O momento é de inovação e o cenário de trabalho é a distância virtualmente. Levando em conta nosso cenário atual, o trabalho home office aumentou e a liderança híbrida precisou se ajustar com a nova maneira de trabalho. Sobretudo, a nova forma de comunicação. Visto que, em meio a pandemia do covid-19 o trabalho e muitas empresas precisaram se moldar.
Inclusive: gestores e líderes se adequarem de maneira rápida e eficaz, criando estratégias de comunicação para continuar o trabalho em equipe. A nova forma de liderança vem ao mesmo tempo, fazendo a empatia no relacionamento com o próximo ainda mais necessária. Desse modo, e com circunstâncias desafiadoras, foi juntado forças e surgiram novos começos, novos meios, novos caminhos.
Logo, a maneira de gestão foi determinantemente alterada, obrigando não só os líderes. Mas a equipe como um todo a se adequar com os diferentes meios de comunicação e o trabalho com mais amplitude da tecnologia.
Assim, o líder é o exemplo para ser seguido. Portanto, com o novo cenário de trabalho, veio com a necessidade requerer mais trabalho na liderança híbrida do já tinha nas funções presenciais.
Além de não ter aquele contato diário pelo corredor com os colegas ou as conversas em torno de uma mesa. Por isso, se faz necessário que de alguma maneira os profissionais tenham auxílios. Sobretudo, é necessário ter orientação a seguir, o líder que conduz a equipe, alguém como exemplo para impor novas regras e condutas.
A comunicação na liderança híbrida
Bom, são muitas as dúvidas de quem precisou mudar todo sistema e rotina de trabalho. Pois, é no líder que se vê a equipe e vise e versa. Dessa forma, as atitudes e comportamentos do novo ambiente de trabalho estão sendo modificados ao novo sistema de trabalho e espelhados pela equipe. Com atitudes como: gerenciamento do tempo, ligar ou não a câmera, ou mandar mensagem fora do horário de trabalho.
É essencial que no novo ambiente de trabalho e na liderança híbrida, a comunicação e a criação de conexões. Em especial onde haja departamentos mais distantes e clientes mais afastados. Por isso, a uma grande importância de ouvir, para entender, redobrar a atenção à pessoa além do profissional, pois, a rotina já traz essa necessidade. Logo, torna tudo mais produtivo e o trabalho é concluído de acordo com o esperado de cada profissional.
Com a pandemia do covid-19 houve mudanças, renovação de equipes, novos cargos assumidos e novos colaboradores que passaram a ser líder, quando a liderança híbrida também aumentou. Visto que, esses novos líderes vêm assumindo sem conhecer muitas de suas equipes.
As responsabilidades e cargos vêm se adaptando com o diálogo, a compreensão e a dinâmica da tecnologia. O principal aliado é sem dúvida nem uma comunicação, essa eficácia para avançar os novos desafios e a equipe na mesma sintonia.
Todas as dúvidas, necessidades e reuniões feitas pelo sistema virtual, nunca se fez tão necessário a empatia e comunicação, né verdade? Nada melhor que saber dialogar.
Bem-estar e produtividade
Algumas pesquisas realizadas mostram que o trabalho se tornou mais produtivo e cumprir as funções de casa deixou muitos colaboradores se sentirem melhor e mais confortáveis. Outras pesquisas também apontaram que muitas empresas que aderiram ao trabalho remoto. Portanto, em meio a pandemia não tiveram queda na produtividade com a mudança do ambiente de trabalho e a liderança híbrida.
Muitas empresas foram obrigadas pela pandemia do covid-19 a reformular a forma de trabalho para continuar produzindo ou prestando serviços básicos essenciais. Logo, os gestores, assim como colaboradores, tiveram que se adaptar e aprender demais áreas para poder trabalhar de home office. Assim, o conforto do lar e não precisar se locomover, pegar trânsito concluiu que por um lado foi benefício.
Mas a liderança híbrida não é igual ao profissional híbrido, no caso, home office.
A liderança híbrida tem que cumprir o horário igual os seus colaboradores. No entanto, ele precisa estar disponível e flexível. Pois, suas funções não terminam quando o horário da equipe acaba, por ter que aderir demais conhecimentos para ajudar os colaboradores acabam estendendo seu horário.
Vantagens e desvantagens
Há as vantagens e desvantagens, na liderança híbrida. Assim como no acontece no trabalho normal. Desse modo, muitas empresas no início da pandemia optaram por este como a melhor das opções. Dessa forma, optar pelo estrutural e pela sociabilidade quanto a independência e flexibilidade. Além disso, diminuição de atraso, segurança, redução de custos e muitos tiveram ganhos na saúde.
Contudo, por outro lado, o liderar a distância, tem por desafio: manter as atividades da equipe estabelecer relações e confiança. Além disso, dependendo do retorno, isto pode acabar em trabalho individual e acarretando sobrecarga. Por isso, é de grande importância o entrosamento. Ainda, somado ao diálogo, para manter a comunicação gerando um ciclo de união da equipe e conscientização de maturidade geral.
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