O PIX abriu um verdadeira disputa entre as instituições financeiras do país. E isso aconteceu em todos os setores; tradicionais e digitais.
A estratégia do BC – Banco Central, em implementar o “open banking”, tem ditado uma nova disputa entre os bancos.
Assim, com a liberação do cadastro de chaves PIX no início do mês. Precisamente no dia 06, os bancos abriram uma disputa para garantir o acesso e ainda seus clientes na instituição.
Dessa forma, os banco tradicionais tiveram a grande missão de incluir seus clientes nesse novo modelo de transações financeiras.
Sendo assim, nessa corrida até o lançamento oficial que acontece em Novembro. Todos os bancos – digitais e físicos, buscaram incluir o máximo de pessoas no sistema.
Porém, isso não é se tornou uma tarefa fácil para a maioria das instituições.
Por isso, nosso blog abriu esse espaço para falar sobre a divulgação do BC na última sexta (16) sobre os números de cadastro. Assim, não perca tempo e leia a matéria a seguir.
Sobre a divulgação do relatório do BC
Após a abertura oficial do cadastramento das chaves PIX. O BC decidiu apresentar um relatório com os dados de movimentação dos 10 de cadastramento. Dessa forma, o relatório demonstrou que cerca de 34 milhões de chaves já foram cadastradas.
Ainda, indicou o número exato de cadastro por cada instituição bancária. Dessa forma, no “rankling” de cadastro as fintechs demonstraram ser mais ágeis que os bancos tradicionais. Sendo assim, a Nubank conquistou cerca de 24% do clientes cadastrados nos últimos 10 dias.
As Fintechs e o PIX
Assim, as Fintechs demonstraram superioridade aos instituições tradicionais. Ou seja, os bancos digitais conseguiram juntos cadastrar mais clientes que os tradicionais.
Sendo assim, juntas as empresas apresentaram pouco mais de 60% no número de chaves cadastradas. Assim, as empresas demonstram que não vieram para perder. Neste rumo, só o Nubank conquistou o incrível número de 8 milhões de clientes.
Sendo assim, uma empresa que apresenta apenas 5% de market share, hoje tem uma vantagens imensa sobre os cartões de crédito no país. Além disso, o roxinho não foi o único a se dar bem nessa rodada.
Ainda, na segunda colocação e terceiras outras fintechs demonstraram seu poder de conquista. Assim, o Mercado Pago entrou na fila pela disputa e cadastrou cerca de 4,7 milhões de clientes.
Por outro lado, a Pagseguro não quis ficar de fora e colocou cerca de 4,3 milhões de clientes no novo sistema PIX. Dessa forma, os banco digitais demonstraram uma melhor capacidade de gerenciar seus dados e clientes.
Os Bancos tradicionais e o PIX
Os bancos tradicionais não ficaram para trás. Contudo, não demonstraram uma agilidade maior que os digitais. Assim, segundo o relatório do BC, bacos tradicionais, por exemplo, Caixa, Banco do Brasil, Bradesco e Itaú não ocuparam as melhores posições.
Assim, os quatro maiores bancos do Brasil ocuparam lugares que não eram esperados. Dessa forma, a Caixa demonstrou que cadastrou cerca de 2,5 milhões de clientes. Ainda, o Banco do Brasil confirmou o cadastro de quase 2,2 milhões.
Sendo assim, o Bradesco, em primeiro lugar entre os tracionais, cadastrou pouco mais de 3,7 milhões. Ainda, por fim, o Itaú atingiu a marca de 1,7 milhões de clientes.
Os bancos tradicionais não foram os únicos a demonstrarem um baixo índice de cadastro. O relatório apontou que várias fintechs não conseguiram responder ao resultado esperado.
Assim, empresas como, por exemplo, Banco Inter, PicPay. Ainda, na categoria tradicional, o Santander demonstrou que seu SX não ajudou. Dessa forma, o Inter ocupou a 10 posição no ranking de cadastro com apenas 890 mil.
Além disso, o PicPay não conseguiu cadastrar mais de 1,1 milhões. E ainda, que o Santander tenha criado sua própria plataforma para agregar aos serviços. Sendo assim, o banco não obteve a resposta esperada. Conseguiu cadastrar apenas 1,6 milhões de clientes.
O Nubank e o PIX
O Nubank já estava se preparando para o cadastro em massa das chaves.
Sendo assim, o banco digital investiu na oferta de cadastro. E assim, laçou uma promoção “Tem WOW Nesse PIX”. Dessa forma, a empresa passou a ofertar sorteios para seus clientes que efetuarem o cadastro de suas chaves PIX.
Por fim, o Nubank garantirá até 50 mil para os clientes cadastrados e que efetuarem transferências via PIX durante a promoção. Além disso, são prêmios de até 20 mil reais.
Gostou do artigo? Compartilha com seus familiares, amigos e em suas redes sociais. Logo depois acessa ao artigo sobre a promoção “Tem WOW Nesse PIX” aqui em nosso blog.