O transtorno dos consumidores compulsivos caracterizado pela compulsão de comprar é uma doença que atinge cerca de 3% das pessoas ao redor do mundo. Ela é marcada pelos gastos compulsivos, na maioria das vezes, destinados a coisas supérfluas. Consumidores compulsivos são pessoas que se lançam nas compras, muitas delas desnecessárias, sem chegar a usá-las nem ter lugar para guardá-las.
Ou seja, esses consumidores compram para se distrair, preencher um vazio ou fugir de uma situação na qual se sentem presos. A compulsão por compras gera prejuízo financeiro e desgaste psicológico. Alguns sintomas da compulsão por compras incluem pensamentos constantes sobre compras, consumir para aliviar sensações ruins, perder o controle do tempo enquanto faz compras e gostar de ir às compras sozinho para evitar repreensão.
Importante saber!
A prevalência do transtorno dos consumidores compulsivos pode variar de 2% a 8% da população geral. Em amostras clínicas, mulheres perfazem mais de 80% dos consumidores. A Organização Mundial da Saúde – OMS estima que cerca de 8% da população mundial sofre de oniomania ou compulsão por compras. A oniomania pode ser também conhecida como Transtorno do Consumo Compulsivo -TCC e é uma condição crônica que pode acompanhar o indivíduo ao longo da vida.
Os profissionais da área de saúde afirmam que o transtorno dos consumidores compulsivos se trata de um problema de saúde que tem tratamento, não precisa ficar com medo. Segundo psicólogos que estudam o transtorno, os consumidores compulsivos são aqueles pacientes que apresentam esse comportamento e representam 5% da população geral, sendo que ele é identificado com maior frequência nas mulheres.
Principais sintomas da oniomania
Os principais sintomas da oniomania são as compras de forma impulsiva e, na maioria das vezes, de bens supérfluos, além de outros sinais, como comprar itens repetidos, esconder as compras da família e amigos, e mentir em relação as compras.
Entre os sinais desta compulsão, está a compra de itens desnecessários, muitas vezes repetidos. Assim como a compulsão alimentar, o transtorno pelo consumo está associado em descontar tristezas e frustrações em compras. O problema é esses consumidores contraem dívidas que superam o valor que podem pagar, e acabam até mesmo fazendo empréstimos para cobrir gastos com cartões de créditos e cheque especial.
Além dos sintomas que já mencionei, outros sinais e sintomas que podem indicar a oniomania são: comprar itens repetidos; esconder as compras da família e amigos; mentir em relação as compras; recorrer a empréstimos bancários ou na família para compras; descontrole financeiro. Fazer compras com o objetivo de lidar com as angústias, tristezas e preocupações; sentimento de culpa após compras, mas que não impede de comprar novamente.
Ansiedade para a próxima compra
A sensação de que a compra pode ajudar na redução do sentimento de aflição que pode estar ligada a um vazio emocional, e a compulsão por compras pode ter relação com esse vazio, como se comprar pudesse preencher esse vazio e completar algo que está em falta. Comprar pode gerar prazer e recompensa, mas comprar apenas pelo prazer de comprar pode acabar gerando um desconforto emocional ainda maior, como o sentimento de culpa ou um aumento da ansiedade.
A compulsão pelo consumo é um tipo de consumismo descontrolado e irracional, destituído de senso crítico e consciência social, política e ambiental. Nesse sentido, as pessoas têm compulsão pelo consumo e compram produtos ou serviços dos quais não necessitam desses bens supérfluos, o que resulta no acúmulo excessivo de bens e produtos.
Após o desejo desenfreado pelo consumo, a sensação de culpa pós-compra é um dos sintomas da compulsão por compras. Quem lida com o Transtorno de Compras Compulsivas não se sente bem depois que a euforia passa. Portanto, são os sentimentos de culpa e remorso que surgem no horizonte. Como consequência, o ato de comprar pode se transformar em um ciclo vicioso.
Transtorno dos consumidores compulsivos
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o transtorno dos consumidores compulsivos, o hábito de esconder compras é muito comum na sociedade. Segundo uma pesquisa, em cada 10 pessoas, 4 costumam esconder compras de seus parceiros e parceiras. A razão costuma ser evitar brigas. de acordo com pesquisas dos especialistas.
Esconder as compras da família ou guardá-las em casa e fazer de conta que não é de origem própria são sinais de preocupação. Esse comportamento se torna repetitivo se não houver controle e tratamento adequado. O tratamento mais indicado para a compulsão por compras é a psicoterapia, que irá procurar a raiz do problema e, então, a pessoa deixará aos poucos de comprar coisas por impulso.
Os tratamentos incluem o acompanhamento por fármacos como ansiolíticos e antidepressivos, psicoterapias e até um processo de coaching, ministrado por um especialista em finanças pessoais. A terapia cognitivo-comportamental TCC é uma das abordagens mais utilizadas para tratar a compulsão por compras. A TCC ajuda a identificar os pensamentos e comportamentos que levam à compulsão e ensina habilidades para lidar com esses pensamentos e comportamentos.
Gostou desse artigo? Visite e confira as novidades relacionadas ao universo das finanças. Esperamos por você. Memivi.