10%15%20%25%30%35%40%45%50%55%60%65%70%75%80%85%90%95%100%

Pagamento do PIS em 2022: trabalhadores podem sacar a quantia em dobro!

Entenda como será realizado o pagamento do PIS em 2022. Fique por dentro!

Calendário de Pagamento do PIS/PASEP 2022
Fonte: PIS/PASEP 2022

O pagamento do PIS em 2022 será depositado com correções, devido a um erro cometido em 2019. Portanto, cerca de 154 mil profissionais brasileiros devem receber o valor em dobro os depósitos tiveram início no mês de fevereiro.

Segundo um anúncio do Ministério do Trabalho e Previdência esses profissionais podem receber o valor que tem direito em suas contas digitais da Caixa Econômica! 

O pagamento do Programa de Integração Social – PIS é realizado pelas companhias brasileiras aos trabalhadores do setor privado. Quer saber mais? Continue conosco e entenda! 

Correção de 2019 

Nesse sentido, para quem vai receber o benefício é importante identificar se de fato possui o direito de receber o abono de 2019. Pois, os critérios que serão usados nessa correção são os mesmos utilizados para o pagamento do PIS. Então para poder receber os benefícios será preciso: ter trabalhado pelo menos trinta dias seguidos ou não.

Além disso, é necessário ter concretizado a atividade profissional com carteira assinada e ter recebido pelo menos dois salários mínimos. Vale ressaltar que, para poder receber o benefício é necessário estar cadastrado no PIS/Pasep há cerca de 5 anos.

Além desses critérios, o empregador deverá manter os dados do profissional que trabalha para a sua empresa sempre atualizado no eSocial. Do mesmo modo, na Relação Anual de Informações Sociais ou o Rais. Porém, o empregador pode optar por uma dessas alternativas.

Afinal, os aspectos podem mudar de acordo com a categoria da companhia! 

O que pode acontecer com a quantia que não foi sacada em 2019? 

Apesar dos casos apresentados nesse artigo, vale lembrar as quantias esquecidas no abono salarial por boa parte dos brasileiros. Com relação a esse dinheiro, será necessário solicitar junto ao Ministério do Trabalho e Previdência para poder receber o valor esquecido desde 2019. 

Segundo informou o Governo, hoje, são mais de 300 mil abonos esquecidos ou não sacados relacionados ao ano em questão. Portanto, a solicitação em atraso só poderá ser realizada no final do mês de março desse ano!

Contudo, após a reemissão ou requerimento será necessário prestar mais atenção na quantia que será sacada.  Nesse sentido, se este for o seu caso o procedimento de solicitação poderá ser realizado apenas de maneira presencial em uma das unidades do Ministério do Trabalho.

Mas caso você deseje, esse procedimento poderá ser realizado pelo e-mail. Logo, o profissional deverá enviar o pedido ao [email protected]. Antes de acessar o e-mail finalize o artigo, pois este contém informações importantes!

Vale ressaltar ainda que, ao solicitar a quantia esquecida o trabalhador deverá substituir o uf no endereço de e-mail pela SIGLA do seu estado, assim sendo, do estado em que reside! 

Mais sobre o pagamento do PIS/Pasep 

Calendário de Pagamento do PIS/PASEP 2022
Fonte: PIS/PASEP 2022

Bem como você pode perceber, esses são alguns dos critérios mais importantes que os profissionais brasileiros precisam entender para poder receber o benefício do PIS. Nesse contexto, existe o calendário para o pagamento regular daqueles profissionais que devem receber o valor normal do PIS.  

Ainda sobre o pagamento, é importante afirmar que as formas de pagamento do PIS podem variar segundo os profissionais e os seus cargos. Ou seja, existe diferença entre os locais de pagamentos para servidores públicos e trabalhadores que exercem as suas funções na iniciativa privada. 

Por fim, alguns desses profissionais podem receber através do Banco do Brasil sendo que, existem casos Onde os profissionais podem receber o PIS na conta corrente ou digital da Caixa Econômica Federal. Assim como mencionei antes, nesses dois casos existem meios de atender ao recebimento na conta poupança ou corrente e ainda nos terminais de autoatendimento! Para conferir se você tem direito e as datas de pagamento do PIS/PASEP é só clicar no botão abaixo!


Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.