10%15%20%25%30%35%40%45%50%55%60%65%70%75%80%85%90%95%100%

Nova ferramenta do Banco Central: dinheiro esquecido em bancos! 

Nova ferramenta do Banco Central informa valores esquecidos nos bancos. Fique por dentro!

Banco Central
Fonte: Banco Central

Visando movimentar a economia do país, a nova ferramenta do Banco Central lançada recentemente informa aos correntistas dos bancos brasileiros valores que foram esquecidos. Assim, os brasileiros devem utilizar o Sistema Valores a Receber para saber se existe alguma quantia esquecida para resgatar!

Nesse sentido, cerca de 8 milhões de brasileiros já solicitaram essas informações, portanto, desde o mês de fevereiro as remessas solicitadas já foram informadas aos correntistas. Desse modo, após solicitar o serviço será necessário esperar o contato do banco para saber se há possibilidade de resgate ou não. 

Então, caso haja algum valor esquecido a nova ferramenta do Banco Central informará ao correntista. Sendo assim, com essa confirmação será necessário informar ao banco mesmo que você não tenha mais conta, basta informar o desejo de fazer o resgate do valor esquecido. 

Vale ressaltar que, a nova ferramenta do Banco Central foi lançada, depois que o Banco fez um levantamento dessas contas. Algumas contas não permanecem ativas, mas, por algum motivo elas deixam de servir aos seus usuários. Portanto, o lançamento da nova ferramenta do Banco Central tem como objetivo incentivar a movimentação dessa quantia.  

Site exclusivo 

Quando foi lançado no mês de janeiro, a plataforma logo parou de funcionar tendo em vista a quantidade de acessos passaram do limite. Então, o BCB resolveu relançar um site exclusivos. Assim, os correntistas que têm acesso ao site possuem algum valor disponível para o resgate. Desse modo, no passo seguinte será necessário informar uma conta corrente para que a transação seja efetuada. Caso você deseje, existe a possibilidade de informar a sua chave PIX, falaremos mais sobre esse quesito ao longo do artigo. 

Nesse sentido, caso algum valor seja detectado pela ferramenta você receberá uma notificação por e-mail ou qualquer outro meio informado. Então, em seguida uma data deverá ser informada para que a transferência desse valor deverá ser informada. Vale ressaltar que, as transferências não possuem taxa adicionais. 

Segundo informou o banco central, essas transações serão realizadas por remessas, ou seja, os valores serão retirados conforme as datas indicadas. Nesse contexto, os brasileiros devem acessar o site e informar o CPF. Com a informação de que existe algum valor para disponível o próprio sistema vai informar, assim, basta esperar a data para fazer o resgate. Simples, não é? 

Cuidado com fraudes! 

Esteja atento a possíveis golpes, os golpistas estão sempre atentos a informações financeiras. Logo, antes passar algum tipo de informação sobre os seus dados pessoais ou bancários verifique as fontes desse contato. Pois, o Banco Central não envia Links por e-mail, do mesmo modo que não contata pessoas para confirmar dados. 

Além disso, ninguém está autorizado a entrar em contato sobre essa ferramenta, o BCB não pede valores de natureza alguma para correntistas. Portanto, não clique em links suspeitos por SMS, e-mail, aplicativo telegram que geralmente é usado para negócios. Verifique a sua caixa de spam sempre que for possível, consulte à informação antes de abrir esses e-mails.  

Ainda nesse sentido, a ferramenta permite que apenas uma pessoa acesse o sistema para fazer o resgate de valores esquecidos. Sendo assim, ao receber as informações você deverá informar uma conta corrente para fazer a transferência ou a sua chave PIX. No entanto, você deverá informar apenas a chave PIX jamais informe seus dados ou senha. É golpe! 

Nova ferramenta do Banco Central 

Banco Central
Fonte: Google

Com o lançamento dessa nova ferramenta do Banco Central, os brasileiros poderão fazer consultas de possíveis valores que podem estar esquecidos em contas correntes antigas. Ainda segundo o banco central, cerca de 79 mil pessoas poderão fazer o resgate dessas quantias. No entanto, é necessário tomar algumas precauções com relação a golpes, isso quer dizer que não há necessidade de informar os dados para bancos ou para o banco central.  

Assim como mencionei antes, a nova ferramenta foi lançada, depois que o Banco fez um levantamento dessas contas. Algumas contas não permanecem ativas, mas, por algum motivo elas deixam de servir aos seus usuários. Portanto, o lançamento da nova ferramenta do Banco Central tem como objetivo incentivar a movimentação dessa quantia. Além disso, os bancos poderão encerrar essas contas que permanecem ativas, mas não rendem mais! 

Por fim, com esse incentivo o banco central espera manter à economia do país aquecida. Afinal, ainda estamos atravessando uma crise e com à inflação oscilando muitos economistas permanecem preocupados com alguns setores importantes do país. Contudo, apesar de alguns resultados negativos o cenário possui muitas chances de voltar ao que era um ano antes da pandemia chegar no país.  

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.