Antes de mais nada, desde o surgimento das startups as coisas estão mudando. Mas, a chegada do Open Banking e PIX poderão acalorar ainda mais esse cenário.
Assim, as novas ferramentas podem representar a revolução do sistema bancário brasileiro. Dessa forma, como consequência, colocar mais lenha nessa fogueira que começou a queimar alguns anos atrás.
O aquecimento do mercado financeiro, sobretudo, o mercado de crédito, é algo positivo para o cliente. Além das instituições financeiras tradicionais – banco, financeiras e cooperativas de crédito físicas, você poderá ampliar sua oferta de escolha para o mundo digital; ou seja, uma fintech.
Assim, toda essa disponibilidade e ainda vasta opção de mercado poderá contribuir para a democratização de operações financeiras. E bem como, serviços financeiros, com redução ou até isenção de taxas, como acontece hoje em dia em alguns casos.
Por fim, para te deixar por dentro do assunto e te entregar as vantagens do open banking e o PIX nosso blog dedicou esse artigo repleto de informação que irão te beneficiar ainda em 2020; por isso, não tire seus olhos dele.
Vamos lá!
Sobre o PIX
Uma ferramenta criada pelo BC apresenta ao mercado financeiro brasileiro mais eficiência. Além disso, desburocratização dos serviços financeiras e das operações bancárias. Bem como, formadas pelas instituições bancárias, financeiras e cooperativas de crédito físicas e até as digitais.
Além disso, o PIX permite a integralização do sistema e operações financeiras dos clientes e de todas as instituições financeiras regulamentadas pelo BC em um sistema único e orgânico. Desse modo, trazendo acessibilidade e agilidade para os usuários.
Assim, o sistema entregará uma eficiência dinâmica e 100% online quanto as formas de pagamentos, transferências e outros serviços financeiros. Assim, reduzindo seu tempo de espera e tornando constante o funcionamento que será de 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Sobre o Open Banking
O sistema agrega as operações financeira uma maior liberdade de dados. Em outras palavras, podemos dizer que o sistema será, banco aberto. Desse modo, os dados que antes eram tomados como direito do banco a qual a pessoa era ligado, deixará de ter esse caráter.
Imagine o seguinte: Um cliente possui conta corrente em determinado banco a mais de 20 anos. Isso por sua capacidade financeira e conduta adimplente diante do banco ele conquistou uma linha de crédito de mais de 20 mil reais. Mas, essa linha apenas pode se utilizar nesse banco em particular.
Com a execução do Open Banking se esse cliente decidir mudar de banco, automaticamente; poderá levar seu histórico de relação financeira e adquirir e outro banco valor menor, igual ou superior a essa linha de crédito. Além disso, poderá gozar de outras vantagens.
Quais as vantagens do Open Banking e PIX?
A principal vantagens será o fluxo das operações financeiras que ocorreram com mais rapidez e frequência; hoje, um TED só poderá ser efetuado em dias uteis e durante o horário comercial.
Inclusive os pagamentos de contas e boletos, com o PIX isso mudará não existirá horário ou dia para efetuar as transações ou pagamentos.
O segundo ponto é a concorrência e oferta de serviços e instituições financeiras, ainda mais as digitais; fintechs. Segundo especialistas a quantidade de bancos digitais deve crescer cerca de 150% até 2021.
Isso porque o cliente será dono do seu histórico financeiro e poderá portá-lo para qualquer banco.
Assim, com o aumento da concorrência, consequentemente, as empresas terão que oferta mais benefícios que aqueles apresentados antes da implementação do Open Banking. Já que o sistema integralizado unificará as informações sobre as operações financeiras do consumidor.
Por fim, o cliente poderá aproveitar a oferta na multiplicação das fintechs e obter mais crédito, menos taxas ou isenção delas. E também, mais opções de discutir sobre sua permanência em uma instituição financeira de igual para igual. Assim, dando valor ao aporte e capital, sem qualquer restrição de portabilidade.
Quando acontecerá essa revolução digital do PIX e Open Banking?
Segundo o BC o PIX deverá funcionar a partir de 2020, ainda em novembro, no dia 16. Porém, vários bancos já se anteciparam e estão efetuando um pré-cadastro para acessar as chaves de acesso PIX. Como já acontece com:
- Nubank
- Banco Inter
- Itaú Unibanco.
Mas, outras instituições financeiras, como é o caso do Banco Santander, optaram por criar uma plataforma semelhante ao PIX. Ela é chamada de SX, que irá integrar o sistema de internet banking da instituição ao PIX.
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Por fim, acesse a várias informações sobre o PIX e o Open Banking aqui em nosso blog, ele esta repleto de informações sobre os sistemas.