Devido ao atraso no início da modalidade de pagamento por WhatsApp, a rede social Meta que era conhecida como Facebook deixará de fornecer o serviço ao setor varejista para as vendas de final de ano. Ou seja, na Black Friday que é uma data muito importante para as vendas do setor e no Natal!
Segundo o presidente da Meta, antigo Facebook o pagamento de serviços e produtos através do aplicativo WhatsApp será liberado pelo BCB apenas no ano que vem. Ainda segundo, Conrado Leister, essa modalidade de pagamento segue no planejamento da empresa.
Porém apenas para o ano de 2022, o início dessa opção irá depender da agenda de alguns órgãos reguladores que trabalham em conjunto com a rede social e do Banco Central.
Nesse contexto, a modalidade de pagamento por WhatsApp começou a funcionar no país no ano passado. No entanto, esse serviço criado para beneficiar os usuários do app foi suspenso pelo BCB. Pois, segundo a instituição a modalidade precisava passar por uma avaliação.
Visto que, o aplicativo foi alvo de golpes nos últimos anos, por isso, o Banco Central precisa avaliar se de fato o pagamento por WhatsApp é realmente seguro.
Sendo assim, a modalidade de pagamento por WhatsApp deverá funcionar primeiramente com cartões de débito. Desse modo, o pagamento será semelhante a uma transferência bancária.
Assim, no ano que vem quando a modalidade deverá funcionar normalmente a opção de pagamento por crédito será aceita.
WhatsApp Pay
No mês de maio, o Facebook anunciou o lançamento do serviço WhatsApp Pay para o pagamento via aplicativo de mensagens entre pessoa física, sem taxas adicionais.
Logo, esse novo recurso teria sido aprovado pelo Bacen um mês antes. Contudo, após esse atraso o Facebook não poderá oferecer tal serviço ao setor varejista para as vendas que tendem a ser mais intensas no período Black Friday e no Natal.
Nesse sentido, alguns dados da rede social revelaram que o aplicativo de mensagens é o canal de compras de aproximadamente 60% dos brasileiros que não costumam fazer as suas compras em plataformas on-line em aplicativos ou sites mais antigos. Portando, o smartfone será o dispositivo mais usado para as compras on-line no final desse ano.
Tendo em vista, que o celular será o dispositivo mais usado por cerca de 77% dos brasileiros, segundo uma pesquisa feita pelo Facebook. Ao contrário do ano passado, quando apenas 53% dos brasileiros usavam o dispositivo para fazer compras on-line.
Vale ressaltar que, aproximadamente 44% da população poderá fazer as suas compras utilizando os seus computadores e apenas 41% em lojas físicas. Com a chegada da pandemia, a tendência das compras pela internet se tornou uma realidade confortável para muitos brasileiros.
Compras por redes sociais
Nesse sentido, com o avanço da tecnologia cada vez mais plataformas e lojas online surgem no país. Ainda segundo o presidente do Facebook no Brasil, mais de 54% dos brasileiros passaram a utilizar as plataformas mais famosas da empresa que são: o Instagram e o Facebook que agora se chama Meta para fazer as suas compras.
Boa parte desses consumidores descobrem novas marcas, através dessas duas redes sociais tão importante atualmente. Portanto, se você deseja ter uma empresa online precisa preencher alguns desses requisitos básicos como: chamar atenção do seu público-alvo, ser relevante nas pesquisas de ambas as redes sociais e por fim associar as suas vendas com entregas mais rápidas para conquistar o seu público-alvo.
Além disso, é necessário gerar uma receita com alguns anúncios importantes sem ferir a privacidade dos seus clientes. Ou seja, dos usuários, esse é o principal desafio para as marcas que possuem uma conta no Facebook. Vale ressaltar que, ao final de 2021 será o primeiro com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD em vigor no Brasil.
Modalidade de pagamento por WhatsApp
A modalidade de pagamento por WhatsApp ou o WhatsApp Pay como os seus usuários costumam chamar, possui as mesmas facilidades que o aplicativo possui para o envio de fotos, por exemplo. Com a implementação dessa modalidade de pagamento, o celular passará a ser o principal dispositivo para que os seus usuários façam compras nas plataformas online.
Durante esse período de pandemia, a tecnologia e esse tipo de pagamentos que são feitos através do celular virou tendência em outros países e aqui no Brasil não foi diferente. Segundo o presidente do Facebook, cerca de 74% dos brasileiros utilizam com frequência as suas contas no Instagram e Facebook. Desse modo boa parte desses usuários descobrem novas marcas.
Portanto, essa modalidade de pagamento deverá trazer tanto para os usuários do aplicativo, como para os empresários agilidade, comodidade e segurança. Desse modo, investir em anúncios relevantes será importante para fazer novos clientes e fazer mais vendas, usando o WhatsApp Pay como pagamento.
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