10%15%20%25%30%35%40%45%50%55%60%65%70%75%80%85%90%95%100%

Novas regras para empresas de telemarketing entram em vigor esse ano! 

Nesse artigo, você vai entender como deverá funcionar as novas regras para empresas de telemarketing. Confira!

Novas regras para empresas de telemarketing
Fonte: Google

Recentemente, as novas regras para empresas de telemarketing entraram em vigor. Ou seja, a partir de agora essas empresas deverão utilizar os números de telefone para fazer ligações com o prefixo 0303. Desse modo, os consumidores terão a opção de aceitar ou não a chamada. 

Nesse sentido, desde que as novas regras passaram a valer apenas 324 códigos estão cadastrados junto a Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel. Segundo alguns especialistas a criação dessas regras são relevantes. Pois, a Anatel recebe constantemente reclamações relacionadas esse tipo de serviço.  

Com as novas regras para empresas de telemarketing, as empresas desse setor estão investindo na implementação das novas regras.

No entanto, a adoção das novas regras ainda está no início, isso quer dizer que a utilização do prefixo ainda não se tornou obrigatório. 

Assim que as novas regras para empresas de telemarketing passarem a ser obrigatórias, todas as empresas deverão usar o prefixo para fazer as suas chamadas.

Vale ressaltar, que algumas dessas companhias começaram pela rede móvel. Apesar disso, boa parte dos serviços de telemarketing no país oferecem serviços através da telefonia fixa.

Quer saber mais? Permaneça conosco e entenda!

Implementação  

Nesse sentido, o prazo para a implementação das novas regras termina em dois meses. Então, a agência responsável pela regulamentação das novas regras não possui dados para avaliar quantas empresas de telefonia já usam as novas regras. Ou seja, ainda não há como verificar se ativação do código para os serviços de telefonia móvel.  

Vale ressaltar ainda que, boa parte das companhias de call center utilizam a telefonia fixa para se ajustar às mudanças. Segundo alguns consumidores informaram, desde que as novas regras passaram a valer a quantidade de chamadas diminuiu.  

Mas nem tudo são flores, pois a quantidade de chamadas realizadas por telefones fixos aumentou consideravelmente. Ainda nesse contexto, não existem registros de chamadas com o prefixo 0303, mesmo com os consumidores bloqueando alguns números utilizados para oferecer serviços de produtos não solicitados! Vale lembrar ainda, que costuma ser uma alternativa muito usada entre os consumidores para não serem perturbados constantemente. 

Penalidade 

As novas regras estão em fase de implementação, portanto, o porta voz da Anatel informou que o órgão ainda não tem condições de avaliar. Assim como, não conseguem informar quantas formações numéricas iniciadas com o prefixo 0303 serão obrigatórias. Além disso, a identificação se tornará obrigatória para todas as chamadas, isso quer dizer que as chamadas para telefones fixos deverão usar o prefixo para oferecer os produtos e serviços.  

Vale lembrar que, essas regras foram estabelecidas para que a Anatel tivesse como identificar se as empresas de telemarketing contatam os seus clientes por telefone móvel ou fixo. Assim sendo, o código tem a responsabilidade de identificar as chamadas das empresas de telemarketing que está prevista no Ato de nº 10.413, criado no mês de novembro de 2021. A finalidade dessa medida é de reduzir a quantidade de ligações indesejadas para os consumidores.  

Pois, a Anatel recebe reclamações constantes dos consumidores relacionadas ao número de chamadas indesejadas. Ainda segundo a norma, as empresas que operam em empresas de telecomunicações devem permitir que os seus clientes possam identificar as chamadas. Assim, eles decidem se querem atender a chamada ou não, ou seja, as novas regras foram criadas para que a Anatel analise se essas medidas estão sendo compridas! 

Novas regras para empresas de telemarketing 

Novas regras para empresas de telemarketing
Fonte: Google

Assim como mencionei antes, as novas regras para empresas de telemarketing entraram em vigor. Isso quer dizer, que a partir de agora essas empresas deverão utilizar os números de telefone para fazer ligações com o prefixo 0303! Para que os consumidores poderem escolher se de fato querem ou não atender essas ligações. 

Desse modo, o prazo para a implementação das novas regras termina em dois meses. Então, a agência responsável pela regulamentação das novas regras não possui dados para avaliar quantas empresas de telefonia já utilizam as novas regras. Para alguns especialistas a criação dessas regras são relevantes. Pois, a Anatel recebe constantemente reclamações relacionadas esse tipo de serviço. 

Por fim, é importante ressaltar que a adoção das novas regras ainda está no início, desse modo, a utilização do prefixo ainda não se tornou obrigatório. Ainda nesse contexto, a identificação se tornará obrigatória para todas as chamadas, isso quer dizer que as chamadas para telefones fixos deverão usar o prefixo para oferecer os produtos e serviços.

O código tem a responsabilidade de identificar as chamadas das empresas de telemarketing que está previsto no Ato de nº 10.413, criado no mês de novembro de 2021. 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.