Para uma vida mais tranquila, tenha planejamento financeiro.

Considerado por muitos perca de tempo, planejamento financeiro é possibilidade de uma vida melhor.
Anúncios


Fonte: Google

Dinheiro de fato é para se gastar e de certa forma contribuiu para que as pessoas aproveitem a vida. Mas o uso sem controle pode trazer sérios problemas. Para impedir que fatos como a frustração do gasto em excesso do final do mês, existe uma solução. Ter um bom planejamento financeiro e controle dos gastos e também da receita.

Sabemos que endividamento e descontrole é uma realidade do povo brasileiro. E isso acontece por diversos motivos.Afinal, tudo nessa vida devemos ter um planejamento para que as coisas não saiam do controle no futuro. Neste artigo iremos dar dicas que podem auxiliar na organização das finanças.

Saiba o que é planejamento financeiro:

Primeiramente, devemos entender o que é o planejamento financeiro, para depois colocá-lo em prática definitivamente.

Planejamento financeiro é a maneira que uma pessoa ou empresa se organiza e administra as finanças. Ou seja, estabelecer quais são as metas e prioridades.Sem planejamento é impossível alcançar muitos sonhos. Na realização de qualquer projeto, é necessário dinheiro, seja para estudar, adquirir um bem ou viajar.

Ter organização, mostra quais são os gastos excessivos, os hábitos e costumes que estão atrapalhando e impedindo uma vida mais tranquila. Planejamento financeiro é a garantia de um futuro mais tranquilo. Planejar melhor o que fazer com os ganhos, auxilia as pessoas a gastarem menos, viver bem, e ainda investir para realização de sonhos.

5 dicas de como ter um ótimo planejamento financeiro

Conselhos são experiências vividas! Portanto, é válido se espelhar e ouvir opiniões de pessoas que têm vida financeira bem sucedida, ou pelo menos organizada. 

Na ponta da caneta

Faça uma planilha, tenha controle através de aplicativos de celular ou anote em um “caderninho”. É extremamente importante conhecer as despesas e também receitas. Considere todas as receitas, caso possua outros ganhos além do salário, como por exemplo, alugueis e renda extra.

E saiba quais são todos os gastos, todos os custos, fixos como, alimentação, contas de água, luz e internet. Além de aluguel ou prestação do imóvel, parcelas de veículos e outros. Assim como as despesas que não são previstas. Busque por um modelo de orçamento pessoal, para se organizar melhor, dessa forma é possível definir percentuais para cada gasto.

Entretanto, coloque tudo corretamente e organizado. E faça isso mensalmente ou se puder diariamente. Então, um bom planejamento não é aquele onde no final do mês o que recebeu foi o suficiente para pagar as contas. Além disso, as pessoas precisam fazer reservas de emergência e pensar no futuro mais a longo prazo.

Se possível, pague com dinheiro

Pagar as contas com o dinheiro em espécie, é uma prática que ajuda saber se os gastos estão sendo mais do que necessários. Por isso pagamento com cartão de crédito atrapalha tanto, muitas pessoas se perdem e principalmente se haver parcelamentos.

Planejamento Financeiro: Controle-se

Evite compras por impulso, resista as tentações do comercio, portanto, passe longe das promoções.

Pense melhor antes de realizar determinada compra. Aguarde alguns dias para saber se realmente necessário, caso contrário compre depois. Além disso quando for as compras tenha a lista para não gastar mais do que planejou.

Pense no futuro

Planejar as despesas é a melhor forma de alcançar metas. Liste todas as coisas que gostaria de realizar nos próximos seis meses. despesas é a melhor forma de alcançar metas. Liste todas as coisas que gostaria de realizar nos próximos seis meses. Pesquise o valor necessário de acordo com o tempo que falta, faça cálculos do quanto irá precisar guardar todo mês até alcançar o valor desejado.

Tenha um bom score

Por fim, cadastre para saber qual é o seu score de crédito, basta entrar no site do Serasa Score. Em seguida, incluir os dados e saberá qual a pontuação e também como melhorá-la. Com uma organização na vida financeira, mais fácil ficará aprovação de crédito em um momento que seja realmente necessário.

6 Aplicativos para se organizar financeiramente

Fonte: Google

Em tempos modernos onde quase tudo é resolvido de forma digital, existem vários aplicativos que auxilia no planejamento financeiro, confira:

Organizze: Este app, emite alertas sobre as contas a pagar e possibilita o controle do cartão de crédito.

Wallet: Wallet é um app de finanças bem popular com mais de 5 milhões de usuários. Nele é possível fazer lançamento dos rendimentos e gastos, também pode analisar gráficos das transações feitas.

Orçamento fácil: Caso valorize a customização das apresentações de dados o app Orçamento Fácil é uma boa opção. Ao adicionar contas encontrará gráficos para as suas finanças.

Fortuno: Com ele, é possível registrar o balanço mensal das despesas e receitas. Bem como, incluindo o cadastramento de compras parceladas e facilitando o controle dos gastos futuros.

Mobills: Antes de tudo, Mobills oferece alertas por e-mails e notificações que ajudam a lembrar dos prazos de vencimentos. Além de diversas categorias e uma delas é poder definir metas e objetivos para planejar uma economia desejada.

Spendee: Enão, esse app traz um compartilhamento de dados com pessoas próximas, conecta contas bancarias e os cartões de crédito. Também apresenta interface customizada, onde permite aos usuários adicionarem fotos aos gastos.

Para finalizar, planejamento financeiro auxiliar as pessoas e empresas na realização das metas, sejam de curto ou longo prazo. Um bom planejamento servirá como base nas tomadas de decisões, evitando assim, atitudes impensadas que pode levar a sérios problemas no futuro.

Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *