Os desafios da produtividade e o mito do equilíbrio!

Quer aprender a ser produtivo de verdade e não se render ao mito do equilíbrio? Continue conosco e saiba mais aqui.
Anúncios


Os desafios da produtividade
Fonte: Google

No Brasil é frequente o debate sobre a produtividade humana. Todavia, são tantas receitas e métodos de aplicar ou mesmo superar os desafios da produtividade que você fica até perdido. Entretanto, devemos ressalvar aqueles que tentam e, de fato, conseguem driblar o mito do equilíbrio da vida perfeitamente produtiva. Desse modo, pessoas são engolidas por uma avalanche de coisas e atividades diariamente; compromissos corporativos, reuniões familiares — remotamente, entre outras. 

Enfim, a sensação é que toda a sociedade está vivendo um ciclo apressado de comandos e tarefas. Sem contar que, por vezes esquecemos que o dia possui apenas 24 horas e não 36h, 48h…sem notar, lá se vai uma página inteira da agenda, planner ou calendário eletrônico sem nem saber se daremos conta. Desse modo, a realidade criada é, sem cerimônia, desesperadora e um pânico se torna real por não saber como lidar com a “produtividade”.  

Entretanto, esse desespero pode ser contido, porém, é preciso abdicar de alguns conceitos, ideias e até mesmo costumes. Afinal, aquele hábito corriqueiro, sem a devida observação, com certeza, se torna um vício e nem sempre é o mais saudável. Mas, ser mais produtivo(a) é uma nova tendência do universo social. Por isso cuidado, o excesso de algo sem finalidade ou sem sucesso pode acarretar problemas ainda maiores. 

Por isso, nossa equipe de especialistas decidiu te dar uma força e criou este artigo para impulsionar você a vencer os desafios da produtividade. Ainda, evoluir e acabar de vez com o mito do equilíbrio da vida perfeita e produtiva. Logo, não deixe de acompanhar os tópicos seguintes e compreender mais sobre o assunto. Aprenderemos juntos!

Produtividade não é sinônimo de vida equilibrada

Exatamente! Assim, pensar que vencer os desafios da produtividade é possuir uma vida equilibrada tornou-se um dos piores enganos. Por isso, deixe isso claro em sua mente: vida equilibrada não é ter equilíbrio. Possuir o sentimento de que para ser produtivo é preciso “engessar” o seu dia a dia com cronogramas, horários e/ou regras de trabalho, está errado. 

Por isso, o primeiro passo é compreender suas limitações, afinal todos desempenhamos várias atividades; empreendedores, de esposa, marido, pai, filho, comunitários, trabalhador e vários outros. Assim, nesse amontoado de atividades alheias, quase sempre, esquecemos de cuidar de nós mesmos. 

Entretanto, uma obrigação nos persegue: “a obrigação de dar conta de tudo isso”. Todavia, essa sensação pode ser algo intitulado como; produtividade inversa. Ou seja, quando você empenha seu tempo em algo ou obrigação interminável — já que isso, de fato, não é uma obrigação real. Desse modo, a frustração é a causa do caos e da falta de produtividade. 

Como superar os desafios da produtividade?

Os desafios da produtividade
Fonte: Google

Não é uma tarefa fácil, afinal reconhecer os seus limites e enxergar a soma dos fatores é o primeiro passo para mudar o rumo, mas isso não impossibilita a dedicação e o foco. Sendo assim, elencamos algumas dicas para tornar esse processo mais simplificado. Veja a seguir:

Primeiro passo: avaliar a rotina, de forma rápida pense e anote todas as atividades que são executadas por você. Feito isso, nesse mesmo espaço, após elencar suas “obrigações/papéis”, coloque o necessário para cumpri-las e mantê-las em dia. Em seguida, entenda ser quase impossível manter o equilíbrio perfeito. Assim, sua visão será de que nada pode ser perfeito ou linear. 

Segundo passo: ciente de que a vida não pode manter um equilíbrio perfeito, busque o “balanceamento”. Exatamente, busque priorizar tarefas por grau de facilidade, mais fáceis primeiro, e em seguida, as que exigem mais força e empenho.  Embora não exista uma dose ideal, evite comparar o tempo empenhado para cumprir os papéis, desse modo poderá enfrentar os desafios da produtividade com mais leveza.

Conclusão  

Terceiro passo: evite o desespero! Nada de dar conta de tudo ao mesmo tempo. Por isso, quando possível, além de separar seus papéis por grau de dificuldade, faça a separação por dia, semana ou mês. Afinal, determinar prazos pode parecer complexo, mas não é! Se focar em um papel, trabalhando centrado na sua execução, com certeza, o tempo aplicado será mínimo. 

Logo, determinar seus prazos, por exemplo; ir ao menos uma vez por semana a casa de parente por 1h ou 2h a cada 2 ou 3 semanas, seria mais produtivo do que aguardar um convite ou esperar à vontade chegar. Desse modo, evite o inesperado quanto a suas responsabilidades, antecipe-se a elas. Por fim, evite conversas prolongadas e/ou ligações não rotineiras. Determine alguns minutos para este tipo de atividade. 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *