No Brasil são mais de 74 milhões de motorista habilitados e ativos. Por este motivo, apenas em 2021, forma mais de 11,8 milhões de multa por infrações de trânsito no país. Assim, por mais que o condutor seja cauteloso, com certeza, este já deve ter recebido uma multa sem esperar. Mas e quando este evento acontece exatamente quando você não tem dinheiro para pagar? Contudo, saiba que você pode pagar multas usando o cartão de crédito!
Além disso, é possível com receber 40% de desconto no pagamento destas multas. Ainda, caso não consiga pagar à vista, é possível efetuar o parcelamento do valor da multa no cartão de crédito. Assim, você pode optar por se organizar melhor para o pagamento ou, se pensar em se livrar, pagar à vista com desconto.
Diante disso, e cientes da necessidade no facilitamento do pagamento de multas. Alguns Estados brasileiros publicaram resoluções que visam o parcelamento de multas e outros tributos que incidem sobre veículos.
Nesse rumo, vale sempre recordar: o fato de usar o parcelamento. Ou seja, utilizando o cartão de crédito para pagar as multas, não deixa de pesar no orçamento familiar. Portanto, não deixe de planejar bem este débito.
Logo, para saber como acessar aos serviços: pagar multas usando o cartão de crédito, trouxemos este artigo completo com as possibilidades e passo a passo.
Sendo assim, acompanhe cada detalhe e avalie a possibilidade de adoção do processo de parcelamento da multa de trânsito.
Vamos lá.
Como pagar multas usando o cartão de crédito?
O Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, em 2017, visando facilitar a possibilidade de pagamentos e parcelamentos de multas de trânsito no cartão de crédito. Emitiu uma resolução (RN 697/17), autorizando o processamento no pagamento de multas via cartão de crédito na forma de parcelamento. Contudo, vale ressaltar que, o processamento não é feito como uma compra normal no cartão.
Assim, diferente da situação habitual que você vive comprando com o cartão de crédito. Aqui, podemos dizer que existe um acordo entre a operadora do cartão de crédito e o dono do veículo.
Desse modo, o valor da multa ou valores das multas de trânsito, será pago pela empresa do cartão de crédito à vista ao órgão. Posteriormente, com o parcelamento, o proprietário do carro passa a ser devedor do cartão de crédito. Não mais ao órgão de trânsito, ficando o veículo regular e livre para circular pelas rodovias.
Porém, vale ressalta que, para que o veículo não conste como devedor no SNT (Sistema Nacional de Trânsito), é necessário quitar a primeira parcela. Assim, caso não cumpra o acordo, o carro não ficará livre o débito da multa e ainda constará no SNT como devedor.
O que diz o Código de Trânsito Nacional?
O CTB não traz qualquer previsão quanto ao pagamento de multas usando o cartão de crédito. Ainda, sobre a possibilidade de parcelamento dos valores. Entretanto, com dito: com a publicação da Resolução 697/17 CONTRAN, essa possibilidade se tornou admissível. Porém, não são todas as instituições de crédito que possuem o acesso ao pagamento de multas.
Por isso, é importante verificar a relação das empresas autorizadas pelo órgão em cada Estado brasileiro. Assim, pagar multas usando o cartão de crédito pode ser facilitador e cômodo, contudo, requer atenção para não cair em golpes.
Plataformas e opções de pagamento
Atualmente, existem duas plataformas que efetuam o pagamento de débitos de trânsito via cartão de crédito: Zapay e Zignet. Estas plataformas são credenciadas e autorizadas a receberem os débitos via cartão e efetuar o parcelamento destes. Sendo assim, a Zignet é uma plataforma que disponibiliza o pagamento de multas, IPVA, DPVAT e outras taxas veiculares. Ainda, apresenta a opção de parcelamento, em até 12 vezes, para pagar multas no cartão. Assim como os outros tributos e taxas.
Nesse rumo, como segunda opção, a Zapay – semelhante a plataforma anterior, permite ao condutor consultar seus débitos e pendencias veicular. Além disso, oferece um parcelamento de 12 vezes no cartão de crédito. Para taxas, licenciamento, IPVA, multas entres outros.
Concluindo
No entanto, vale ressaltar que, os serviços indicados apresentam taxas e condições de parcelamentos para pagar multas usando o cartão de crédito. Desse modo, antes de efetuar a transação, é importante, se informar com cada plataforma. Ainda, atentar aos valores finais, bem como as taxas inclusas no parcelamento.
Por fim, o SNE permite aos donos de carros consultarem suas pendências de trânsito. Ainda, efetuar o pagamento das multas como 40% de desconto via app. Por usa vez, o sistema é monitorado e gerenciado pelo Governo Federal, por isso, é seguro e confinável.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.