PicPay inova ao criar recurso de empréstimo entre amigos.

O recurso estará disponível para 500 mil usuários a princípio, contudo o Aplicativo PicPay deseja padronizar este recurso no setor de crédito. Entenda!
Anúncios


aplicativo picpay empréstimo
Fonte: PicPay

A prática de emprestar o nome para familiares e amigos é muito comum no país, principalmente em comunidades. Sendo assim valendo-se da base dos mais de 48 milhões de usuários, o Aplicativo PicPay planeja monetizar este comportamento ao fazer o lançamento do empréstimo para amigos. Usando o modelos P2P lending one a one, esta nova funcionalidade estará disponível inicialmente para 500 mil usuários.

Contudo esta funcionalidade deverá se estender para os clientes do Super App pelos próximos meses. Assim sendo este tipo de empréstimo poderá se pedir apenas para quem esteja presente na agenda de contatos dos clientes. Todavia, segundo o vice- presidente de serviços financeiros do Aplicativo PicPay boa parte dos empréstimos se fazem atualmente no país muitas vezes de maneira informal.

Portanto a ideia do Aplicativo PicPay é trazer para este mercado tão utilizado pelos brasileiros uma formalização e também mais segurança para esse mercado.

Assim sendo, quando o cliente faz uso da função, um contrato é gerado automaticamente entre as duas pessoas através do Aplicativo PicPay que se responsabiliza pelas interações. Dessa forma não será o amigo que fará a cobrança por meio de mensagem dois dias antes do pagamento.

Sendo assim essa função é do app PicPay que fará a devida cobrança de maneira estruturada e amigável, antes e depois do vencimento. Entretanto no caso do “amigo” não pagar, o Aplicativo PicPay está pronto para cobrar de maneira adequada.

Contudo o Aplicativo PicPay deixa claro que oferece apoio operacional a transação, sendo assim não arca com os riscos que este tipo de transação pode trazer.

Como o usuário deve utilizar o recurso no Aplicativo PicPay?

Esta proposta é personalizada e sendo assim para utilizar esta modalidade no crédito do Aplicativo PicPay precisa-se que o cliente se dirija a opção  “meu saldo” do App; e em seguida “adicionar” e também existe a opção “peça para um amigo”. Todavia existe outra maneira para que o usuário possa utilizar o recurso do Aplicativo PicPay basta que o usuário selecione ‘empréstimos” e escolha o recurso “empréstimos entre amigos”.

Contudo, segundo o Aplicativo PicPay, durante a pandemia muitas pessoas perderam os seus empregos. Sendo assim a quantidade de empréstimos no país teve um aumento de 11,5% segundo especialistas do setor. Todavia com este novo recurso o Aplicativo PicPay oferece para os seus usuários mais uma alternativa de empréstimo e trazendo solução para os famosos calotes existentes neste tipo de transação.

Portanto, nesta nova modalidade desenvolvida pelo Aplicativo PicPay, existirá um espaço para o cliente esclarecer o motivo do empréstimo. O prazo para o pagamento, o valor e também os juros que terão cobranças durante o pagamento do mesmo. Assim sendo caberá aos parentes e amigos a decisão de aceitar ou não as recomendações recebida;, entretanto antes da aprovação do empréstimo o usuário pode negociar algumas condições como por exemplo os juros que terão suas cobranças.

Projeções do Aplicativo PicPay para o empréstimo entre amigos.

Contudo esta é apenas a primeira fase do recurso, sendo assim durante os próximos meses o Aplicativo PicPay deverá ofertar também o recurso de empréstimo coletivo. Todavia este recurso se voltará para unir os investidores aqueles que desejem fazer empréstimos; e os tomadores desses valores a serem emprestados com o pagamento de juros. Assim sendo a modalidade P2P Lending acabou de chegar ao país.

Embora o P2P Lending tenha dado origem a empresas de grande porte nos Estados Unidos, permanece em crescimento no Brasil. Contudo esta modalidade já foi regulamentada pelo Banco Central desde 2018, porém já existem alguns usuários do Aplicativo PicPay que estão habituados a lidar com o P2P no App. Desse modo, o recurso possui feature social que possibilita ver interações entre amigos, dessa forma incentivando o produto.

Portanto esta padronização presume que um investidor possa emprestar para pessoa física um valor de no máximo R$15 mil. Assim segundo o vice-presidente Eduardo Chedid trata-se de uma divisão segura podendo evoluir com o tempo, conforme a aceitação dos usuários. Portanto com esta base será possível criar uma carteira de investimentos neste recurso como por exemplo; se o usuário possui mil reais, ele pode emprestar para 10 pessoas diversificando assim o risco.

Empréstimos informais ganham mais seriedade

Picpay empréstimo
Fonte: PicPay

Portanto o Aplicativo Picpay atuando como intermediário desse tipo de transação informando ao devedor que a data para o pagamento este próxima dará uma seriedade maior para a transação em questão. Inclusive ajudando e evitando que o empréstimo não tenha seu pagamento através de uma assistência jurídica personalizada do Aplicativo PicPay. Assim sendo as taxas que serão cobradas neste novo recurso inicialmente serão de 0,10%.

Ainda segundo o vice-presidente, por conta de serem valores habitualmente baixos e existir uma relação de confiança entre as pessoas que farão a transação este recurso tem muitas chances de dar certo. Pois o Aplicativo PicPay deseja ocupar o espaço de instituições financeiras que não fazem este tipo de transação que envolve cerca de 48 milhões de pessoas segundo pesquisas feitas pela companhia.

Contudo o Aplicativo PicPay está entre os Apps mais utilizados pelos brasileiros desde que a revolução iniciada pelos bancos digitais começou no país. Assim sendo o Aplicativo PicPay segue com o objetivo de trazer mais praticidade para os seus usuários. Dessa forma, com uma carteira digital que possui uma grande quantidade de clientes no país segue inovando e trazendo cada vez mais facilidade, praticidade e comodidade que tem atraído vários clientes e se tornou o maior em pagamentos do país.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *