10%15%20%25%30%35%40%45%50%55%60%65%70%75%80%85%90%95%100%

Fez um PIX errado? Veja como cancelar aqui! 

Todo mundo está propício a erros, não é mesmo? Nesse caso, veja o que fazer para cancelar um PIX errado. Continue aqui e saiba mais!

pix-errado-como-resolver
Fonte: Google

Precisando pagar a alguém? Faz um PIX! Nos últimos meses, quem nunca falou ou ouviu essa frase, não é mesmo? O PIX, é um meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central para facilitar as transações de forma digital. Dessa forma, você pode transferir dinheiro de uma conta para outra em até 10 segundos, em qualquer dia e horário.

Contudo, além de transferir e receber, você também pode realizar pagamentos de contas com o PIX, como conta luz, de celular e até mesmo imposto. Porém, quando você faz uma transferência errada, será que tem como cancelar um PIX?  Com pouco mais de um ano, o PIX já possui cerca de 128 milhões de usuários cadastrados e mais de 454 milhões de chaves ativas, só em março deste ano movimentou cerca de R$ 784 milhões em pagamentos instantâneos.

Com tanta facilidade o PIX acabou caindo no gosto dos brasileiros, porém, existem pessoas que ainda tem medo de utilizar essa ferramenta, é que o PIX passou a chamar a atenção dos criminosos, que utilizam dessa ferramenta para aplicar golpes em vítimas. Além do mais, várias pessoas já erraram a chave PIX na hora de realizar um pagamento, e por falta de informação, acabaram perdendo o valor transferido.

Contudo, é importante conhecer bem o funcionamento dessa ferramenta. E aí, você sabe como cancelar um PIX? Quer saber como não ficar no prejuízo? Então, me acompanhe neste artigo e esclareça todas as suas dúvidas sobre pagamento instantâneo. Vamos lá!  

Fiz um pagamento errado! E agora, tem como cancelar o PIX? 

pix-errado-como-resolver
Fonte: Google

Fazer um pagamento instantâneo é tão rápido que, quando você percebe, o dinheiro já saiu de sua conta bancária. Logo, é justamente nesse momento que surgem algumas perguntas como: “e se eu transferir o pagamento para a pessoa errada? Como posso cancelar um PIX?” A resposta curta é: depende! Sendo assim, em novembro do ano passado foi lançado um Mecanismo Especial de Devolução do PIX, essa medida serve para tornar ainda mais seguro o sistema. 

Então, desde o seu lançamento que já existe uma função no PIX onde a pessoa que recebeu possa devolver o valor da transação, seja ele total ou parcial. Porém, essa função só era permitido ser realizada pela própria pessoa que recebeu o pagamento. Desse modo, em caso de fraudes ou pagamento errado, para ter a resolução do problema era necessário que as duas instituições trabalhassem paralelo para analisar os pedidos, coisa que dificultava a solução do problema.  

Portanto, com o Mecanismo Especial de Devolução do PIX, a própria instituição em que a pessoa recebeu o dinheiro fica responsável para fazer o cancelamento do PIX em caso de fraudes ou pagamento errado. Contudo, essa solicitação poderá ser realizada através da instituição onde a pessoa realizou a transação. Por fim, de acordo com o BC, a instituição de onde partiu o dinheiro tem até 90 dias para solicitar a devolução do valor. 

Conclusão

Como vimos existem casos específicos para solicitar o cancelamento de um PIX, portanto, é sempre bom ficar logado. Contudo, como o PIX é uma transação que acontece em tempo real, isso significa que o dinheiro sai de sua conta para outras em poucos segundos. Por isso, não conclua uma transação sem antes conferir os dados para quem você está realizando o pagamento, essa ainda é a forma mais segura para evitar esse tipo de situação.  

E caso aconteça de você enviar um PIX errado, outra alternativa é tentar entrar em contato com a pessoa que recebeu e negociar da melhor forma a devolução do valor recebido indevidamente. Contudo, já existe uma função que permite o usuário a devolver um pagamento de pix errado, tudo muito simples e fácil, com apenas alguns cliques no app da instituição financeira e pronto, problema resolvido. 

Você entendeu que para evitar esse tipo de situação a melhor coisa é conferir os dados do recebedor antes de enviar o dinheiro. E aí, gostou do nosso conteúdo? Repasse essa informação importante para seus familiares e amigos, compartilhando a página em suas redes sociais.