Mercado financeiro, a importância da inovação no mercado atual

Descubra quais os efeitos da inovação no mercado financeiro atual, o que poderá influenciar as projeções de melhora. Leia mais aqui.
Anúncios


Mercado financeiro
Fonte: Google

O Mercado financeiro é um grande conglomerado de ferramentas e meios de interação que conversam entre os vários setores da economia. Sejam elas; pessoais, corporativas ou industriais. Desse modo, podemos dizer que, este conglomerado funciona como uma cadeia única e de reação. Assim, quando algo não vai muito bem em determinado “ramo/setor” os outros tendem a sentir os efeitos.

Por isso, a importância de uma comunicação rápida, coesa e imperativa entres os vários setores deste conglomerado. Portanto, torna-se imprescindível que toda a sociedade entenda seu funcionamento e a sua estruturação. Além disso, o peso de sua capacidade – real-económica, traz reflexo diretos no dia a dia de cada indivíduo, participante ou não deste conglomerado.

Sendo assim, com a migração da vida real, para o mundo digital este conglomerado econômico deverá buscar meios para a inclusão de seus setores. Mas como fazê-lo? E quais as ferramentas, recurso e meio digitais poderão inserir o mercado financeiro no universo online e na rede?

Portanto, e após os questionamentos acima, podemos perceber que existem grandes desafios para com a evolução digital. Logo, o mercado financeiro deverá se esforçar para que sua inclusão seja breve. Por isso, este aparente abismo entre os setores financeiros e o mundo digital parece começar a estreitar e tomar forma.

Desse modo, nós iremos falar, sobre as inovações digitais que impulsionarão a inclusão do mercado financeiro. E ainda, dos novos rumos no acesso aos serviços, funções e setores do conglomerado econômico. Inclusive das startups – empresas inovadoras, que se lançaram nesse novo modelo que negócio e impulsionam a revolução do mercado financeiro atual.

Vamos lá?! Então, continue conosco e deixe de ler o artigo na íntegra.

Startup – o mercado e a nova era das empresas inovadoras

O termo pode soar um pouco estranho até, mas startup é um conceito americanizado de empresa inovadora. Ou seja, um modelo que negócio que pode ser escalável, dinâmico e com risco eminente. Desse modo, podemos afirmar que as Startups são empresas em constante crescimento – prazo curto de vida na categoria, e que comporta grandes expectativas quando nascem.

Portanto, por essência, estas empresas trazem mais que a vontade de se tornarem gigantes, na verdade, se organizam de maneira mais prática, lógicas e real. Você pode não ter notado ainda, contudo no mercado financeiro atual – pouco mais de uma década, recebeu grandes nomes de Startups. Algumas delas, por exemplo, Nubank, Banco Neon, Banco Next e outros vários. Assim, após a sua migração de “novas” para gigantes do mercado financeiro digital.

Além das citadas, outras empresas movimentam o conglomerado econômico digital – iFood, Rappi, Uber. Elas são soluções inovadoras e eficientes que contribuem para um recurso, uso e universalidade no uso dos serviços – por exemplo; crédito e débito, ou na contribuição de uma reorganização do mercado financeiro para se adequar essas suas funcionalidades.

As novas tendências com as inovações do mercado financeiro

mercado financeiro
Fonte: Google

As inovações para facilitar o acesso, uso e contratação de serviços do conglomerado econômico – na era digital, ultrapassa os limites da mente. Portanto, sendo realista, quem imaginaria efetuar um pagamento de boleto bancário e/ou uma transferência em segundos via celular?! O PIX – ferramenta do BC (Banco Central) proporciona esta comodidade 24 horas por dia 7 dias por semana.

Mas não pense que esta é uma vantagem exclusiva do serviço – digital financeiro. Nesse rumo, o Open Banking – Banco Aberto em tradução direta, será um mecanismo de integração e livre partida entre as instituições financeiro no país. Assim, o consumidor poderá efetuar a transação de suas informações financeiro de uma entidade para a outra sem restrições.

Somados a esta “liberdade integrativa”, o brasileiro poderá otimizar seu tempo com o uso dos aplicativos mobile – celulares, das fintechs. Que seguindo o curso da rede, a cada dia parecem evoluir, se multiplicando e incluir mais serviços e opções. Que, por vezes. são mais variados do que qualquer instituição financeiro tradicional.

Desse modo, a partir do celular será possível com um simples toque efetuar operações de câmbio ou mesmo de carteiras – compra e venda de ações. Afinal, o universo digital não é restrito aos bancos do mercado financeiro, mas as corretoras digitais. Como por exemplo: Torro, Easynvest, Rico, XP Investimento e várias outras.

Por fim, toda essa inovação apenas traz o desejo de bilhões de pessoas que esperam otimizar seu tempo, descomplicar a vida e reduzir os custos. Além disso, gastos com recursos inviabilizados e sem efeito efetivos.  

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *