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Pagamentos por aproximação bate recorde de mais de 300%

Descubra como o brasileiro tem utilizado o cartão de crédito na modalidade NFC. Leia mais aqui.

pagamento por aproximação NFC
Fonte: Google

O cartão de crédito tem se tornado um amigo inseparável de muitos brasileiros. Além disso, acabou assumindo a figura de um produto importantíssimo na economia digital. Logo, a sua utilização tem sido ainda mais comum em momentos de pandemia, com isso o pagamento por aproximação tornou-se o maior aliado nas compras físicas.

Mas será que essa realidade é apenas impulsionada pelo Covid-19 ou o consumidor tem optado por tecnologias mais simplificadas e mais práticas? Bem, uma pergunta assim exige uma resposta completo. Por isso, nossos especialistas fizeram este artigo para explicar essa súbita utilização crescente da tecnologia.

Afinal, segundo dados do CNC – Confederação Nacional de Comércio, no ano de 2020 cerca de 300% dos consumidores fizeram uso da tecnologia em suas compras físicas. Ou seja, os usuários optaram pelo pagamento por aproximação para concluir suas transações e pagamentos.

Contudo, o hábito pode ser algo um tanto divergente quanto a segurança na transação e ainda pode causar um certo preconceito na população em massa – principalmente nos consumidores mais conservadores. Desse modo, apesar da liberdade e praticidade no dispensar o usa da senha numérica no terminal de pagamento – POS. O consumidor pouparia tempo e acelera o processo na conclusão da compra.

Portanto, vejamos quais as consequências e vantagens na utilização da tecnologia para o dia a dia e para o consumidor em geral. Veja a seguir nos próximos tópicos.

Pagamento por aproximação – Tecnologia NFC

A tecnologia NFC não é algo inovador, ao menos não para os últimos 10 anos. Criada para a transferência de informações e dados entre equipamentos digitais – smartphones, por exemplo. O sistema foi ampliado para os cartões de crédito, cartões de débitos e outros serviços do cotidiano.

Dessa forma, nos últimos anos e com a pandemia do Covid-19, o sistema de pagamento por aproximação foi ganhando mais destaque. Assim, notamos as principais empresas do mercado financeiro – fintech, bancos tradicionais e outros, implementarem a tecnologia em seus serviços de pagamento.

Logo, para o consumidor, a inovação não era interessante pelo ceticismo e segurança da transação efetuada para pagamentos. Uma vez que tal função dispensa o uso de senha numérica nos terminais de pagamento, exigindo apenas o aproximar do cartão de crédito ou cartão de débito para concluir a transação.

Segurança, eficácia e agilidade nos pagamentos por meio do NFC

O sistema oferece uma segurança de grau razoável, como dito anteriormente; “a dispensa no uso da senha numérica”, pode trazer um certo grau de atenção para o consumidor que possuí a função ativa em seus meios de pagamentos.

Além disso, carteiras digitais e empregas de tecnologia – Google Pay, Samsung Pay, Apple Pay e outras. Apostam fortemente na configuração de pagamento por autorização, mesmo utilizando a tecnologia de pagamento por aproximação.  Ou seja, a criação de um cartão virtual com valor ou mesmo com a possiblidade de liberação ou bloqueio na hora da transação financeira.

Portanto, o consumidor poderá criar um cartão de crédito ou débito em qualquer uma das plataformas e torná-lo acessível quando for efetuar o pagamento e bloqueá-lo posteriormente sem correr o risco de efetuar pagamentos por acidente ou fraudes.

As empresas que ofertam o pagamento por aproximação

pagamento por aproximação empresas
Fonte: Google

Como dito, cerca de 300% dos consumidores utilizaram a ferramenta no ano de 2020, portanto, as empresas, por exemplo; Google, Samsung, Apple, Nubank, Banco Inter, Banco Next, Banco Neon e outras. Investiram na função com o intuito de agregar mais facilidade aos serviços.

Desse modo, e consequente ao uso do consumidor, o aumento de seus lucros. Por isso, várias delas firmaram parcerias com foi o caso do Google e do Nubank. Empresa que integraram seus serviços para criar maior comodidade aos clientes e oportunizar o acesso as outras plataformas de pagamento.

Além disso, outras empresas, por exemplo, o Magalu investiu pesadamente no suporte a pagamento por aproximação – por meio de seu Super App Magalu, e da parceria com o Itaú Unibanco. A qual rendeu o cartão Magalu Visa Platinum. Por fim, podemos perceber que a compra e pagamento de produtos não mais se dá por métodos convencionais.

O que nos leva a acreditar o consumidor atual exige mais praticidade, economia de tempo e facilidade na integração das ferramentas. Desse modo, as empresa tem cada vez se empenhado para comprovar sua capacidade de atendimento as expectativas do consumidor digital. 

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Formado em Administração Especialista em finanças, economia e investimentos. O seu objetivo é transformar a vida das pessoas por meio do conhecimento e da informação com conteúdos claros, simples e sem "economês".

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