Infelizmente os golpistas a cada dia lançam uma nova estratégia de aplicar golpes e ganhar dinheiro através de práticas criminosas sem nenhum receio de prejudicar as pessoas de bem. Desta vez, o novo golpe, chamado “troca de maquininha”, tem como alvo os lojistas, e já causou prejuízos enormes em diversos estabelecimentos pelo Brasil.
Por isso, no texto de hoje, preparamos um conteúdo especial, trazendo todas as informações sobre o que é, como funciona e como os alvos desses bandidos podem se prevenir contra mais esse golpe. Portanto, continue a leitura conosco nos blocos a seguir, saiba todos os detalhes sobre o golpe e compartilhe com outras pessoas que também precisam ficar atentas!
Conheça o novo golpe
Um novo método para aplicar golpes já está sendo aplicado em diversas regiões do Brasil. Estamos falando da “troca de maquininha”, o novo golpe desenvolvido por criminosos, com o objetivo de faturar dinheiro através de uma fraude que, de forma enganosa, desvia todo o faturamento de uma loja, ou estabelecimento comercial, para a conta de bandidos.
Na prática, os bandidos se passam por funcionários das empresas que fornecem maquininha de cartão, e realizam a troca do equipamento original por outra máquina idêntica, sem que o responsável desconfie que está, na verdade, caindo em um golpe. Ou nem isso. Os bandidos também costumam se passar por clientes e realizarem a troca da máquina aproveitando um momento de distração do funcionário, na hora do pagamento.
O problema é que na maquininha deixada pelo golpista os valores transacionais são encaminhados para outra conta que não é a do estabelecimento, no caso tudo o que a maquininha recebe, cai direto na conta do golpista. Além disso, muitas vezes, demoram dias até que o responsável financeiro se dê conta de que há algo de errado, o que pode causar grandes prejuízos.
Veja como agem os golpistas
O novo golpe que troca a maquininha de cartão conta com todo um planejamento para que ninguém desconfie de nada. Primeiramente, é feita uma avaliação no estabelecimento visado para a fraude. Para isso, um dos golpistas visita a loja e observa como é o seu funcionamento, atentando-se para detalhes específicos para o momento da troca.
Por exemplo, quais os modelos de maquininha de cartão são utilizados; se há um sistema de segurança em funcionamento, como câmeras, e onde elas estão localizadas; e se o local conta com a presença de seguranças. Para isso, é possível que o golpista até mesmo consuma algo no estabelecimento, e realize o pagamento normalmente, como qualquer outro cliente.
Desta forma é possível identificar também mais detalhes da maquininha utilizada, e como é a dinâmica do estabelecimento na hora do pagamento da conta. Depois, a partir das informações colhidas, os golpistas analisam se é possível realizar o golpe, e fazem um planejamento, calculando até mesmo a melhor posição para concretizar a ação criminosa.
Planejamento do novo golpe da maquininha de cartão
Como parte do planejamento do novo golpe da maquininha de cartão, os golpistas costumam escolher o horário de maior movimento do estabelecimento para realizar a ação criminosa, como uma estratégia para diminuir as chances de chamarem atenção ou de serem descobertos antes de concluir o golpe.
Também vale ressaltar que os principais alvos dos bandidos que aplicam esse tipo de golpe são os estabelecimentos comerciais que contam com diversas maquininhas de cartão, e que costumam levar a máquina até o cliente para que o mesmo realize o pagamento. Como por exemplo posto de combustíveis, restaurantes e bares.
Dicas para evitar o novo golpe da maquininha
Para evitar o novo golpe da maquininha de cartão, é importante que a empresa realize um treinamento incluindo todos os colaboradores que manuseiam as maquininhas e recebem pagamentos. Durante o treinamento, que pode ser uma pequena reunião por turnos ou setores, será importante ressaltar os seguintes pontos:
- Atenção máxima ao entregar a maquininha para o cliente efetuar o pagamento, evitando qualquer tipo de distração.
- Jamais deixe a maquininha sozinha com o cliente, sem a presença de um colaborador do estabelecimento.
- Nunca coloque a máquina de cartão em local de fácil acesso dos clientes, sem supervisão de um funcionário.
Também vale adotar algumas dicas como conferir sempre os dados que aparecem na tela da maquininha, por exemplo. Além disso, no caso de posto de gasolina, peça para que o cliente abaixe o vidro na hora do pagamento, evitando que a máquina fuja da sua vista. E por fim, personalize as maquininhas com um adesivo exclusivo, por exemplo, para que dificulte a ação dos bandidos.
Acompanhe de perto!
Vale lembrar que a guarda das maquininhas de cartão é uma responsabilidade do estabelecimento. Por isso, as empresas das maquininhas não se responsabilizam pelos prejuízos causados por este tipo de golpe. Portanto, acompanhe de perto o resumo das transações realizadas, a atuação da sua equipe, e esteja sempre atento a qualquer movimentação estranha no seu estabelecimento.
Gostou dessa leitura? Você pode conferir outros artigos interessantes relacionados aos negócios e às finanças, aqui no nosso blog. Então, aproveite nossas dicas financeiras e compartilhe este e os demais conteúdos com seus amigos e parentes através de suas redes sociais. Afinal, a divulgação é importante para continuarmos mantendo você sempre atualizado.