolatado, além de conter também gorduras saudáveis.
100% amargo e “leite amargo”
Há ainda duas variações de chocolates que também são muito procuradas devido aos diferenciais de suas composições. No caso do chocolate “leite amargo” é uma tentativa de unir os benefícios do chocolate amargo, com o sabor do chocolate ao leite, e pode ser encontrado em algumas marcas de chocolate artesanal. Nele, a porcentagem de cacau em sua composição é maior do que na receita ao leite comum, e a porcentagem de sólidos lácteos são mais baixas.
Já o chocolate 100% amargo, é feito sem açúcar e sem adoçante. Sua fabricação tem um processo diferente, onde o cacau é torrado, descascado e refinado, formando uma lisa massa. Algumas marcas utilizam o cacau como ingrediente único, outras, adicionam lecitina vegetal em pequena quantidade, apenas para suavizar a massa, passando de 100% para 99,75% cacau.
No manual do chocolate, ele pode ser considerado saudável?
Tendo em visto que o principal ingrediente do chocolate é o cacau, podemos ressaltar os benefícios que esse ingrediente tem naturalmente, pois é uma ótima fonte de fibras, potássio, magnésio, manganês, ferro, fósforo e zinco, que são componentes importantes para a saúde humana.
Sendo assim, visto que os benefícios do alimento estão ligados ao cacau, isso quer dizer que quanto mais cacau tiver em sua composição, mais saudável ele é. Além disso, outro ponto relevante é que o cacau é uma fonte boa de polifenóis, mais especificamente o flavonol, que funciona como antioxidante, e atua para prevenir e combater os efeitos negativos dos radicais livres.
O flavonol presente no cacau é mais concentrado do que os presentes no açaí e mirtilos, por exemplo, e é considerado antioxidante dietético, capaz de melhorar a função cognitiva e a saúde do coração. Portanto, podemos dizer que o chocolate é sim um alimento saudável, especialmente aqueles com maior concentração de cacau.
Chocolate para todos os gostos!
E você? Qual o seu chocolate preferido? Os mais doces, como o branco, os mais cremosos, como o ao leite, ou os mais fortes, como o amargo? Para quem faz dieta restritiva, seja por problemas de saúde, ou por um estilo de vida mais saudável, é possível contar com chocolates sem açúcar, sem lactose, e até mesmo sem nenhum outro ingrediente senão o cacau. O importante é não abrir mão do prazer que é deliciar um bom chocolate!
Achou o assunto interessante? Que tal compartilhá-lo com seus amigos e familiares através de suas redes sociais? Você também pode conferir outros artigos interessantes em nosso blog. Aqui você encontra conteúdos pensados especialmente para abrir novos caminhos em relação à sua vida financeira. Então, continue navegando e não se esqueça de compartilhar!