
Desde o período pandêmico, os consumidores brasileiros optam por investir o seu dinheiro em automóveis mais econômicos, seminovos e até usados. Esse movimento é bem fácil de entender, além da baixa produção de várias montadoras que existem no país. Os valores cobrados, atualmente, está um pouco acima do bolso de boa parte dos consumidores; por isso muitos brasileiros buscam por modelos de carro mais econômicos na hora de comprar um veículo.
De acordo com dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores – Fenauto. No final do ano passado, a média diária de vendas no mês de setembro, por exemplo, foi de aproximadamente 59.162 unidades. Essa quantidade de veículos vendidos representa um crescimento de 3,5 pontos percentuais em relação a outros meses antes do período pandêmico.
Seminovos também em alta
Além dos modelos de carros mais econômicos, os seminovos vêm atraindo cada vez mais consumidores. No final de 2022, segundo um relatório da Fenauto, no mês de outubro, por exemplo, revelou que a compra de carros seminovos teve um crescimento de 20% no final de 2022. Diante disso, várias empresas do segmento situadas em Manaus seguem investindo em outlets e feirões e com isso vários consumidores acabam sendo atraídos pela qualidade e valor dos veículos.
Além disso, os modelos de carro mais econômicos estão atraindo cada vez mais a atenção dos consumidores. o consumidor brasileiro costuma avaliar e considerar o além da economia o modelo do carro em relação a marca e peças que acabam determinando o gasto no dia a dia com o veículo. Afinal, além de comprar será necessário levar em consideração os gastos futuros com esse veículo. Saiba mais aqui!
Preço médio de um automóvel no Brasil
Segundo um levantamento realizado pela consultoria automotiva Jato Dynamics revelou que o preço médio de um veículo novo no Brasil apresentou um aumento de aproximadamente 16,4 pontos percentuais, em 2022. Nesse contexto, o mercado chegou a ter um lucro de aproximadamente R$ 130.851,12.
Portanto, se você tiver a intenção de economizar pode optar por modelos de veículos de carro que consuma menos combustível e seja mais eficiente. Vale lembrar que, hoje, existem vários modelos esportivos com uma proposta de veículo sustentável. Esses modelos têm feito muito sucesso entre os consumidores mais jovens, pois, o preço dos combustíveis por exemplo, é um dos principais fatores que determinam a compra de um veículo no Brasil.
Em meados de fevereiro desse ano, por exemplo, o valor da gasolina comercializada em diversos estados do país teve um aumento de 1,56% em comparação com o mês de janeiro. Fechando o período com o preço médio de R$ 5,40 por litro, de acordo com um estudo do Índice de Preços Ticket Log – IPTL.
Queda nas vendas de automóveis

De acordo com alguns especialistas do mercado automobilístico, o mês de fevereiro sofreu uma queda nas vendas. Sendo esse o mês mais baixo em 17 anos, a queda de 1,9% não pegou os especialistas do mercado de surpresa devido a algumas restrições que o segmento vem sofrendo. Essa crise no setor, retrata o esfriamento da demanda sendo uma das consequências a parada no feriado de Carnaval.
Nesse contexto, as fortes chuvas em São Paulo acabaram contribuindo para o fraco desempenho desse segmento. Vale ressaltar que o segmento de carros econômicos e demais utilitários leves apresentaram uma queda de 8,2% apenas no mês de janeiro. Um dos motivos dessa queda moderada, pode estar relacionado a facilidade que o setor possui em encontrar equilíbrio entre oferta e demanda.
Afinal, os modelos econômicos estão ganhando cada vez mais notoriedade entre os consumidores brasileiros. Ainda assim, a variação no volume acumulado desde o início de 2023 deverá seguir positiva; em torno de 272,7 mil unidades. Essa quantidade de vendas apenas nos meses de janeiro e fevereiro, um aumento de 5,4% acima dos dois primeiros meses do ano passado.
Modelos de carro mais econômicos
Como mencionei, de acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Jato Dynamics revelou que estes são os modelos de carro mais econômicos do país. O Fiat Mobi, por exemplo, vem fazendo muito sucesso entre os consumidores brasileiros. Já a marca Chevrolet, está atraindo o consumidor com o modelo do Onix Plus e o Onix; além dessas marcas a VW segue neste ranking com o modelo Voyage.
Além das marcas já citadas, a Renoult e Peugeot estão entre as marcas mais procuradas pelos consumidores brasileiros. Antes de comprar o seu carro, estar por dentro dos modelos mais econômicos pode te ajudar a economizar. O levantamento realizado pelo Inmetro mais conhecido como Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular – PBEV, revelou que ao todo cerca de 747 versões e modelos são os mais procurados.
Além disso, do total de automóveis analisados cerca de 241 são a gasolina; 271 são flex e 166 a diesel entre outros fatores. Por fim, na hora de comprar um carro além da economia estar atento a fatores como estes deve fazer parte da tomada de decisão. Gostou desse artigo? Visite o nosso blog e fique por dentro das novidades relacionadas ao mundo das finanças. Memivi.