10%15%20%25%30%35%40%45%50%55%60%65%70%75%80%85%90%95%100%

“Eu não sei”, descubra o poder da frase.

Se pensa que admitir não saber de algo é sinônimo de fraqueza, esqueça isso. Para saber mais continue lendo aqui.

o-poder-de-dizer-eu-nao-sei
Fonte: Google

Com a chegada da era digital o mundo parece se desenvolver na velocidade da luz, nesse ritmo as coisas parecem mudar em um piscar de olhos. Por isso, temos a sensação de estarmos prontos e sabendo de tudo, não é? Assim, confessar: eu não sei sobre determinado assunto parece rotular você como uma pessoa desprovida de interesse ou inteligência.

Diante disso, as pessoas podem julgar você uma pessoa desinformada, fora da realidade ou mesmo desprovida de interesse em aprender algo. Nesse contexto, você pode acabar criando um bloqueio para outras perspectivas de aprendizado e até causar problemas mais sérios. Portanto, se posicione de maneira diferente, distante dessa realidade.

Uma vez que, dizer: “eu não sei” é algo comum e muito mais inteligente do que você pensa. Afinal, é quase impossível saber e dominar TUDO na era em que vivemos, já que tudo muda o tempo inteiro e muito rápido.

Por isso, não caia nessa balela, para não dizer “arapuca”, em não assumir que não domina ou não conhece determinada tarefa ou assunto.

Logo, diante desses entraves e pensando nas oportunidades que você pode conquistar dentro de uma empresa, nova ou na atual, nossos especialistas trouxeram algumas dicas para você superar o medo em admitir “eu não sei”. Sendo assim, separamos 03 razões para que você possa admitir sem culpa, por isso, continue lendo o nosso artigo.

Veja agora!

Abra sua mente e mostre capacidade intelectual

Com certeza você já deve ter compreendido que apesar do conhecimento adquirido em sua formação profissional não responde todas as perguntas. Tampouco, te ajuda em algumas questões pontuais, portanto, “adaptação” é palavra-chave para superar a era digital. Sendo assim, aguce seu extinto crítico e de comunicação, pense e olhe para outros cenários que aqueles cômodos e habituais.

Desse modo, você passará a se comunicar com outras pessoas e buscará compreender suas áreas e suas atividades. Nesse ritmo, em passos curtos, dizer eu não sei parecerá mais suave e menos notado pelas outras pessoas. Uma vez que você estará diante um cenário novo e de aprendizado – curioso, algo que deixa as pessoas mais abertas e compreensivas a ensinarem o que sabem.

Em contrapartida a habilidade de comunicação intersetorial trará os olhares de superiores, que focaram na sua capacidade de dar conta do que vir. Já que você demonstrara proatividade e comunicação com as mais diversas pessoas.

Eu não sei! Diga sem medo

Agora que você por onde começar a sua jornada para o aprendizado no uso do “eu não sei”, chegou o momento de falar isso sem medo. Portanto, quando pensar em dizer “eu não sei” nunca conclua a frase com a última palavra “sei”. Compreenda que ao concluir com a palavra você acaba deixando a sensação de “conformismo” com a sua limitação sobre o assunto.

Por isso, vá na contramão do esperado, quando você disser: “eu não sei” em seguida já engate o complemento da frase com “e vou procurar saber sobre o assunto”. De maneira que, você se coloca no polo ativo da conversa e se posiciona positivamente para quem houve a frase e traz uma sensação de emprenho e capacidade de aperfeiçoamento.

Desse modo, busque aconselhamento de alguém do departamento que já exerce a atividade ou desempenha a função. Entretanto, se o assunto for além do trabalho, pesquise, busque estatística e dados para afirmar as pontuações sobre o assunto.

Abuse do seu emocional, fortifique-o

o-poder-de-dizer-eu-nao-sei
Fonte: Google

É comum o sentimento de insegurança nas pessoas que admitem que não sabem sobre determinados assuntos. No entanto, a honestidade fortalece o emocional de qualquer pessoa, já que traz um sentimento de paz e firmeza naquilo que está dizendo. Portanto, ao assumir sua “ignorância” sobre algum assunto demonstra firmeza mental e intelecto.

Além de inspirar outras pessoas e tornar o ambiente mais confortável para que outras pessoas assumam o mesmo. Sendo assim, ao assumir que você não sabe algo, não só contribui com seu crescimento profissional como amplia os aspectos de interação com seus colegas e equipe.

Já que o estigma não é apenas seu, mas de uma sociedade que não sabe se posicionar “despreparada” sobre algo. Por fim, nutra seu ambiente profissional com segurança e confiança, mas abra os caminhos para uma conversa mais direta e suave, sem críticas ou represálias.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.