Pagar multas usando o cartão de crédito é possível?

Quantas vezes, sem esperar, você já recebeu uma multa de trânsito? Mas é possível pagá-las no cartão! Continue aqui e sabia.
Anúncios


Pagar multas usando o cartão
Fonte: Google

No Brasil são mais de 74 milhões de motorista habilitados e ativos. Por este motivo, apenas em 2021, forma mais de 11,8 milhões de multa por infrações de trânsito no país. Assim, por mais que o condutor seja cauteloso, com certeza, este já deve ter recebido uma multa sem esperar. Mas e quando este evento acontece exatamente quando você não tem dinheiro para pagar? Contudo, saiba que você pode pagar multas usando o cartão de crédito!

Além disso, é possível com receber 40% de desconto no pagamento destas multas. Ainda, caso não consiga pagar à vista, é possível efetuar o parcelamento do valor da multa no cartão de crédito. Assim, você pode optar por se organizar melhor para o pagamento ou, se pensar em se livrar, pagar à vista com desconto.

Diante disso, e cientes da necessidade no facilitamento do pagamento de multas. Alguns Estados brasileiros publicaram resoluções que visam o parcelamento de multas e outros tributos que incidem sobre veículos.

Nesse rumo, vale sempre recordar: o fato de usar o parcelamento. Ou seja, utilizando o cartão de crédito para pagar as multas, não deixa de pesar no orçamento familiar. Portanto, não deixe de planejar bem este débito.

Logo, para saber como acessar aos serviços: pagar multas usando o cartão de crédito, trouxemos este artigo completo com as possibilidades e passo a passo.

Sendo assim, acompanhe cada detalhe e avalie a possibilidade de adoção do processo de parcelamento da multa de trânsito.

Vamos lá.

Como pagar multas usando o cartão de crédito?

O Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, em 2017, visando facilitar a possibilidade de pagamentos e parcelamentos de multas de trânsito no cartão de crédito. Emitiu uma resolução (RN 697/17), autorizando o processamento no pagamento de multas via cartão de crédito na forma de parcelamento. Contudo, vale ressaltar que, o processamento não é feito como uma compra normal no cartão.

Assim, diferente da situação habitual que você vive comprando com o cartão de crédito. Aqui, podemos dizer que existe um acordo entre a operadora do cartão de crédito e o dono do veículo.

Desse modo, o valor da multa ou valores das multas de trânsito, será pago pela empresa do cartão de crédito à vista ao órgão. Posteriormente, com o parcelamento, o proprietário do carro passa a ser devedor do cartão de crédito. Não mais ao órgão de trânsito, ficando o veículo regular e livre para circular pelas rodovias.

Porém, vale ressalta que, para que o veículo não conste como devedor no SNT (Sistema Nacional de Trânsito), é necessário quitar a primeira parcela. Assim, caso não cumpra o acordo, o carro não ficará livre o débito da multa e ainda constará no SNT como devedor.

O que diz o Código de Trânsito Nacional?

O CTB não traz qualquer previsão quanto ao pagamento de multas usando o cartão de crédito. Ainda, sobre a possibilidade de parcelamento dos valores. Entretanto, com dito: com a publicação da Resolução 697/17 CONTRAN, essa possibilidade se tornou admissível. Porém, não são todas as instituições de crédito que possuem o acesso ao pagamento de multas.

Por isso, é importante verificar a relação das empresas autorizadas pelo órgão em cada Estado brasileiro. Assim, pagar multas usando o cartão de crédito pode ser facilitador e cômodo, contudo, requer atenção para não cair em golpes.

Plataformas e opções de pagamento

Atualmente, existem duas plataformas que efetuam o pagamento de débitos de trânsito via cartão de crédito:  Zapay e Zignet. Estas plataformas são credenciadas e autorizadas a receberem os débitos via cartão e efetuar o parcelamento destes. Sendo assim, a Zignet é uma plataforma que disponibiliza o pagamento de multas, IPVA, DPVAT e outras taxas veiculares. Ainda, apresenta a opção de parcelamento, em até 12 vezes, para pagar multas no cartão. Assim como os outros tributos e taxas.

Nesse rumo, como segunda opção, a Zapay – semelhante a plataforma anterior, permite ao condutor consultar seus débitos e pendencias veicular. Além disso, oferece um parcelamento de 12 vezes no cartão de crédito. Para taxas, licenciamento, IPVA, multas entres outros.

Concluindo

Pagar multas usando o cartão
Fonte: Google

No entanto, vale ressaltar que, os serviços indicados apresentam taxas e condições de parcelamentos para pagar multas usando o cartão de crédito. Desse modo, antes de efetuar a transação, é importante, se informar com cada plataforma. Ainda, atentar aos valores finais, bem como as taxas inclusas no parcelamento.

Por fim, o SNE permite aos donos de carros consultarem suas pendências de trânsito. Ainda, efetuar o pagamento das multas como 40% de desconto via app. Por usa vez, o sistema é monitorado e gerenciado pelo Governo Federal, por isso, é seguro e confinável.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.