Pagamentos por aproximação bate recorde de mais de 300%

Descubra como o brasileiro tem utilizado o cartão de crédito na modalidade NFC. Leia mais aqui.
Anúncios


pagamento por aproximação NFC
Fonte: Google

O cartão de crédito tem se tornado um amigo inseparável de muitos brasileiros. Além disso, acabou assumindo a figura de um produto importantíssimo na economia digital. Logo, a sua utilização tem sido ainda mais comum em momentos de pandemia, com isso o pagamento por aproximação tornou-se o maior aliado nas compras físicas.

Mas será que essa realidade é apenas impulsionada pelo Covid-19 ou o consumidor tem optado por tecnologias mais simplificadas e mais práticas? Bem, uma pergunta assim exige uma resposta completo. Por isso, nossos especialistas fizeram este artigo para explicar essa súbita utilização crescente da tecnologia.

Afinal, segundo dados do CNC – Confederação Nacional de Comércio, no ano de 2020 cerca de 300% dos consumidores fizeram uso da tecnologia em suas compras físicas. Ou seja, os usuários optaram pelo pagamento por aproximação para concluir suas transações e pagamentos.

Contudo, o hábito pode ser algo um tanto divergente quanto a segurança na transação e ainda pode causar um certo preconceito na população em massa – principalmente nos consumidores mais conservadores. Desse modo, apesar da liberdade e praticidade no dispensar o usa da senha numérica no terminal de pagamento – POS. O consumidor pouparia tempo e acelera o processo na conclusão da compra.

Portanto, vejamos quais as consequências e vantagens na utilização da tecnologia para o dia a dia e para o consumidor em geral. Veja a seguir nos próximos tópicos.

Pagamento por aproximação – Tecnologia NFC

A tecnologia NFC não é algo inovador, ao menos não para os últimos 10 anos. Criada para a transferência de informações e dados entre equipamentos digitais – smartphones, por exemplo. O sistema foi ampliado para os cartões de crédito, cartões de débitos e outros serviços do cotidiano.

Dessa forma, nos últimos anos e com a pandemia do Covid-19, o sistema de pagamento por aproximação foi ganhando mais destaque. Assim, notamos as principais empresas do mercado financeiro – fintech, bancos tradicionais e outros, implementarem a tecnologia em seus serviços de pagamento.

Logo, para o consumidor, a inovação não era interessante pelo ceticismo e segurança da transação efetuada para pagamentos. Uma vez que tal função dispensa o uso de senha numérica nos terminais de pagamento, exigindo apenas o aproximar do cartão de crédito ou cartão de débito para concluir a transação.

Segurança, eficácia e agilidade nos pagamentos por meio do NFC

O sistema oferece uma segurança de grau razoável, como dito anteriormente; “a dispensa no uso da senha numérica”, pode trazer um certo grau de atenção para o consumidor que possuí a função ativa em seus meios de pagamentos.

Além disso, carteiras digitais e empregas de tecnologia – Google Pay, Samsung Pay, Apple Pay e outras. Apostam fortemente na configuração de pagamento por autorização, mesmo utilizando a tecnologia de pagamento por aproximação.  Ou seja, a criação de um cartão virtual com valor ou mesmo com a possiblidade de liberação ou bloqueio na hora da transação financeira.

Portanto, o consumidor poderá criar um cartão de crédito ou débito em qualquer uma das plataformas e torná-lo acessível quando for efetuar o pagamento e bloqueá-lo posteriormente sem correr o risco de efetuar pagamentos por acidente ou fraudes.

As empresas que ofertam o pagamento por aproximação

pagamento por aproximação empresas
Fonte: Google

Como dito, cerca de 300% dos consumidores utilizaram a ferramenta no ano de 2020, portanto, as empresas, por exemplo; Google, Samsung, Apple, Nubank, Banco Inter, Banco Next, Banco Neon e outras. Investiram na função com o intuito de agregar mais facilidade aos serviços.

Desse modo, e consequente ao uso do consumidor, o aumento de seus lucros. Por isso, várias delas firmaram parcerias com foi o caso do Google e do Nubank. Empresa que integraram seus serviços para criar maior comodidade aos clientes e oportunizar o acesso as outras plataformas de pagamento.

Além disso, outras empresas, por exemplo, o Magalu investiu pesadamente no suporte a pagamento por aproximação – por meio de seu Super App Magalu, e da parceria com o Itaú Unibanco. A qual rendeu o cartão Magalu Visa Platinum. Por fim, podemos perceber que a compra e pagamento de produtos não mais se dá por métodos convencionais.

O que nos leva a acreditar o consumidor atual exige mais praticidade, economia de tempo e facilidade na integração das ferramentas. Desse modo, as empresa tem cada vez se empenhado para comprovar sua capacidade de atendimento as expectativas do consumidor digital. 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *