Planejamento financeiro, programe suas compras parceladas

Como você planeja suas compras parceladas? Este fator é fundamental para manter seu bem-estar financeiro. Continue aqui e saiba mais!
Anúncios


Planejamento financeiro
Fonte: Google

Esse tema é motivo de debate entre muitos, e você mesmo já deve ter se perguntado em algum momento, “compro à vista ou parcelado?”. Para responder essa pergunta, é necessário fazer um planejamento financeiro e saber quanto você já está devendo, e quanto pode gastar. Planejar suas compras parceladas são essenciais para manter o bem-estar de sua saúde financeira e não ficar com o nome sujo na praça.

Só para você ter uma ideia o quanto é importante se educar financeiramente, um levantamento feito pelo Serasa (Centralização de Serviços dos Bancos), constatou que mais de 62 milhões de brasileiros estão com o nome sujo e endividados. Tenho certeza de que você não quer estar entre essas pessoas, não é? A pesquisa também identificou, que cada brasileiro inadimplente deve em média R$ 3.937,98. E que as principais dívidas, estão ligadas a cartões de crédito e bancos, alcançando assim 29% dos casos de inadimplência do país.

Esse número alarmante de inadimplência, é consequência da pandemia da Covid-19, e a crise Nacional que estamos enfrentando. Muitas pessoas ficaram desempregadas, e não conseguiram honrar com seus compromissos. Contudo, um planejamento financeiro poderia amenizar essa situação ou até mesmo evitado esse número alarmante. Portanto, é preciso ter cautela na hora de fazer uma dívida parcelada, e analisar bem a situação assim como a necessidade. 

Visando sempre auxiliar você leitor, com informações e notícias, para esclarecer suas dúvidas, trazendo dicas para melhorar sua vida financeira, que nossa equipe de especialistas preparou um super conteúdo. Sendo assim, não perca o foco da tela e leia o conteúdo até o fim.

Analisando a situação antes de fazer compras parceladas. 

Antes de tudo, é preciso entender o que realmente é necessário comprar, para não se encher de dívidas desnecessárias. Sendo assim, montar uma estratégia e criar uma rotina com o planejamento financeiro. É preciso planejar antes de realizar uma compra, não é? Verificar o orçamento do mês é essencial antes de sair comprando tudo que ver pela frente, ter calma e “bom senso”, previne e evita ficar endividado por aí.

Você adora uma oferta, não é? Muitas dívidas são feitas por ofertas, às vezes nem precisávamos daquele produto, e compramos por puro consumismo e impulso. É necessário ter o controle e não agir no impulso, antes de assumir uma dívida parcelada é preciso questionar se realmente há necessidade em ter aquele produto.

Muitas pessoas assumem compromisso com dívidas, por não analisar a necessidade e o motivo daquela compra, tomando decisões no impulso. Esse é o primeiro passo para o endividamento, em seguida com pagamentos de juros altíssimos e o efeito “bola de neve”. Para que isso não aconteça, estabeleça suas prioridades, assim como necessidades, na hora de assumir uma compra parcelada.

Planejamento financeiro, até quanto você pode gastar?

Depois de estabelecer uma prioridade para fazer a dívida parcelada, agora é necessário saber quanto você pode pagar, se aquela parcela vai caber em seu orçamento. Nesse sentido, o melhor é fazer um planejamento financeiro, comece a anotar todas as suas despesas, monte uma planilha de gastos, com entrada e saída. Não esqueça de absolutamente nada, até mesmo as despesas mais comuns, como: passagem de ônibus, lanches e outros. 

Depois que realizar todo o levantamento de suas despesas, você terá melhor entendimento sobre suas finanças. Deste modo, poderá tomar melhores decisões sobre o que pode e não pode comprar parcelado. Evitando assim, que as coisas saiam do controle e você se torne mais um inadimplente.

Esse levantamento é muito importante, para que possamos fazer uma projeção do futuro. Verifique sua estabilidade no emprego, no caso de ser sua única fonte de renda. Tenha atenção sobre cada detalhe, isso pode influenciar na sua saúde financeira, dessa forma, você terá uma visão mais clara e segura, a respeito do valor da dívida parcelada.

Conclusão

Planejamento financeiro
Fonte: Google

Depois de todas essas informações, afinal, compro à vista ou parcelado? Essa resposta vai de pessoa para pessoa. Cada caso é preciso ser analisado como dito aí em cima, se você fizer todo levantamento de suas despesas, e aquisição do bem for de valor compatível com suas finanças, é claro que a melhor opção é comprar à vista.

Dessa forma, pagando suas dívidas à vista, você tem mais vantagens, por um motivo simples, além de garantir um desconto na compra, não acumula dívidas futuras. Contudo, mantem suas dívidas organizadas e não compromete o bem-estar de sua saúde financeira.

Por fim, colocando todas essas dicas em prática, suas finanças sempre vão está organizadas. Espero ter colaborado para o seu sucesso financeiro.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.