Preloader Image 1 Preloader Image 2

Modalidade de pagamento PIX: essencial para os brasileiros!

Desde o seu lançamento a modalidade pagamento PIX se tornou o principal meio de pagamento entre os brasileiros. Fique por dentro!

Pix com Open Banking
Fonte: PIX

Ao fazer as suas compras em estabelecimentos comerciais é comum ouvir a pergunta; “a forma de pagamento será crédito ou débito?” antes do lançamento da Modalidade de pagamento PIX no final do ano passado, no país cerca de 134 milhões de cartões de créditos estavam ativos. Já a modalidade de pagamento débito contava com cerca de 167 cartões ativos! 

Nesse sentido, outra modalidade de pagamento bastante usada são os cartões pré-pagos com aproximadamente 23,7 milhões clientes ativos. Antes da novidade PIX tomar o Brasil todos, os cartões de crédito, débitos entre outros eram a maneira mais prática de pagamento entre os brasileiros!

Ao completar um ano de serviço, a Modalidade de pagamento PIX trouxe inovações como, por exemplo: o PIX troco – é uma ferramenta usada para facilitar o ressarcimento do usuário.

Mesmo com o lançamento do PIX os cartões de crédito e débito continuam tendo a preferência dos brasileiros. Pois, o cartão de crédito traz para os seus usuários a possibilidade de parcelar as suas contas.  

Nesse cenário, os smartphones começaram a despontar como um dos meios de pagamentos mais úteis. Pois, através dele você pode usar o cartão virtual para pagar as suas compras em estabelecimentos físicos e online.

Assim como, pode fazer o pagamento usando a Modalidade de pagamento PIX basta acessar o aplicativo do seu banco e efetuar o pagamento. 

Saiba mais aqui.

Novidades no PIX 

No mês de agosto desse ano, o pagamento através do PIX passou por algumas mudanças visando a segurança dos seus usuários. Considerando essas inovações, um dos meios de pagamento que foi afetado está o TED – Transferência Eletrônica Disponível. Assim como, as demais transferências interbancárias a inovação trouxe uma limitação de R$ 1.000 no valor de operações feitas. Portando, entre as 20H e 6H, essa novidade traz mais segurança para os usuários do pagamento PIX, pois evita fraudes e roubos.  

Após essa mudança, no segundo semestre precisamente no mês de setembro de 2021. O Banco Central, informou que mais duas novidades estavam a caminho para os usuários do PIX.

O PIX troco – que será implementado ainda este mês de novembro desse ano. E o PIX Saque, que também será implementado no mesmo mês!  

A agilidade e facilidade do serviço trouxe mais segurança para as transações bancárias! Entre os meses de janeiro e julho desse ano, houve queda no registro de boletins de ocorrência. Em números, cerca de 40% menos boletins de ocorrência relacionado ao mesmo período de 2020. Por isso, visando a segurança total dos brasileiros, o BCB limitou as operações feitas entre as 20h e 6H.  

Outras medidas de segurança 

Além do limite nas transações, os usuários podem usar o PIX como forma de pagamento sem a utilização de cartão. Assim como, você poderá escolher o bloqueio da transação para análise de risco, caso haja desconfiança sobre a operação em questão. Assim, cabe ao banco informar os usuários os detalhes da retenção. Outra medida muito importante, está no controle de contas suspeitas, onde as contas denunciadas pelos usuários podem entrar para a lista do Diretório de Identificadores de Contas Transacionais- DICT.  

O serviço de pagamento, traz para todos os seus usuários a possibilidade de consultar a lista das contas denunciadas para prevenir fraudes. Esse serviço possui o objetivo de reduzir os crimes envolvendo essas contas em outras modalidades de pagamento.  

O compartilhamento de informações, estabelece que empresas de pagamentos eletrônicos compartilhem as transações dos seus usuários com autoridades de segurança. Portanto, as contas que podem conter transações suspeitas com consideradas atividades criminosas poderão ser averiguadas de perto pelas autoridades!  

Modalidade de pagamento PIX 

PIX com pagamento “offline”
Fonte: PIX

Através da Modalidade de pagamento PIX, você poderá fazer pagamentos sem o cartão de crédito, por exemplo. De fato, o pagamento em tempo real trouxe praticidade e segurança para os usuários do PIX, além do Brasil, outros países como na China cerca de 84% da população já usa o celular para realizar os seus pagamentos desde o lançamento do PIX. 

Nesse cenário, o sistema de pagamento em tempo real funciona todos os dias da semana! Sendo assim, qualquer pessoa ou empresa que possuam uma conta do seu banco pode usar o PIX para fazer os seus pagamentos. Desse modo, para empresas e pequenos empresários brasileiros existe a conta Pessoa Jurídica, desse modo, você poderá separar os ganhos da sua empresa com a sua vida pessoal. 

Para ter acesso a tudo isso, basta abrir uma conta ou caso sua instituição financeira disponibilize o serviço PIX. Basta criar a sua chave, você poderá o seu número de telefone, E-mail ou CPF. Porém, se você tiver mais de uma conta e quiser usar o PIX basta cadastrar uma chave diferente! 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida. 

Copywriter / Redatora publicitária Especialista em Economia, Investimentos e finanças. Sua maior paixão é contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas!