10%15%20%25%30%35%40%45%50%55%60%65%70%75%80%85%90%95%100%

Pequenos negócios em 2022: às tendências que vieram para ficar!

Os pequenos negócios cresceram nos últimos anos no Brasil, por isso trouxemos as melhores tendências. Continue aqui e saiba mais!

Pequenos negócios em 2022
Fonte: Google

No Brasil e no mundo, com a chegada da Covid-19, várias mudanças ocorrem no mercado consumidor. Entre elas; o avanço do e-commerce, a revolução na economia compartilhada e o crescimento da informalidade, este, ainda mais evidente no Brasil. Que foi impulsionado pela queda na empregabilidade forma, alavancada a criação de novas empresas e novos negócios. Diante disso, fica a indagação: quais as tendências para os pequenos negócios em 2022? Será que mercado empreendedor continuará crescendo?

Nesse rumo, apenas em 2021 o Brasil registrou um aumento de mais de 30% na abertura de novos pequenos negócios, quando comparado ao ano de 2018. Ou seja, uma soma que ultrapassa os mais de 3 milhões, segundo dados do portal do Governo Federal.

Sendo assim, fica comprovado que o brasileiro realmente tem um grande interesse em ser dono do próprio negócio. Desse modo, nossa equipe resolveu desvendar quais as projeções e tendências para pequenos negócios em 2022.

Afinal estamos sempre pensando e buscando uma nova forma de melhorar sua vida pessoal e financeira. No entanto, é importante ressaltar que, nossas análises trazem apenas informações pontuais.

Portanto, não esgotamos todo os pontos ou conteúdos, logo caso queira aplicar as dicas no seu empreendimento, ressaltamos que estudo mais sobre cada tema.

Por isso, sem mais delongas, nos próximos tópico aproveite tudo o que puder e veja se as dicas se relacionam ou não com o seu perfil empreendedor.

Vamos lá!

Pandemia, desafios e mudanças “POSITIVAS”

Apesar de todos os prejuízos, perdas e, com certeza, dores causadas pela pandemia. Ninguém pode negar que, para uma parte da população mundial, a covid-19 trouxe grandes ganhos. Que vão além das mudanças pontuais na democratização no mercado de consumo.

Nesse sentido, a unificação dos mercados – que já vinha caminhando em passos pequenos, deu um salto incrível. Assim, a internet, com um dos principais pontos, quiçá a mais importante, reorganizou a maneira e o cotidiano de muitos pelo globo.

Desse modo, todos os setores; consumo ou não, puderam aproveitar a evolução digital como algo positivo. Ainda mais por seu aceleramento desenfreado proposto pela pandemia. Nesse sentido, uma categoria de empreendimento pode – em parte, se equiparar e aproveitar a onda digital para estreitar a concorrência com grandes empresas. Por isso, listamos as principais tendências para pequenos negócios em 2022, veja:

Tendências para os pequenos negócios em 2022

Comunidades – estreitar a relação com o consumidor: com certeza, entre as tendências de mercado e principalmente para os pequenos negócios em 2022. Criar comunidades voltadas para o empreendimento é uma estratégia sem precedentes.

Uma vez que, a utilização de ferramentas – Instagram, Facebook, Twitter, WhatsApp e outras. Puderam garantir um atendimento mais personalizado e ímpar. Assim, criar uma comunidade volta para os produtos do seu pequeno negócio pode ser a solução.

Geolocalização – liberdade para negociar: assim como no exemplo anterior, utilizando as mais diversas ferramentas de comunicação. O empreender pode aumentar suas vendas e conquistou um novo público, já que, abrir as portas além da localização é algo valido e bem mais fácil hoje em dia.

Afinal, uma empresa pode anunciar seus produtos em plataformas parceiras – por exemplo: Magalu, Americanas, Mercado Livre entre outras. Ou disponibilizar a venda direta por meio de app – Instagram, Blog digitais e outros.

No entanto, será que entre as tendências para os pequenos negócios em 2022 foca apenas nas vendas? A resposta é NÃO!

Quem apenas focou nas vendas, óbvios que obteve bons resultados, mas outros pontos podem agregar mais peso a sua marca.

Por isso, Relações mais verdadeiras e ímpares – se identificar com o consumidor: vivenciar a mesma situação do outro, essa foi a realidade de muitos. Portanto, os pequenos negócios em 2022 precisam manter sua aproximação com a realidade alheia.

Ou seja, entra em dia, preços justos, qualidade e atenção, foram os principais pontos que fizeram a diferença em 2021.

Conclusão

Pequenos negócios em 2022
Fonte: Google

Alinhado aos pontos anteriores, Saúde mental – atenção para o empregado: a pandemia demonstrou que todos chegamos ao limite das emoções. Sendo assim, o aumento de doenças psicológicas foi visível, tais quais: Burnout, depressão, ansiedade e outras.

Desse modo, flexibilidade e atenção, foram e são, as palavras chaves para superar os desafios sem deixar de evoluir no empreendimento.

Por fim, compreender melhor as variações e acolhida dos associados/funcionários, são muito importantes. Afinal de contas, depois do modelo de mercado do negócio, as pessoas são o ativo mais importante para qualquer marca.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.